Fichamento: como fazer, tipos e modelos

Márcia Fernandes
Márcia Fernandes
Professora licenciada em Letras

O fichamento é um registro feito em fichas, onde se pode simplesmente reunir citações ou incluir tópicos das ideias principais de determinado texto.

No fichamento, resumimos as ideias de um conteúdo - que pode ser um livro, ou parte dele, um artigo de revista e uma reportagem jornalística, por exemplo.

Uma vez que no fichamento nós escrevemos algumas ideias contidas num texto com as nossas palavras, o seu resultado é um trabalho particular, porque ele reflete o nosso próprio percurso intelectual, ou seja, a forma como compreendemos tais ideias.

Utilizado como técnica de estudo pessoal, e muito útil como metodologia de pesquisa do TCC, também serve para organizar apresentações.

Como fazer um fichamento?

Para fazer um fichamento você deve ter o primeiro contato com o texto através de uma leitura breve. Essa leitura dinâmica servirá para você se situar e saber de quê se trata o conteúdo do texto que pretende fichar.

Depois dessa primeira impressão, faça várias leituras. Enquanto faz isso, vá juntando as informações principais de forma organizada e retire citações com as devidas indicações de onde as mesmas podem ser encontradas nos textos.

A estrutura do fichamento é: cabeçalho, referência bibliográfica e texto, onde você deve escrever o conteúdo principal.

O fichamento pode ser feito manualmente em fichas, em blocos de anotações ou em suporte informático.

Adote a forma que considera mais prática. Lembre-se que se o fichamento for uma tarefa solicitada por um professor, é importante seguir as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Tipos de fichamento

Há três tipos: fichamento de citação, fichamento textual e fichamento bibliográfico.

Fichamento de citação

Fichamento que consiste na reunião das frases mais importantes citadas em um texto. Por isso devem ser transcritas entre aspas.

É preciso ter especial atenção para que as citações façam sentido, especialmente quando partes das frases são omitidas. Neste caso, você deve utilizar reticências entre colchetes [...] ou parênteses (...).

Exemplo de um Fichamento de Citação

Fichamento textual ou de resumo

Fichamento em que são inseridas as ideias principais, mas com as suas próprias palavras, embora também possam ser usadas citações.

As ideias devem estar organizadas de acordo com a ordem em que aparecem no texto.

Esse tipo de fichamento também é chamado de fichamento de leitura ou de conteúdo.

Exemplo de um Fichamento Textual

Fichamento bibliográfico

Fichamento em que as ideias selecionadas são inseridas por temas com a devida indicação da sua localização no texto.

Exemplo de um Fichamento Bibliográfico

Leia também:

Márcia Fernandes
Márcia Fernandes
Professora, produz conteúdos educativos (de língua portuguesa e também relacionados a datas comemorativas) desde 2015. Licenciada em Letras pela Universidade Católica de Santos (habilitação para Ensino Fundamental II e Ensino Médio) e formada no Curso de Magistério (habilitação para Educação Infantil e Ensino Fundamental I).