Biografia

Daniela Diana

A biografia é um tipo de texto que narra a história da vida de alguém.

A palavra biografia é composta pelos termos de origem grega bio (vida) e grafia (escrita).

Características

  • Gênero narrativo
  • Texto narrado em terceira pessoa
  • Ordem cronológica dos fatos
  • Conjunto de informações sobre a vida de alguém
  • Relato de fatos marcantes da vida de alguém
  • Uso de pronomes pessoais e possessivos
  • Uso de marcadores temporais (na infância, na adolescência, naquela época, etc.)
  • Predomínio de verbos no pretérito (perfeito e imperfeito)
  • Verossimilhança dos fatos narrados

Como fazer uma Biografia?

Antes de mais nada devemos pesquisar sobre a vida da pessoa a qual vamos fazer uma biografia.

Pesquisar e coletar materiais são essenciais para que o texto tenha mais propriedade e ainda, seja interessante para o leitor.

Além disso, e se for possível, entrevistar a própria pessoa ou membros da família, torna ainda mais verossímil as informações relatadas no texto.

Nesse caso, você pode incluir frases da própria pessoa, ou de alguém falando sobre ela. No entanto, se for citar alguma fala de alguém, você deve colocar entre aspas e o texto em itálico. Por exemplo:

A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios... por isso, cante, ria, dance, chore e viva intensamente cada momento de sua vida... antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos.” (Charlie Chaplin)

Dados como data de nascimento e morte, principais contribuições, invenções, vida pessoal, casamento, filhos, etc, são informações importantes e que devem aparecer numa biografia.

Além disso, você pode acrescentar imagens, o que torna ainda mais interessante o trabalho.

Feito isso, você deve escrever um texto e que pode ter um título com somente o nome da pessoa (Biografia de Charlie Chaplin). Ou ainda, incluir uma característica marcante, por exemplo: “Charlie Chaplin: O Gênio do Cinema”.

O texto deve seguir uma ordem cronológica de fatos que aconteceram na vida dessa pessoa. Você pode incluir sessões para dividir o texto em partes, por exemplo:

  • Nascimento
  • Principais Feitos
  • Obras
  • Morte
  • Curiosidades

Isso tudo vai a seu critério, e claro, seguindo as indicações de seu professor. Por fim, você deve realizar uma revisão do texto.

Uma boa ideia é ler o texto em voz alta (pode ser para um amigo ou familiar) e analisar se tudo está coerente, se possui erros gramaticais ou mesmo palavras repetidas. Nesse caso, elas podem ser substituídas por sinônimos.

Biografia e Autobiografia

Ainda que ambas reúnam as principais características da vida de alguém, a autobiografia é escrita pela própria pessoa. Assim, a pessoa narra fatos sobre sua vida pessoal. Note que ambas são gêneros literários narrativos.

Podemos citar alguns exemplos notórios de autobiografias como O Diário de Anne Frank e a Mein Kampf, de Adolf Hitler.

E a Minibiografia?

Como o próprio nome indica, a minibiografia é um tipo de biografia mais concisa. Nela, são apresentados somente os aspectos mais relevantes da vida de alguém, como os fatos mais marcantes, as obras e as principais contribuições.

Um exemplo de minibiografia são aqueles textos escritos nas partes internas das capas dos livros, os quais falam brevemente da vida do escritor. Por exemplo:

"Dan Brown é formado pelo Amherst College and Phillips Academy e durante anos deu aulas de inglês até conseguir realizar o seu sonho: escrever a tempo inteiro.

Filho de um eminente matemático vencedor do Presidential Award, tinha como hobby a música sacra.

Dan Brown cresceu rodeado de livros de filosofia, ciência e religião, fator que contribuiu significativamente para a sua formação e para elaboração de suas obras.

O Código Da Vinci conseguiu um êxito sem precedentes, alcançando o primeiro lugar do top de vendas e está traduzido em mais de quarenta línguas.

Vai ser adaptado para cinema pela Columbia Pictures."

(Minibiografia de Dan Brown na obra O Código Da Vinci)

Exemplos

Para compreender melhor esse tipo de texto, confira abaixo três exemplos de biografias de escritores brasileiros.

Daniela Diana
Daniela Diana
Licenciada em Letras pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) em 2008 e Bacharelada em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2014. Amante das letras, artes e culturas, desde 2012 trabalha com produção e gestão de conteúdos on-line.