Paisagem Modificada: definição e exemplos

Vinícius Marques
Vinícius Marques
Professor de Geografia

A paisagem modificada, humanizada ou artificial é aquela em que ocorreu a interferência humana.

Também chamada de ambiente modificado, ela é perceptível uma vez que se distingue da paisagem (ou ambiente) natural, onde as ações humanas são irrisórias ou inexistentes.

Quando olhamos uma cidade, podemos ver a quantidade de elementos humanos presentes neste local. Por mais que existam árvores ou rios, as cidades contam com casas, prédios, estradas, postes de iluminação, carros e outros diversos elementos de origem humana.

Paisagem Modificada

Exemplo de Paisagem Modificada

Mesmo que existam alguns elementos naturais, o que predomina neste local são os elementos criados pelo ser humano, portanto, denominamos a paisagem acima como paisagem artificial.

Por um lado, a paisagem artificial oferece infraestrutura e o conforto necessário às populações. Por outro, se realizada de maneira desordenada, ela pode apresentar diversos problemas sociais e ambientais.

Além das cidades, outros exemplos de paisagens modificadas podem ser locais menores, como shoppings, condomínios, estádios de futebol e aeroportos.

Uma curiosidade é que plantações e parques, mesmo que possuam uma grande área verde, são consideradas paisagens modificadas, pois seguem uma forma de organização humana.

Quer saber mais sobre o tema? Amplie seus conhecimentos com a leitura dos artigos:

Referências Bibliográficas

LUCCI, Elian Alabi; BRANCO, Anselmo Lazaro ; MENDONÇA, Cláudio. Conecte: Território e sociedade no mundo globalizado. São Paulo: Saraiva, 2014.

Vinícius Marques
Vinícius Marques
Formado pela UNESP - Rio Claro (2016), é professor de Geografia e Ciências Humanas. Atua na educação básica (Ensino Fundamental II e Médio) e cursos pré-vestibular desde 2012, tendo experiência em projetos sociais, escolas públicas e privadas.