Gênero Textual Anedota

Daniela Diana
Daniela Diana
Professora licenciada em Letras

A Anedota ou Piada é um gênero textual humorístico que tem o intuito de levar ao riso.

São textos populares que vão sendo contados em ambientes informais, e que normalmente não possuem um autor.

Trata-se de um texto narrativo simples em que geralmente há presença de enredo, personagens, tempo, espaço.

Características das Anedotas

As principais características das anedotas ou piadas são:

  • Narração relativamente curta;
  • Enredo simples;
  • Textos populares;
  • Serve para descontrair;
  • Autoria desconhecida;
  • Ambiente informal;
  • Linguagem simples e coloquial;
  • Humor e ambiguidade;
  • Sarcasmo e ironia;
  • Presença de discurso direto;
  • Situações cotidianas.

Tipos de Anedotas

Há diversos tipos de anedotas sendo que muitas delas utilizam personagens caricaturados, por exemplo, a famosa piada de português, piada de loiras, piada de sogra, dentre outras. Em todos esses exemplos, esses personagens são destituídos de inteligência.

Além disso, elas podem utilizar um linguajar mais rude, com palavras de baixo calão, por exemplo, as chamadas “piadas sujas”.

Esse tipo de gênero textual também pode ser ofensivo e utilizar temas preconceituosos e racistas, por exemplo: preferência sexual, preconceito racial, social, cultural, linguístico, religioso, dentre outros.

Exemplos de Anedotas

Veja abaixo alguns exemplos de anedotas ou piadas curtas e engraçadas:

  • “Doutor, como eu faço para emagrecer? Basta a senhora mover a cabeça da esquerda para a direita e da direita para a esquerda. Quantas vezes, doutor? Todas as vezes que lhe oferecerem comida.”
  • “Joãozinho voltou da aula de catecismo e perguntou ao pai: - Pai, porque quando Jesus ressuscitou, apareceu primeiro para as mulheres e não para os homens? - Sei não, meu filho! Vai ver que é porque ele queria que a notícia se espalhasse mais depressa!”
  • “O Manoelzinho chega para o pai e pediu: - Papai, deixa eu ir à rua para ver o eclipse? O português coçou o bigode, olhou bem para o filho e, com um ar autoritário, disse: - Está bem, mas não chegue muito perto...”
  • “O genro chegou pra sogra dele e falou; Genro: nossa sogrinha, eu queria que a senhora fosse uma estrela! Sogra: Ai, é? Por quê? - Responde toda feliz. Genro: Porque a estrela mais próxima está a milhões e milhões de kms da terra...”
  • “O garoto apanhou da vizinha, e a mãe furiosa foi tomar satisfação: Por que a senhora bateu no meu filho? Ele foi mal-educado, e me chamou de gorda. E a senhora acha que vai emagrecer batendo nele?”

Charge e Cartum

Os cartuns e charges são gêneros jornalísticos que podem estar associados as anedotas. Na maioria das vezes eles têm o objetivo de levar o público leitor ao riso, utilizando temas da atualidade.

Assim, ambos usam humor e ironia geralmente relacionados às críticas de cunho social, político, etc.

Caiu no Enem!

Para compreender melhor o tema, veja o exercício abaixo que caiu no Enem em 2011:

No capricho

O Adãozinho, meu cumpade, enquanto esperava pelo delegado, olhava para um quadro, a pintura de uma senhora. Ao entrar a autoridade e percebendo que o cabôco admirava tal figura, perguntou: “Que tal? Gosta desse quadro?” E o Adãozinho, com toda a sinceridade que Deus dá ao cabôco da roça: “Mas pelo amor de Deus, hein, dotô! Que muié feia! Parece fiote de cruis-credo, parente do deus-me-livre, mais horríver que briga de cego no escuro.” Ao que o delegado não teve como deixar de confessar, um pouco secamente: “É a minha mãe.” E o cabôco, em cima da bucha, não perde a linha: “Mais dotô, inté que é uma feiura caprichada.”

BOLDRIN, R. Almanaque Brasil de Cultura Popular. São Paulo: Andreato Comunicação e Cultura, n o 62, 2004 (adaptado).

Por suas características formais, por sua função e uso, o texto pertence ao gênero

a) anedota, pelo enredo e humor característicos.
b) crônica, pela abordagem literária de fatos do cotidiano.
c) depoimento, pela apresentação de experiências pessoais.
d) relato, pela descrição minuciosa de fatos verídicos.
e) reportagem, pelo registro impessoal de situações reais.

Alternativa a) anedota, pelo enredo e humor característicos.

Leia também:

Daniela Diana
Daniela Diana
Licenciada em Letras pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) em 2008 e Bacharelada em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2014. Amante das letras, artes e culturas, desde 2012 trabalha com produção e gestão de conteúdos on-line.