Fichamento

Márcia Fernandes

O fichamento é um registro feito em fichas. Nele se resume as ideias principais de um texto, que pode ser um livro, ou parte dele, um artigo de revista e uma reportagem jornalística, por exemplo.

Utilizado como técnica de estudo pessoal, e muito útil como metodologia de pesquisa do TCC, também serve para organizar apresentações.

Como Fazer?

Para fazer um fichamento você deve ter o primeiro contato com o texto através de uma leitura breve. Essa leitura dinâmica servirá para você se situar e saber do que se trata o conteúdo do texto que pretende fichar.

Depois dessa primeira impressão, faça várias leituras. Enquanto faz isso, vá juntando as informações principais de forma organizada e retire citações com as devidas indicações de onde as mesmas podem ser encontradas nos textos.

Como as ideias que você considera principais podem não ser as mesmas para outras pessoas, ao terminar o fichamento você notará que o resultado é um trabalho particular. Afinal, o mesmo reflete os aspectos valorizados por cada pessoa individualmente.

O fichamento pode ser feito manualmente em fichas, em blocos de anotações ou em suporte informático.

Adote a forma que você considera mais prática para os seus estudos. Lembre-se que se o fichamento for uma tarefa solicitada por um professor, é importante seguir as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Tipos

Há basicamente dois tipos de fichamento. Em um deles são reunidas as citações do conteúdo (fichamento de citação), enquanto no outro você inclui uma análise crítica, expressando sua opinião pessoal sobre o tema (fichamentos textual e bibliográfico).

Os fichamentos seguem a seguinte estrutura: cabeçalho, referência bibliográfica e texto com o conteúdo principal.

Citação

Fichamento que consiste na reunião das frases mais importantes citadas em um texto. Por isso devem ser transcritas entre aspas.

É preciso ter especial atenção para que as citações façam sentido, especialmente quando partes das frases são omitidas. Neste caso, você deve utilizar reticências entre colchetes [...] ou parênteses (...).

Exemplo de um Fichamento de Citação


Leia também:

Textual ou de resumo

Fichamento em que são inseridas as ideias principais, mas com as suas próprias palavras, embora também possam ser usadas citações.

As ideias devem estar organizadas de acordo com a ordem em que aparecem no texto. Você deve expressar sua opinião e, inclusive, fazer os seus próprios esquemas.

Esse tipo de fichamento também é chamado de fichamento de leitura ou de conteúdo.

Exemplo de um Fichamento Textual

Bibliográfico

Fichamento em que as ideias selecionadas, e que expressam opinião pessoal, são inseridas por temas com a devida indicação da sua localização no texto.

Exemplo de um Fichamento Bibliográfico

Leia também:

Márcia Fernandes
Márcia Fernandes
Professora, pesquisadora, produtora e gestora de conteúdos on-line. Licenciada em Letras pela Universidade Católica de Santos.