Planos de aula de Português 4º ano (com atividades)

Márcia Fernandes
Márcia Fernandes
Professora licenciada em Letras

Confira os planos de aula de língua portuguesa para o 4º ano do Ensino Fundamental. Neles você encontra práticas de linguagem, objeto de conhecimento e habilidades conforme a BNCC - Base Nacional Comum Curricular.

O plano traz atividades prontas para serem feitas com os alunos e inclui as respostas para otimizar o trabalho do professor.

Plano de aula 1 - Ditongo e hiato (EF04LP02)

Plano de aula de Língua Portuguesa (4º ano) - Ditongo e hiato
Tema Ditongo e hiato
Práticas de linguagem Análise linguística/semiótica (Ortografização)
Objetos de conhecimento Construção do sistema alfabético e da ortografia.
Habilidades

(EF04LP02) Ler e escrever, corretamente, palavras com sílabas VV e CVV em casos nos quais a combinação VV (ditongo) é reduzida na língua oral (ai, ei, ou).

Objetivos Identificar ditongos e hiatos nas leituras diárias, bem como aprender a grafia correta das palavras.
Conteúdo Identificação de ditongos e hiatos, bem como grafia das palavras.
Duração Aproximadamente duas horas.
Recursos didáticos
  • Livros, revistas, panfletos;
  • Folhas de atividades;
  • Lápis e borracha;
  • Lousa ou quadro;
  • Caneta para lousa ou giz.
Metodologia

Após ter revisado os encontros vocálicos com os alunos, o professor distribui livros, revistas e panfletos pedindo que eles procurem palavras com ditongo e hiato. O professor encoraja a participação, escrevendo no quadro as palavras encontradas pelos alunos.

Para complementar, o professor distribui as folha de atividades abaixo.

Avaliação Participação e esforço dos alunos.
Correção da atividade.
Referências

Veja no Toda Matéria:

Ditongo: o que é, crescente e decrescente, oral e nasal

Hiato: o que é e exemplos de palavras

atividade ditongo e hiato 4 ano
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atividade ditongo e hiato 4 ano_respostas

atividade ditongo, hiato e grafia 4 ano
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atividade ditongo, hiato e grafia 4 ano_respostas

Plano de aula 2 - Acentuação de palavras paroxítonas (EF04LP04)

Plano de aula de Língua Portuguesa (4º ano) - Acentuação de palavras paroxítonas
Tema Acentuação de palavras paroxítonas
Práticas de linguagem Análise linguística/semiótica (Ortografização)
Objetos de conhecimento Conhecimento das diversas grafias do alfabeto/ Acentuação.
Habilidades

(EF04LP04) Usar acento gráfico (agudo ou circunflexo) em paroxítonas terminadas em -i(s), -l, -r, -ão(s).

Objetivos Aprender a usar o acento agudo ou circunflexo, observando o som aberto ou fechado, bem como a regra de acentuação das palavras paroxítonas terminadas em -i(s), -l, -r, -ão(s).
Conteúdo Acento agudo e circunflexo, bem como regra de acentuação das palavras paroxítonas terminadas em -i(s), -l, -r, -ão(s).
Duração Aproximadamente uma hora e trinta minutos.
Recursos didáticos
  • Folhas de atividades;
  • Lápis e borracha;
  • Lousa ou quadro;
  • Caneta para lousa ou giz.
Metodologia

Após ter revisado as sílabas tônicas com os alunos, exemplificando na lousa ou quadro as palavras que já aprenderam, o professor explica a regra de acentuação das palavras paroxítonas terminadas em -i(s), -l, -r, -ão(s).

Para complementar, o professor distribui a folha da atividade abaixo.

