Zona Rural e Zona Urbana


A zona urbana e a zona rural são conceitos utilizados na geografia para diferenciar dois tipos de espaços geográficos.

De tal modo, a zona rural também chamada de campo é aquela que não faz parte dos meios urbanos sendo utilizada para o desenvolvimento de atividades de agricultura, pecuária, extrativismo, silvicultura, conservação ambiental, turismo rural (ecoturismo), dentre outras.

As pessoas que vivem no campo formam a comunidade rural.

Zona Rural e Zona UrbanaZona Rural

Já as zonas urbanas são áreas municipais que passaram pelo processo de urbanização fomentado sobretudo, pela industrialização.

Além disso, a densidade demográfica das áreas urbanas é superior à das zonas rurais. As pessoas que vivem nas cidades constituem a comunidade urbana.

Essas possuem diversas infraestruturas que muitas vezes, não são encontradas no campo: ruas e avenidas asfaltadas, habitações, indústrias, hospitais, escolas, comércios, abastecimento de água, sistemas de esgoto, iluminação pública, dentre outros.

Zona Rural e Zona UrbanaZona Urbana

Um fator importante a ser ressaltado é que uma depende da outra, ou seja, as zonas urbanas adquirem produtos da zona rural. Por sua vez, a zona rural adquire produtos e serviços oferecidos pelas zonas urbanas.

Lembre-se que o fenômeno do êxodo rural é quando as pessoas que vivem nas áreas rurais vão para os centros urbanos em busca de melhores condições de vida: ofertas de trabalho, habitação, sistema de saúde, escolas, etc.

Na maior parte, esse fenômeno social gera muitos problemas nos centros urbanos, como aumento da população, crescimento desordenado das cidades, favelização, violência, dentre outros.

Zona Rural e Zona Urbana: Diferenças

Para compreender melhor essa diferença analise o quadro abaixo:

Zona Rural

Zona Urbana

Chamado de meio ruralChamado de meio urbano
Principais atividades desenvolvidas: agricultura e pecuária
Maior infraestrutura

Paisagem natural

Paisagem humanizada
Habitações: sítios, chácaras e fazendasHabitações: casas e prédios
Localizada fora dos centros urbanosMaior oferta de emprego
Área não urbanizadaIntenso processo de urbanização
Baixa densidade demográfica

Densidade demográfica elevada

Povoamento dispersoPovoamento concentrado
Setor Primário da Economia (extrativismo, agricultura e pecuária)Setor da Economia: secundário (indústria e produção de energia) e terciário (comércio e serviços)

Saiba mais sobre esse tema: