Gênero Textual Notícia

A Notícia é um gênero textual jornalístico e não literário que está presente em nosso dia-a-dia, sendo encontrada principalmente nos meios de comunicação. Trata-se, portanto de um texto informativo sobre um tema atual ou algum acontecimento real, veiculada pelos principais meios de comunicação: jornais, revistas, meios televisivos, rádio, internet, dentre outros.

Por esse motivo, as notícias possuem teor informativo e podem ser textos descritivos e narrativos ao mesmo tempo, apresentando, portanto, tempo, espaço e as personagens envolvidas.

Conheça mais sobre os Gêneros Textuais.

Características

As principais caraterísticas do gênero textual notícia são:

  • Texto de cunho informativo
  • Textos descritivos e/ou narrativos
  • Textos relativamente curtos
  • Veiculado nos meios de comunicação
  • Linguagem formal, clara e objetiva
  • Textos com títulos (principal e auxiliar)
  • Textos em terceira pessoa (impessoais)
  • Discurso indireto
  • Fatos reais, atuais e cotidianos

Estrutura e Exemplo de Notícia

Geralmente as notícias seguem uma estrutura básica classificada em:

Título Principal e Título Auxiliar

A notícia é formada por dois títulos, ou seja, um principal, também chamado de Manchete, que sintetiza o tema que será abordado, e outro um pouco maior, o qual auxilia o entendimento do título principal, ou seja, é um recorte do assunto que será explorado, por exemplo:

Olimpíadas Rio 2016 (Título Principal)

Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016 (Título Auxiliar)

Lide

Na linguagem jornalística, a Lide corresponde à introdução da notícia, portanto, trata-se do primeiro parágrafo que responderá as perguntas: O Que? Quem? Quando? Onde? Como? Porque?

Trata-se de um parágrafo em que todas as informações que estarão contidas na notícia deverão aparecer. É uma ferramenta muito importante, visto que desperta a atenção do leitor para a leitura da notícia. Segue abaixo um exemplo:

O Rio de Janeiro, sede dos jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016, vem se preparando para receber milhões de turistas no maior evento esportivo do planeta. Os Jogos Olímpicos ocorrerão entre os dias 05 e 21 de agosto e os Jogos Paraolímpicos, que contempla os atletas com necessidades especiais, acontecerão de 7 a 18 de setembro.

​Corpo da Notícia

Nessa parte, será apresentada a notícia com descrições mais detalhadas. Segue abaixo um exemplo:

Segundo a página oficial do “Rio 2016”, os Jogos Olímpicos vão ocorrer durante 17 dias (05 e 21 de agosto) em quatro regiões da Cidade Maravilhosa, que totalizam 32 locais de competição: Copacabana, Barra, Maracanã e Deodoro. As Modalidades Olímpicas incluem 42 esportes, onde participarão 10.500 atletas de 206 países. Duas novas modalidades foram inclusas nos jogos Olímpicos de 2016: o Golfe e o Rugby.

Já os Jogos Paraolímpicos, destinados para atletas com necessidades especiais, acontecerão durante 11 dias (7 a 18 de setembro) nas mesmas regiões da cidade (Copacabana, Barra, Maracanã e Deodoro), que no total contemplam 20 locais de competição. São 23 modalidades esportivas, onde participarão 4.350 atletas de 178 países. A novidade é a inclusão de duas novas modalidades: a Canoagem e o Triatlo.

Notícia e Reportagem

Ainda que a noticia e a reportagem sejam textos jornalísticos, a notícia se difere da reportagem na medida que é um texto informativo e impessoal, sem teor opinativo, característico das reportagens. Além disso, as notícias não são textos assinados pelo autor, enquanto as reportagens apresentam o nome do repórter.

Dentre outras diferenças que podem surgir entre esses tipos de textos, vale lembrar que a notícia apresenta um tema atual de modo inteiramente informativo, enquanto a reportagem aprofunda-se mais sobre os temas sociais e de interesse da sociedade apresentando as opiniões do autor.

Saiba mais sobre o Gênero Textual Reportagem.

Exercícios e Atividades

Exercícios Resolvidos

1. Qual o objetivo principal do gênero textual notícia?

O principal objetivo da notícia é informar o leitor sobre um acontecimento.

2. A noticia é encontrada geralmente em que suportes?

O suporte determina o meio (veículo) da comunicação. Assim, a notícia como texto jornalístico utiliza os principais meios de comunicação para informar os leitores: jornais, revistas, rádio, televisão, internet.

3. Aponte as principais características do gênero textual notícia.

A notícia é um gênero jornalístico que apresenta como objetivo principal informar. Para tanto, trata-se de um texto informativo, geralmente sem teor opinativo. Além disso, apresenta um acontecimento real cuja linguagem é clara e formal.

Atividade

Juntos aos colegas de classe e com a ajuda do professor, produza uma noticia sobre um tema atual no Brasil ou no mundo, por exemplo, a crise no Brasil, os problemas ambientais, o aumento do desemprego, a crise de refugiados na Europa, dentre outros. Se preferir, produza uma notícia sobre um fato real ocorrido no bairro ou na cidade, seja o aumento da violência urbana, a campanha de vacinação, feira de livros, movimento cultural, dentre outros.

Feito a escolha, pesquise sobre o tema e discuta com seus colegas. Mais adiante, organize o texto segundo a estrutura básica dos textos jornalísticos: títulos, lide e corpo da notícia.

Para produzir o texto é importante ressaltar que a notícia é um texto curto e objetivo, portanto, não deverá aparecer a opinião de seus autores. Fique atento à linguagem utilizada, a qual deverá ser formal, sem perder de vista a clareza e as regras gramaticais. Bom trabalho!