Resumo de Texto

Daniela Diana

O resumo de texto é um mecanismo em que se aponta somente as ideias principais de um texto fonte, de forma que é produzido um novo texto, no entanto, de maneira resumida, abreviada ou sintetizada.

Em outras palavras, o resumo é a compilação de informações mais relevantes de um texto original e não uma cópia.

Podemos fazer o resumo de um livro, capítulo, conto, artigo, dentre outros. Alguns especialistas apontam que o resumo deve conter pelo menos 30 % do documento original, ou seja, se um texto apresenta 10 páginas, o resumo deverá conter 3 laudas.

Sem que notemos, utilizamos o resumo de diversas maneiras no dia-a-dia, na linguagem informal sobretudo, quando contamos um fato para os amigos, um filme que passou na televisão, o capítulo da novela ou do seriado, a aula que estávamos ausente, um livro que lemos e queremos indicar, dentre outros.

Tipos de Resumo

Antes de começar o resumo, confira a proposta dada pelo professor ou pela avaliação, uma vez que há três tipos de resumo:

  • Resumo Indicativo: resume somente os fatos importantes, as principais ideias, sem que haja exemplos oferecidos do texto original. É o tipo de resumo mais pedido nas escolas.
  • Resumo Informativo: resume as informações e/ou dados qualitativos e quantitativos expressos no texto original. Se confunde com os fichamentos e geralmente são utilizado em textos acadêmicos.
  • Resumo Crítico: chamado de resenha crítica, ele resume as informações do texto original os quais são acrescentados juízos de valor, ou seja, surge argumentos do autor e do escritor do resumo.

Saiba mais sobre os diversos Tipos de Textos.

Como fazer um bom resumo de texto?

Pode parecer tarefa fácil, mas muitas vezes sintetizar algo pode ser trabalhoso e requer algumas técnicas importantes, embora a técnica mais eficiente seja a prática.

Note que o resumo de texto auxilia muito na aprendizagem para facilitar na memorização, compreensão e interpretação e não deve ser um texto muito longo, ou seja, ele deve ser menos extenso que o original.

Entretanto, tome cuidado, pois geralmente no resumo não devemos acrescentar ideias novas, ou seja, dar um juízo de valor ou fazer comentários pessoais sobre o assunto tratado.

Esse tipo de apreciação é feita quando fazemos uma resenha crítica, também chamado de resumo crítico.

Além disso, convém não copiar trechos ou frases do texto original. Portanto, tenha autonomia para escrever com suas próprias palavras.

De tal maneira, o resumo deve ter uma boa clareza de ideias, ou seja, uma pessoa que não tenha lido o texto original deverá compreender na totalidade o que foi lido.

Assim, para auxiliá-lo nessa tarefa, segue abaixo passo a passo para realização de um resumo:

  • Leia atentamente o texto original: a leitura atenta e calma é muito importante para começar essa tarefa e assim se familiarizar com o tema ou o assunto que se trata. Não adianta passar os olhos e querer resumir qualquer informação. Se necessário, leia novamente. Aliás, um resumo pode ser mais longo (se for de um livro), médio ou curto.
  • Marque as principais ideias do texto: Depois de lido, você deverá marcar as ideias principais de cada parágrafo. Mas, cuidado para que não fique muito extenso. Por exemplo, se for fazer um resumo de um livro, fica impossível resumir cada parágrafo, por isso, pense em resumir os capítulos.
  • Sublinhe as palavras-chave: Da mesma forma que a etapa acima, você deve pensar nas principais palavras do texto para fazer o resumo. Todas elas devem fazer parte do texto produzido. Geralmente cada parágrafo apresenta uma palavra-chave.
  • Poder da síntese: sintetizar o texto pode não ser fácil, mas depois de organizar as principais ideias, escreva de modo claro e coeso. Fique de olho no tema e na conclusão oferecida pelo autor do texto.
  • Coesão e coerência: para que um texto seja considerado bom, a coesão e a coerência são dois recursos básicos e deveras importante na produção de textos. Assim, a coesão está intimamente relacionada com as regras gramaticais e o bom uso dos conectivos. Por isso, se não souber o significado de uma palavra procure no dicionário sua concepção ou evite usá-la. Por conseguinte, a coerência implica a lógica e o contexto em que está inserido o texto. Lembre que o resumo não é um emaranhado de frases soltas, ele precisa fazer sentido para o leitor.
  • Leitura final: Depois de produzido, é muito importante fazer uma leitura final do resumo e comparar se as ideias sublinhadas estão todas contidas no texto. Por isso, tenha cuidado com as ideias secundárias, o que pode tornar seu texto prolixo ou extenso. Para facilitar essa etapa, leia o texto em voz alta ou para um amigo. Se ele compreender tudo, o seu resumo está pronto.
  • Citar a fonte: É muito importante indicarmos de onde surgiu nosso resumo, ou seja, os dados do texto que estamos resumindo: autor, obra, páginas, capítulos, editora, ano de publicação, dentre outros. Geralmente esse tipo de informação é mais utilizada nos textos acadêmicos sendo chamada de bibliografia.

Modelo de Resumo de Texto: Exemplos

Para entender melhor o conceito de resumo, veja três modelos de resumo nos artigos:

Saiba também Como fazer uma síntese?

Daniela Diana
Daniela Diana
Licenciada em Letras pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) em 2008 e Bacharelada em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2014. Amante das letras, artes e culturas, desde 2012 trabalha com produção e gestão de conteúdos on-line.