O que são Dunas?


As Dunas são ecossistemas constituídos por grãos de areia muito finas que se desenvolvem principalmente pela ação dos ventos, formando montes ou montanhas de diversas formas e tamanhos.

Elas são extensas barreiras naturais dinâmicas que impedem o avanço do mar e ainda, a entrada de água salgada nos lençóis freáticos. Além disso, as dunas protegem as áreas adjacentes contra o processo de erosão.

Encontramos as dunas nos desertos e próxima das áreas litorâneas, no entanto, podem ser formadas pelos processos de erosão das rochas dentro dos continentes e geralmente próximo do leito dos rios.

Como se Formam as Dunas?

As Dunas são formadas através de um processo complexo decorrente da ação dos ventos (dunas eólicas) e do mar. Geralmente surgem em locais com baixa pluviosidade (chuvas) e sua expansão ocorre de maneira lenta e gradativa. Os principais elementos das areias das dunas é a sílica, magnetita e o quartzo. Por esse motivo, é possível encontrar as dunas de cores variadas.

Esse acúmulo excessivo de areia surge com os fortes e constantes ventos em uma determinada direção e também pela ação das marés altas as quais trazem muita areia e não conseguem levar tudo de volta. Para que elas ocorram é necessário um local de baixa vegetação com presença de alguma barreira, e que aos poucos, vão constituindo montes de areia.

Dependendo da variação dos ventos, a paisagem pode se alterar ao longo do tempo. Por isso, concluímos que as dunas são ecossistemas que estão em constante transformação, podendo alterar sua forma, se deslocarem, diminuírem ou aumentarem. Após esse processo de formação, elas formam picos (ou uma imensa crista), donde é notória a direção dos ventos que a formou.

Fauna e Flora

Devido às condições ambientais que apresenta, as Dunas abrigam uma fauna e flora restrita dentro de um ambiente que possui baixa umidade e salinidade. Nos locais de desenvolvimento das dunas é possível encontrar insetos e roedores.

Quanto à vegetação, as gramíneas, plantas rasteiras e de baixo porte são as mais encontradas. Note que a vegetação escassa presente, se retirada, pode alterar o espaço, levando ao processo de erosão e consequentemente, ao desequilíbrio ambiental.

Dunas do Brasil

O que são Dunas?Lençóis Maranhenses

No Brasil há diversas dunas costeiras (em maior parte do litoral) e segundo a legislação são denominadas áreas de preservação ambiental.

Assim, em diversos locais do país é possível encontrar essas magníficas paisagens naturais, por exemplo: Lençóis Maranhenses, Jericoacoara, Natal, Areia Branca, Itaúnas, Genipabu, Jalapão, Florianópolis, Garopaba, Cano Frio, dentre outros.

Dunas do Mundo

Muitas dunas fazem parte da paisagem de outros países. A duna mais alta do mundo é o Cerro Branco (Cerro Blanco, em espanhol) que está localizada no Vale de Nazca, no Peru. Ela possui uma altura de 2.078 metros acima do nível do mar. Além das dunas costeiras, existem as dunas desérticas, as quais são formadas na região dos desertos.

Tipos de Dunas

Segundo a movimentação, as dunas são classificadas em três tipos:

  • Dunas Estacionárias: também chamadas de dunas fixas ou estáveis, nesse caso, as dunas não alteram seu local de origem decorrente da vegetação presente que a impede de migrar.
  • Dunas Migratórias: também chamada de dunas móveis, esses tipos de duna mudam de local decorrente da forte ação dos ventos e ausência de vegetação ou barreira natural que a estabilizaria.
  • Dunas Fósseis: também chamada de paleodunas, esse tipo de formação é mais antiga e geralmente possui uma coloração mais avermelhada. Recebem esse nome uma vez que reúnem diversos fragmentos de civilizações pré-históricas.

Quanto à forma que possuem, as dunas são classificadas em cinco tipos:

  • Duna Linear: são dunas mais retas que formam longas linhas contínuas.
  • Duna Crescente: chamada também de duna barchan, são as mais comuns caracterizadas pelo formato de meia lua que possuem e também por serem mais largas.
  • Duna Parabólica: tem formato em “u” e se diferem das dunas crescentes na medida em que nas dunas parabólicas a crista aponta para cima.
  • Duna Estrela: crescem de maneira mais vertical e recebem esse nome pelo formato piramidal que possuem.
  • Duna Domo: são as dunas mais raras, caracterizadas pelo formato oval e baixa altura.

Curiosidade: Você Sabia?

As chamadas dunas subaquáticas (ou ondas de areia) ocorrem abaixo dos mares e rios sendo formadas pela ação das correntes de água, sedimentação e erosão.