Avaliação Participação e esforço dos alunos.
Correção da atividade.
Referências Veja no Toda Matéria: Palavras paroxítonas
atividades acentuacao paroxitonas 4 ano
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atividades acentuacao paroxitonas 4 ano_respostas

Plano de aula 3 - Grafia de palavras terminadas em -eza/-esa, -izar/-isar (EF04LP08)

Plano de aula de Língua Portuguesa (4º ano) - Grafia de palavras terminadas em -eza/-esa, -izar/-isar
Tema Grafia de palavras terminadas em -eza/-esa, -izar/-isar
Práticas de linguagem Análise linguística/semiótica (Ortografização)
Objetos de conhecimento Morfologia
Habilidades (EF04LP08) Reconhecer e grafar, corretamente, palavras derivadas com os sufixos -agem, -oso, -eza, -izar/-isar (regulares morfológicas).
Objetivos Entender o uso do S ou Z nas palavras terminadas em -eza/-esa, -izar/-isar.
Conteúdo Grafia das palavras terminadas em -eza/-esa, -izar/-isar.
Duração Aproximadamente duas horas.
Recursos didáticos
  • Folhas de atividades;
  • Lápis e borracha;
  • Lousa ou quadro;
  • Caneta para lousa ou giz.
Metodologia

O professor deve revisar o que são palavras primitivas e derivadas a fim de explicar as seguintes regras:

  • se as palavras primitivas têm S, as derivadas terminam em -isar e que se não têm S, terminam em -izar;
  • substantivos derivados de adjetivos terminam em -eza e os que não derivam terminam em -esa.

Para complementar, o professor distribui a folha da atividade abaixo.

Avaliação Participação e esforço dos alunos.
Correção da atividade.
Referências Veja no Toda Matéria: Uso do S e do Z
atividade grafia palavras terminadas em -eza-esa-izar-isar 4 ano
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atividade grafia palavras terminadas em -eza-esa-izar-isar 4 ano_respostas

Plano de aula 4 - Compreensão em leitura de notícia (EF04LP14)

Plano de aula de Língua Portuguesa (4º ano) - Compreensão em leitura de notícia
Tema Compreensão em leitura de notícia
Práticas de linguagem Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)
Objetos de conhecimento Compreensão em leitura.
Habilidades (EF04LP14) Identificar, em notícias, fatos, participantes, local e momento/tempo da ocorrência do fato noticiado.
Objetivos Identificar as informações principais nas notícias.
Conteúdo Leitura e compreensão de notícia.
Duração Aproximadamente duas horas e trinta minutos.
Recursos didáticos
  • Folhas de atividades;
  • Lápis e borracha;
  • Lousa ou quadro;
  • Caneta para lousa ou giz.
Metodologia O professor distribui a folha de atividade abaixo, lê o texto com os alunos e respondem às questões em conjunto, enquanto o professor explica o gênero textual notícia (características e objetivos).
Avaliação Participação e esforço dos alunos.
Correção da atividade.
Referências Veja no Toda Matéria: Gênero Textual Notícia
atividade compreensao leitura noticia 4 ano
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atividade compreensao leitura noticia 4 ano_perguntas
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atividade compreensao leitura noticia 4 ano_perguntas e respostas

Plano de aula 5 - Compreensão da diferença entre fatos e opiniões (EF04LP15)

Plano de aula de Língua Portuguesa (4º ano) - Compreensão da diferença entre fatos e opiniões
Tema Distinção entre fatos e opiniões
Práticas de linguagem Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)
Objetos de conhecimento Compreensão em leitura.
Habilidades (EF04LP15) Distinguir fatos de opiniões/sugestões em textos (informativos, jornalísticos, publicitários etc.).
Objetivos Aprender a distinguir fatos de opiniões em textos.
Conteúdo Compreensão da diferença entre fatos e opiniões
Duração Aproximadamente duas horas e trinta minutos.
Recursos didáticos
  • Folhas de atividades;
  • Lápis e borracha;
  • Lousa ou quadro;
  • Caneta para lousa ou giz.
Metodologia O professor explica a diferença entre fatos e opiniões. Para complementar, o professor distribui a folha da atividade abaixo, lê o texto com os alunos e respondem às questões em conjunto.
Avaliação Participação e esforço dos alunos.
Correção da atividade.
Referências -
atividade distincao entre fatos e opinioes_1
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atividade distincao entre fatos e opinioes_2
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atividade distincao entre fatos e opinioes_respostas

Para mais atividades:

Para mais planos de aula:

Márcia Fernandes
Márcia Fernandes
Professora, produz conteúdos educativos (de língua portuguesa e também relacionados a datas comemorativas) desde 2015. Licenciada em Letras pela Universidade Católica de Santos (habilitação para Ensino Fundamental II e Ensino Médio) e formada no Curso de Magistério (habilitação para Educação Infantil e Ensino Fundamental I).