Como fazer uma resenha: passo a passo e exemplos

Márcia Fernandes
Márcia Fernandes
Professora licenciada em Letras

Resenha é um texto curto que tem como objetivo transmitir ao leitor a ideia contida em um livro, um artigo ou um filme, por exemplo.

Há dois tipos de resenha: descritiva e crítica. A resenha descritiva faz a descrição de uma obra, por exemplo, de um livro. A resenha crítica, além da descrição, também transmite uma opinião.

Para fazer uma resenha, é preciso conhecer o material sobre o qual você vai escrever. Você precisa saber como ela é avaliada, identificar o público para o qual é recomendada, conhecer um pouco sobre o autor e a forma como ele escreve.

Passo a passo para fazer uma resenha

1. Leia e releia a obra. A primeira coisa para fazer uma resenha é ler e reler a obra. Isso é essencial para transmitir ao leitor sobre o que a obra se trata e, assim, influenciá-lo a querer lê-la ou não.

2. Procure informações sobre o autor. Caso você não saiba muito sobre o autor, pesquise.

Estas são algumas informações interessantes que você pode procurar sobre ele:

  • obras que escreveu;
  • gênero das suas obras;
  • forma como escreve;
  • características presentes nas suas obras;
  • sua importância na literatura (há algo que o torne um destaque entre outros autores, por exemplo);
  • estudos que existam acerca dele.

3. Pense na estrutura do seu texto. No computador, ou uma folha de papel, comece escrevendo as seguintes palavras: introdução, desenvolvimento e conclusão, mas deixe espaço para preencher, em tópicos, as suas ideias para cada uma dessas partes.

  • Na introdução, coloque tópicos sobre o autor.
  • No desenvolvimento, coloque tópicos sobre a obra.
  • Na conclusão, coloque tópicos sobre o público recomendado, nível de dificuldade da obra. E, se a resenha for crítica, coloque alguns pontos sobre a sua opinião.

4. Comece a escrever a sua resenha. Com base nos tópicos para a introdução, desenvolvimento e conclusão, coloque no papel tudo o que vier à cabeça, sem se preocupar com elementos de coesão.

Quando as pessoas pensam muito na harmonia do texto no momento em que começam a escrever, elas desviam a sua atenção do material em si, ou seja, do assunto sobre o qual escrevem.

O processo de escrita se torna muito mais fácil quando as pessoas deixam as melhorias do texto para um segundo momento.

5. Se a resenha for crítica, dê a sua opinião. A sua opinião precisa ser feita de forma fundamentada.

Se você não sabe como opinar, pense e responda às seguintes perguntas sobre a obra e sobre o autor:

  • O que se destaca na obra? (por exemplo, enredo, forma como é escrita)
  • Por que recomendaria ou não a sua leitura?
  • Por que a história teve, ou não, o desfecho que você esperava?

6. Corrija o que escreveu até agora. Depois de ler o que escreveu, faça uma segunda leitura e, aí sim, organize melhor o seu texto.

Com certeza, você precisará reescrever algumas partes, inserir conectivos e verificar se o texto tem coerência.

7. Trabalhe a estrutura. Este é o momento de pensar na estrutura da resenha. Para tanto, insira os elementos necessários para identificar a obra que está sendo resenhada.

Faça isso de acordo com as normas da ABNT. Você precisa identificar a obra, através de: nome do autor, título, edição, local, editora e data de publicação.

Lembre-se que o texto da resenha deve ser feito num único bloco, ou seja, sem separações por títulos.

Exemplo de resenha de livro

Obra original:
SECAF, Victoria. Artigo científico: do desafio à conquista. 3. ed. São Paulo: Green Forest do Brasil, 2004.

Resenha de:
Maria Teresa Rosangela Lofredo Bonatto, Fonoaudióloga, Doutoranda em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (LAEL -PUC-SP).
Ingrid Bianchini Samczuk, Linguista.

Trecho do primeiro parágrafo da resenha:

"Victoria Secaf, enfermeira pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP), com Mestrado e Doutorado pela Escola de Enfermagem (EE) da USP e licenciatura em Enfermagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e Jornalismo Científico (Núcleo José Reis Escola de Comunicação e Artes - ECA - USP), atualmente é membro do Conselho Editorial e parecerista de várias revistas e de boletins de sociedades de especialistas."

Trecho do segundo parágrafo da resenha:

"Escrito na forma de manual, Artigo Científico é didático e possibilita rápida apreensão de conteúdo, além de oferecer a seus leitores um valioso portal de acesso para a elaboração de projetos de pesquisa; artigos, teses, entre outros gêneros. Acaba de chegar às livrarias a terceira edição da obra, na qual a autora acrescenta questões referentes à elaboração dos Curricula Vitae e Lattes, e informações sobre a Base Qualis, além de trazer atualizada a bibliografia."

Trecho do último parágrafo da resenha:

"Por várias razões, Artigo Científico é interessante e importante, sendo recomendado para melhor orientar os pesquisadores desde a Iniciação Científica até o Doutorado, em especial por ser didático e de fácil manuseio, esclarecendo pormenores, orientando e predispondo o leitor à reflexão na atividade da redação científica."

Exemplo de resenha de artigo

Obra original:
PIGATTO, Aline GS et al. Tropane alkaloids and calystegines as chemotaxonomic markers in the Solanaceae. Anais da Academia Brasileira de Ciências, v. 87, p. 2139-2149, 2015.

Resenha de:
Rubens Castilho, Biólogo, Mestre e Doutorando em Botânica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Primeiro parágrafo da resenha:

"O artigo apresentado foi escrito pelos autores Aline Pigatto, Carolina Blanco, Lilian Mentz e Geraldo Soares, membros do Programa de Pós-Graduação em Botânica e do Programa de Pós-Graduação em Ecologia, ambos os programas situados na Universidade Federal do Rio Grande do Sul."

Segundo parágrafo da resenha:

"O objetivo do estudo foi construir um banco de dados com a ocorrência de alcaloides tropânicos (AT) e calisteginas (CA) para a família Solanaceae, com o intuito de verificar se os padrões de distribuição destas substâncias contribuiriam com sistema de classificação filogenético proposto por Olmstead e colaboradores (2008), além de compreender se há correlação do conteúdo químico dos táxons com a distribuição geográfica."

Trecho de parágrafos finais da resenha:

"O artigo demonstra profundidade de conhecimento dos autores acerca das técnicas e métodos empregados na quimiossistemática, pois buscaram trazer resoluções para o escasso volume de informações acerca de alguns táxons da família. O emprego do ID, com viés de complementaridade, foi elegante e aprazível, contribuindo para maior credibilidade do estudo.

Mediante o amadurecimento dos conhecimentos obtidos acerca da quimiossistemática, o aluno percebe o elevado impacto que o conjunto de dados bem organizado pode ter."

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Márcia Fernandes
Márcia Fernandes
Professora, produz conteúdos educativos (de língua portuguesa e também relacionados a datas comemorativas) desde 2015. Licenciada em Letras pela Universidade Católica de Santos (habilitação para Ensino Fundamental II e Ensino Médio) e formada no Curso de Magistério (habilitação para Educação Infantil e Ensino Fundamental I).