Textos Persuasivos

Daniela Diana
Daniela Diana
Professora licenciada em Letras

Os textos persuasivos são aqueles que tem como objetivo principal convencer o leitor, ou seja, induz o receptor a adotar certo comportamento.

Assim, a partir de um propósito bem definido, eles utilizam recursos persuasivos e um discurso argumentativo bem convincente. E sem nos dar conta disso, estamos todos os dias lendo textos persuasivos, seja a correspondência, os outdoors, as promoções de lojas, dentre outros.

Trata-se, portanto, de um tipo de modalidade textual muito utilizada pelos meios de comunicação, artigos científicos, textos publicitários, posto que seu principal intuito é fazer o leitor mudar seu comportamento.

De tal modo, um texto publicitário, com o propósito de vender um produto ou um serviço, tem de estar preparado para atingir seu público-alvo.

Parece uma tarefa simples, no entanto, são utilizados diversos recursos estilísticos e linguísticos para que você seja o novo comprador.

Sendo assim, o que pode parecer uma mensagem simples como “confira nossas novas promoções na loja online” por detrás dela, existem diversos recursos que podem estar associados ao texto verbal (por exemplo, o verbo no imperativo que denota ordem) e não-verbal, (como o uso de cores e imagens chamativas).

O público-alvo é o maior foco desses produtores de texto e, portanto, o texto tende a ser atrativo para o leitor. Assim, os emissores (escritores) possuem técnicas específicas para atingir o público, tendo um cuidado especial com os discursos, desde o uso de palavras, de imagens, a linguagem (formal e informal).

Características dos textos persuasivos

As principais características dos textos persuasivos são:

  • Convencer e seduzir o leitor
  • Utilização de recursos persuasivos
  • Forte argumentação
  • Textos atraentes
  • Uso de verbos no imperativo
  • Uso de adjetivos

Tipos e exemplos de textos persuasivos

Veja abaixo os principais tipos de textos persuasivos e alguns exemplos nos artigos:

Leia também:

Texto Dissertativo-Argumentativo

Texto Expositivo

Daniela Diana
Daniela Diana
Licenciada em Letras pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) em 2008 e Bacharelada em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2014. Amante das letras, artes e culturas, desde 2012 trabalha com produção e gestão de conteúdos on-line.