Resenha de filme: como fazer (com exemplos)

Márcia Fernandes

Para fazer uma resenha você precisa, antes de tudo, conhecer o filme sobre o qual vai escrever, ter conhecimento sobre o tema abordado nele, bem como sobre os trabalhos realizados pelo seu diretor.

Depois disso, é essencial saber as características essenciais da resenha. Para completar a tarefa de resenhar, o ideal é praticar para melhorar cada vez mais as suas técnicas de redação.

Aprenda a fazer uma boa resenha de filme seguindo os seguintes passos:

1. Assista o filme

Para escrever sobre um filme a primeira coisa que você precisa fazer é assisti-lo atentamente, ou quando possível, assisti-lo pelo menos duas vezes.

O ideal é assistir uma vez, refletir sobre o filme, começar a esboçar a resenha, e voltar a assistir para garantir que não esqueceu de nada importante ou se enganou em alguma informação.

2. Leia sobre o tema abordado

Leia sobre o tema do filme e se informe sobre o que foi abordado. Ler sobre o tema não é ler outras resenhas do mesmo filme - para algumas pessoas isso pode influenciar o processo de escrita de forma negativa, e para essas pessoas, o ideal é consultar outras resenhas somente depois de escrever a sua própria.

Há pessoas, no entanto, que a leitura de outras resenhas até pode ajudar a desenvolver formas variadas de escrita e expandir seu conhecimento sobre resenhas.

Pesquise também sobre quem o dirigiu e que outros filmes foram realizados pelo mesmo diretor dessa produção cinematográfica. Isso é útil para perceber em que contexto o filme surge e qual a intenção do diretor.

3. Escolha o tipo de resenha

A escolha do tipo de resenha que você vai utilizar deve ir ao encontro do seu propósito.

As resenhas podem ser críticas ou descritivas.

As resenhas críticas contêm a opinião do resenhista, que faz uma avaliação do conteúdo do filme.

As resenhas descritivas contêm a informação sobre o conteúdo do filme, sem fazer julgamentos.

A existência de dois tipos de resenha não significa que uma resenha descritiva não possa ter qualquer tipo de opinião do resenhista. O que a caracterizará como uma resenha descritiva é o fato de esse tipo de resenha dar mais destaque à descrição do filme, enquanto uma resenha crítica, por sua vez, destacar o julgamento do resenhista.

4. Redija o seu texto

Siga a estrutura "introdução, desenvolvimento e conclusão" - e, em cada parte, distribua a informação da seguinte forma:

  • Introdução - indicação do tema abordado, local, época;
  • Desenvolvimento: indicação do conteúdo do filme (como os acontecimentos se desenrolam, mas sem narrá-los), intenção e público a que se destina;
  • Conclusão: indicação das dificuldades para entender o filme, se é interessante, se se destaca e comparação com outros filmes do mesmo gênero.

5. Verifique se o seu texto tem as características essenciais de uma resenha

  • Descrição: reflete a capacidade que você teve de descrever o conteúdo do filme, dando o leitor a conhecer o tema abordado nele;
  • Concisão: reflete a capacidade que você teve de escrever um texto sucinto, mas completo;
  • Objetividade: reflete a capacidade que você teve em abordar o que é mais importante no filme resenhado;
  • Argumentação: no caso da resenha crítica, reflete a capacidade que você teve de expor as suas ideias de forma organizada e a chance de convencer o leitor sobre elas.

Exemplos de resenhas de filmes

Trecho de resenha crítica de Pantera Negra, de Ryan Coogler

Pantera Negra passa-se em Wakanda, o fictício país africano isolado do resto do mundo e que é uma potência tecnológica. Com o super-herói negro T’Challa, não é por acaso que a trilha sonora dessa produção cinematográfica, que une ancestralidade com modernidade, tem a força dos tambores africanos.

É um sucesso de bilheteria muito interessante para assistir e talvez ainda mais para discutir, já que ele levanta questões sobre preconceito racial, relação entre países, e até mesmo sobre os refugiados.

Trecho de resenha descritiva de A Vida é Bela, de Roberto Benigni

A Vida é Bela é uma comédia trágica cuja história tem início na década de 30, na Itália. Lá, Guido, um garçom judeu divertido se apaixona por uma jovem rica, com quem casa e tem um filho.

Por ocasião da Segunda Guerra Mundial, levados para um campo de concentração, Guido tenta proteger seu filho do horror que vivenciam fazendo com que ele acredite que estão num jogo. É uma história comovente, que ajuda a entender um pouco sobre alguns aspectos da Guerra.

Resenha é a mesma coisa que resumo de filme?

Resenha e resumo não são a mesma coisa.

Resenha é a descrição feita de um filme, em que se ressalta o que ele tem de mais importante. Ela não deve ser confundida com resumo, porque a resenha é mais breve e faz apenas uma explanação do seu conteúdo, podendo contemplar a opinião do resenhista.

Resumo contêm a narração sintetizada de acontecimentos e a descrição de seus personagens, sem acrescentar nada de novo, ou seja, sem qualquer juízo de valor do seu autor.

O que é resenha de filme?

A resenha destaca o tema abordado numa produção cinematográfica e situa o leitor no tempo e no espaço daquilo que ela conta, sem narrar os acontecimentos do filme - apenas fazendo uma explanação sobre ele.

Esse tipo de texto tem o caráter de apresentação de uma obra, podendo conter a opinião do resenhista. Pelo fato de descrever de forma breve o conteúdo do filme, é muitas vezes lido pelas pessoas para orientar a sua escolha.

Além disso, a resenha indica ao público algo que pode não ser percebido mesmo depois de assistir o filme, motivo pelo qual consiste numa pequena análise.

Para você entender melhor:

Resenha: o que é e por que ela NÃO é um resumo

Como fazer uma resenha crítica

Márcia Fernandes
Márcia Fernandes
Professora, pesquisadora, produtora e gestora de conteúdos on-line. Licenciada em Letras pela Universidade Católica de Santos.