Atividades de Português para o 5º ano (com respostas)

Márcia Fernandes
Márcia Fernandes
Professora licenciada em Letras

Confira as atividades de Português para o 5º ano do Ensino Fundamental. Elas compreendem os seguintes temas e objetos de conhecimento: compreensão e interpretação de texto, gêneros textuais e roda de leitura.

As atividades incluem folhas de respostas.

Atividade 1: compreensão e interpretação de texto de O Pequeno Príncipe

Folha de atividade de compreensão e interpretação de texto de O Pequeno Príncipe
Clique aqui para imprimir
Folha de atividade com questões de compreensão e interpretação de texto de O Pequeno Príncipe
Clique aqui para imprimir

Folha de atividade com questões de compreensão e interpretação de texto de O Pequeno Príncipe (respostas)

Atividade 2: gênero textual tirinha

Folha de atividade sobre gênero textual tirinha
Clique aqui para imprimir

Folha de resposta da atividade sobre gênero textual tirinha

Atividade 3: roda de leitura

O professor seleciona textos variados (histórias, poemas) adequados à faixa etária dos seus alunos e, além disso, que despertem o interesse deles. Se o texto for grande, a roda de leitura pode ser feita em mais do que uma sessão.

Todos se colocam em uma roda, se possível, fora da sala de aula. O professor deve tentar criar um ambiente agradável, por exemplo, na relva, em tapetes coloridos, na sombra de uma árvore, usando almofadas, etc.

A leitura pode ser feita pelo professor, por um aluno selecionado ou por vários alunos (cada um com uma parte) e previamente preparados para que a leitura seja feita com entusiamo, entoação e pontuação adequadas. O professor deve pesquisar sobre o autor e apresentar essas informações aos alunos.

Depois da leitura, os alunos precisam ser motivados a fazerem perguntas e conversar sobre o livro. Esta não é uma atividade de compreensão e interpretação de texto, mas o professor pode ter algumas peguntas que motivem a conversa.

Finalmente, o professor precisa estar atento à participação dos alunos e motivar a participação de todos.

Sugestão de texto: O Direito das Crianças, de Ruth Rocha

Toda criança no mundo
Deve ser bem protegida
Contra os rigores do tempo
Contra os rigores da vida.

Criança tem que ter nome
Criança tem que ter lar
Ter saúde e não ter fome
Ter segurança e estudar.

Não é questão de querer
Nem questão de concordar
Os diretos das crianças
Todos tem de respeitar.

Tem direito à atenção
Direito de não ter medos
Direito a livros e a pão
Direito de ter brinquedos.

Mas criança também tem
O direito de sorrir.
Correr na beira do mar,
Ter lápis de colorir...

Ver uma estrela-cadente,
Filme que tenha robô,
Ganhar um lindo presente,
Ouvir histórias do avô.

Descer do escorregador,
Fazer bolha de sabão,
Sorvete, se faz calor,
Brincar de adivinhação.

Morango com chantilly,
Ver mágico de cartola,
O canto do bem-te-vi,
Bola, bola, bola, bola!

Lamber fundo da panela
Ser tratada com afeição
Ser alegre e tagarela
Poder também dizer não!

Carrinho, jogos, bonecas
Montar um jogo de armar,
Amarelinha, petecas,
E uma corda de pular.

Um passeio de canoa,
Pão lambuzado de mel,
Ficar um pouquinho à toa...
Contar estrelas no céu...

Ficar lendo revistinha,
Um amigo inteligente,
Pipa na ponta da linha,
Um bom dum cachorro-quente.

Festejar o aniversário,
Com bala, bolo e balão!
Brincar com muitos amigos,
Dar pulos no colchão.

Livros com muita figura,
Fazer viagem de trem,
Um pouquinho de aventura...
Alguém para querer bem...

Festinha de São João,
Com fogueira e com bombinha,
Pé-de-moleque e rojão,
Com quadrilha e bandeirinha.

Andar debaixo da chuva,
Ouvir música e dançar.
Ver carreira de saúva,
Sentir o cheiro do mar.

Pisar descalça no barro,
Comer frutas no pomar,
Ver casa de joão-de-barro,
Noite de muito luar.

Ter tempo pra fazer nada,
Ter quem penteie os cabelos,
Ficar um tempo calada...
Falar pelos cotovelos.

E quando a noite chegar,
Um bom banho, bem quentinho,
Sensação de bem-estar...
De preferência um colinho.

Uma caminha macia,
Uma canção de ninar,
Uma história bem bonita,
Então, dormir e sonhar...

Embora eu não seja rei,
Decreto, neste país,
Que toda, toda criança
Tem direito a ser feliz!!!

Perguntas que podem ser feitas para motivar a conversa:

  1. Qual o tema do poema?
  2. Quais são os direitos das crianças mencionados no poema?
  3. Por que as crianças precisam ser felizes?
  4. Os direitos da criança são importantes? Por quê?

Atividade 4: compreensão e interpretação de texto de Harry Potter e a Câmara Secreta

Folha de atividade de compreensão e interpretação de texto de Harry Potter e a Câmara Secreta
Clique aqui para imprimir

Folha de atividade de compreensão e interpretação de texto de Harry Potter e a Câmara Secreta (respostas)

Leia também:

Márcia Fernandes
Márcia Fernandes
Professora, produz conteúdos educativos (de língua portuguesa e também relacionados a datas comemorativas) desde 2015. Licenciada em Letras pela Universidade Católica de Santos (habilitação para Ensino Fundamental II e Ensino Médio) e formada no Curso de Magistério (habilitação para Educação Infantil e Ensino Fundamental I).