Plano de aula | Compreensão em leitura (3º ano do Fundamental)

Márcia Fernandes
Márcia Fernandes
Professora licenciada em Letras

Confira o plano de aula de língua portuguesa para o 3º ano do Ensino Fundamental sobre Compreensão em Leitura. O plano elaborado está de acordo com a BNCC - Base Nacional Comum Curricular.

O plano traz atividades prontas para serem feitas com os alunos e inclui as respostas para otimizar o trabalho do professor.

Plano de aula - Leitura/escuta e produção de textos (3º ano do Ensino Fundamental)
Tema Compreensão em leitura
Práticas de linguagem Leitura/escuta (compartilhada e autônoma).
Produção de textos (escrita compartilhada e autônoma)
Objetos de conhecimento Texto narrativo e texto injuntivo
Habilidades

(EF35LP26) Ler e compreender, com certa autonomia, narrativas ficcionais que apresentem cenários e personagens, observando os elementos da estrutura narrativa: enredo, tempo, espaço, personagens, narrador e a construção do discurso indireto e discurso direto.

(EF03LP11) Ler e compreender, com autonomia, textos injuntivos instrucionais (receitas, instruções de montagem etc.), com a estrutura própria desses textos (verbos imperativos, indicação de passos a ser seguidos) e mesclando palavras, imagens e recursos gráfico-visuais, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

Objetivos Ler, compreender e produzir texto
Conteúdo Compreensão e produção de texto
Duração Aproximadamente duas horas e meia.
Recursos didáticos Folhas de atividades; folhas de papel sulfite cortadas ao meio, no sentido do comprimento; lápis de cor e canetinhas coloridas; quadrados de 21 cm de papel dobradura ou de papel sulfite para fazer origami.
Metodologia

O professor lê a fábula para os alunos. De seguida, fazem a atividade 1, juntos, e o professor aproveita para recordar o que é fábula e quais são os elementos de uma estrutura narrativa, além de dar exemplos de discursos indireto e direto.

Na atividade 2, o professor propõe a confecção de um pequeno livro sanfonado. Na atividade 3, a proposta é fazer um origami.

Avaliação Participação e esforço dos alunos.
Correção da atividade.
Referências -

Atividade 1

Atividade de compreensão de texto

1. Quem são os personagens da fábula O Pastor e o Lobo?
Pastor, carneiros, pessoas e lobos.

2. Além dos personagens, há um narrador que conta a história. Retire do texto uma de suas falas.
Respostas possíveis:
"Um pastor costumava levar seu rebanho para bem longe da aldeia. Fazia então uma brincadeira de mau gosto:"
"As pessoas largavam o que estavam fazendo e corriam para ajudá-lo."
"Um dia apareceram lobos de verdade. Enquanto eles devastavam o rebanho, o pastor, horrorizado, gritava:"
"As pessoas pouco se incomodaram. Pensavam que o gozador estava fazendo mais uma das suas."
"E assim, ele perdeu todos os seus carneiros."
"Triste, disse ele com seus botões:"

3. Qual a moral da fábula O Pastor e o Lobo?
Não se deve mentir, porque se mentimos, as pessoas deixam de acreditar em nós. A mentira pode ter consequências muito graves.

Atividade 2

Depois de terem feito a atividade 1, o professor distribui as folhas de sulfite cortadas e diz que vão fazer um pequeno livro sanfonado da fábula O Pastor e o Lobo.

Assim, converse com os alunos sobre as partes em que podemos dividir a história, para sabermos quantas dobras precisamos fazer no papel. Esta história pode ser dividida, por exemplo, em 4 partes:

1) quando o pastor faz a brincadeira

2) quando as pessoas vêm acudi-lo e ele ri

3) quando o pastor pede socorro de verdade e ninguém aparece

4) quando os carneiros morrem e ele fica triste.

Agora que já sabem quantas partes a nossa história tem, vamos dobrar a tira de papel para termos 4 dobras. Neste caso, o papel será dobrado duas vezes. Com a folha desdobrada, os alunos farão um desenho da parte correspondente da história em cada quadro, na sequência, podendo acrescentar algumas palavras ou frases.

Na hora de dobrar, o professor mostra como fazer para deixar a folha com aspecto sanfonado.

Atividade 3

Instruções passo a passo para fazer origami de lobo

Leia também:

Márcia Fernandes
Márcia Fernandes
Professora, produz conteúdos educativos (de língua portuguesa e também relacionados a datas comemorativas) desde 2015. Licenciada em Letras pela Universidade Católica de Santos (habilitação para Ensino Fundamental II e Ensino Médio) e formada no Curso de Magistério (habilitação para Educação Infantil e Ensino Fundamental I).