Espaço Geográfico


O espaço geográfico pode ser definido por todas as diferentes paisagens que existem.

É determinado por sua formação, o motivo da sua aparência, a intervenção da sociedade, o modo de vida das pessoas, dentre outros.

Uma vez que compreende a investigação do espaço é, assim, tema de estudo da geografia.

Conceito de Espaço Geográfico

O mar, as florestas, os morros, as praias, os rios, as serras não são apenas paisagens. Mais do que isso, todas elas carregam uma dinâmica social, visto que resultam da intervenção da sociedade ao encontro das suas necessidades.

Assim, o mar tem várias funções: a pesca, o turismo, o comércio, a extração de petróleo - apropriações feitas pelo homem que resultam na transformação da sua aparência.

A essa paisagem se acrescenta os meios de transporte marítimos, bem como as plataformas petrolíferas e, consequentemente, a poluição.

O mesmo ocorre com as florestas que são devastadas em decorrência das construções ou extração da madeira. Assim, o que antes era um espaço natural é invadido por grandes máquinas, tal como os morros foram se transformando em locais de moradias e grandes favelas.

Saiba mais sobre as paisagens com a leitura dos artigos:

Espaço Geográfico Brasileiro

No início da colonização do Brasil, a população vivia especialmente no litoral. Esse local era estratégico para o cultivo da cana de açúcar que tinha como finalidade a exportação.

Somente mais tarde o interior do nosso país foi se transformado, o que ocorreu com a descoberta dos recursos minerais.

Assim, apareciam as primeiras cidades e vilas no interior brasileiro, o que, aos poucos, ia transformando todo o espaço geográfico.

Espaço Geográfico Mundial

Ao longo do tempo, os continentes do mundo foram sofrendo grandes modificações. Os espaços geográficos foram se transformando paulatinamente, inclusive a nível de fronteiras.

Inicialmente as sociedades viviam isoladas, mas a expansão marítima e comercial propiciou a relação entre as sociedades. Além disso, a globalização e as sociedades independentes deram lugar às sociedades mundializadas.

Um exemplo marcante dessa transformação é constatada através do percurso feito pelo poderoso Império Romano. Como centro econômico, ele dominou grande parte da Europa e da África, mas aos poucos entrou em decadência e acabou por desaparecer.

Milton Santos

O geógrafo e pensador brasileiro Milton Santos (1926-2001) se ocupou, ao longo da sua vida, especialmente com a investigação desse tema.

Escreveu uma série de livros, dentre o qual A Natureza do Espaço, em que trata do conceito do espaço geográfico.