5 passos para fazer um resumo top

Márcia Fernandes

Os resumos são uma excelente ajuda na hora de estudar. Com eles, você pode refrescar a memória e garantir que absorve a matéria de forma muito mais rápida.

Algumas dicas são essenciais na hora de fazer resumos e é por isso que o Toda Matéria está aqui para ajudar você a fazer o resumo ideal.

1. Grife os conceitos mais importantes

Estudante grifando texto

Há pessoas que precisam ler mais vezes para interiorizar o assunto tratado no texto, para outras, apenas uma leitura lenta e bem concentrada já é suficiente para assegurar o seu entendimento.

Uma boa dica é que, ao ler, você grife o texto com marcador, de forma a destacar o que é mais importante. Faça isso por parágrafos. Esse passo servirá para transcrever para outro suporte as ideias mais relevantes do conteúdo lido.

2. Escreva os pontos fundamentais

Mão escrevendo

Depois de ler e grifar os pontos fundamentais do texto, passe as ideias principais para outro suporte - computador ou caderno.

E se funcionar melhor para você, em vez de grifar o texto, pode experimentar concentrar-se na leitura e já ir transcrevendo o que for essencial.

Além de você estar concentrado na leitura, o fato de escrever o ajudará ainda mais a memorizar o conteúdo essencial do que está lendo.

3. Faça esquemas ou listas

Mapa mental do Feudalismo

Se você responde melhor aos estímulos visuais, essa dica é para você!

No computador ou numa folha de papel, desenhe o que estiver lendo de forma que faça sentido para você. Vale fazer esquemas e listas - tudo o que facilite a sua memória - usando palavras-chave.

O objetivo é que depois de ler e fazer os seus esquemas, você tenha um bom suporte para escrever um resumo com suas próprias palavras.

4. Explique em voz alta

Estudante falando em megafone

Esta é para quem tem memória auditiva. Ler em voz alta, ou ler e explicar o que leu, é uma ótima forma de conseguir captar o conteúdo mais relevante.

Com tudo fresquinho na memória, o próximo passo é organizar o que anotou e escrever o seu resumo. Computador ligado ou caderno aberto. Vamos a ele!

5. Organize as ideias e já está!

Desenho de lâmpadas representando ideias em quadro

Depois dos passos e dicas que te demos acima, escreva um pequeno texto coeso e coerente. Lembre-se que um resumo é uma compilação do conteúdo original, por isso, tem que ser bem menos extenso.

Além disso, é importante não acrescentar comentários pessoais - essa é uma característica da resenha crítica.

Por fim, leia. Confira se, apesar de resumido, o seu texto contempla os principais pontos contidos no texto original e, finalmente, se ele faz sentido para quem o lê.

Exemplos de resumos

Confira os resumos que selecionamos para você:

Resumo feito em lista

Resumo concordância nominal

Resumo feito em esquema

Resumo de Vanguardas europeias

Resumo de livros

Confira resumos de livros que o Toda Matéria preparou para você:

Márcia Fernandes
Márcia Fernandes
Professora, pesquisadora, produtora e gestora de conteúdos on-line. Licenciada em Letras pela Universidade Católica de Santos.