Zona Rural e Zona Urbana

Vinícius Marques
Vinícius Marques
Professor de Geografia

A zona urbana e a zona rural são conceitos utilizados na geografia para diferenciar dois tipos de espaços geográficos.

De tal modo, a zona rural, também chamada de campo, é aquela que não faz parte dos meios urbanos. É utilizada para o desenvolvimento de atividades de agricultura, pecuária, extrativismo, silvicultura, conservação ambiental, turismo rural (ecoturismo), dentre outras.

As pessoas que vivem no campo formam a comunidade rural.

Já as zonas urbanas são áreas que passaram pelo processo de urbanização impulsionado, sobretudo, pela industrialização. Possuem uma economia mais forte e mais atividades ligadas aos setores de comércio e de serviços.

Além disso, a densidade demográfica das áreas urbanas é superior à das zonas rurais. As pessoas que vivem nas cidades constituem a comunidade urbana.

Zona Rural

A zona rural é composta por florestas, pastagens e outras formas de uso da terra. As pessoas que habitam essas áreas geralmente vivem em pequenos grupos, com uma economia baseada na agricultura, pecuária, mineração, pesca e outras atividades relacionadas à terra.

A forma de ocupação da terra pode ter maior ou menor impacto ambiental, dependendo da atividade realizada nessas áreas, principalmente se forem grandes empresas ou latifundiários.

Em algumas regiões, atividades como mineração, criação de animais ou agricultura em grande escala podem prejudicar o meio ambiente, causando desmatamento, poluição de rios e do solo. Isso pode afetar a qualidade de vida dos moradores dessas áreas e esgotar recursos naturais.

No entanto, outras áreas rurais são ocupadas por pequenas comunidades de camponeses. Ao contrário dos grandes fazendeiros, as técnicas agrícolas do camponês costumam ser menos agressivas, sendo menos prejudiciais ao meio ambiente. Por outro lado, a produtividade, seja agrícola ou pecuária, também é menor.

Zona Rural e Zona UrbanaZona Rural

Zona Urbana

Já as zonas urbanas são áreas urbanizadas, com maior oferta de comércios, serviços e postos de trabalho.

A densidade demográfica das áreas urbanas é superior à das zonas rurais. As atividades econômicas são mais complexas, porém, são mais nocivas ao meio ambiente.

Essas áreas possuem infraestruturas que, muitas vezes, não são encontradas no campo: ruas asfaltadas, indústrias, hospitais, escolas, comércios, sistemas de esgoto, iluminação pública, dentre outros.

Zona Rural e Zona UrbanaZona Urbana

Um fator importante a ser ressaltado é que uma depende da outra, ou seja, as zonas urbanas adquirem produtos da zona rural. Por sua vez, a zona rural adquire produtos e serviços oferecidos pelas zonas urbanas.

Podemos, inclusive, enxergar essa relação no êxodo rural, que é quando as pessoas que vivem nas áreas rurais vão para as cidades buscando melhores condições de vida: trabalho, habitação, sistema de saúde, escolas, etc.

Não raramente esse fenômeno gera muitos problemas sociais nos centros urbanos, como aumento da população, crescimento desordenado das cidades, favelização, violência, dentre outros.

Zona Rural e Zona Urbana: Diferenças

Para compreender melhor essa diferença analise o quadro abaixo:

Zona Rural

Zona Urbana

Chamado de meio ou espaço rural Chamado de meio ou espaço urbano
Poucas escolas, hospitais e postos de trabalho.
Maior infraestrutura e oportunidades.

Paisagem natural

Paisagem humanizada
Habitações: sítios, chácaras e fazendas Habitações: casas e prédios
Área não urbanizada Intenso processo de urbanização
Baixa densidade demográfica

Densidade demográfica elevada

Povoamento disperso Povoamento concentrado
Setor primário da economia (extrativismo, agricultura e pecuária) Setor da economia: secundário (indústria e produção de energia) e terciário (comércio e serviços)

Assista este vídeo sobre a urbanização:

O que é URBANIZAÇÃO? Ver no YouTube

Saiba mais sobre esse tema:

Vinícius Marques
Vinícius Marques
Formado pela UNESP - Rio Claro (2016), é professor de Geografia e Ciências Humanas. Atua na educação básica (Ensino Fundamental II e Médio) e cursos pré-vestibular desde 2012, tendo experiência em projetos sociais, escolas públicas e privadas.