Texto Publicitário

Daniela Diana

O Texto Publicitário um tipo de texto veiculado em campanhas publicitárias e podem ser textos de natureza escrita, oral e visual.

Eles estão presentes no nosso cotidiano e possuem o intuito principal de convencer o leitor para a compra de produtos e/ou serviços.

Geralmente são encontrados nos meios de comunicação: jornal, revista, televisão, rádio, internet, outdoors, dentre outros.

Os textos publicitários são textos sugestivos, retóricos e persuasivos os quais contém uma linguagem sedutora para despertar nos consumidores o desejo de consumir.

Desse modo, são produzidos através da função conativa ou apelativa da linguagem, ou seja, a mensagem está centrada no receptor ou interlocutor com a finalidade de despertar emoções, sentimentos e sensações.

Observe que esse tipo de texto é muitas vezes cobrado nos vestibulares e sobretudo no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).

Lembre-se que os publicitários são as pessoas encarregadas de produzirem esse tipo de texto, ou seja, são os emissores (locutores) da linguagem publicitária dirigidas para determinado público-alvo.

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Características

As principais características do texto publicitário são:

  • Texto persuasivo com o objetivo de convencimento
  • Verbos no imperativo ou presente do Indicativo
  • Uso de expressão de chamamento: vocativo
  • Linguagem simples, coloquial, dinâmica e acessível
  • Presença de criatividade, humor e ironia
  • Intertextualidade (relação com outros textos)
  • Subjetividade e musicalidade
  • Uso de figuras e vícios de linguagem
  • Uso de rimas, neologismos, estrangeirismo, polissemia e trocadilhos
  • Função Apelativa da Linguagem
  • Utilização de estereótipos

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Estrutura

Os textos publicitários não seguem uma estrutura padrão e podem ser frases, textos visuais auditivos e escritos os quais utilizam a linguagem verbal e não-verbal.

Geralmente são textos curtos com o objetivo de vender algum produto e/ou serviço, e podem ser de diversos gêneros (argumentativos, narrativos ou descritivos) sendo que alguns deles incluem os três gêneros num só texto.

É muito comum encontrarmos os textos publicitários com imagem e textos. Observe que a imagem é um recurso muito importante dos textos publicitários, que tem a função principal de promover a marca e despertar no leitor a vontade de possuir tal produto ou serviço.

Podem apresentar títulos (na linguagem publicitária são chamados de “headline”) bem atrativos e criativos com presença de alguma das palavras-chave, com o intuito de chamar mais atenção do leitor para o que se pretende comercializar.

Em seguida, no corpo do texto será apresentada a ideia principal que apresentará descrições, narrações ou argumentos para a escolha da marca; e, por fim, a conclusão do pretendido seguidos da assinatura do anunciante da marca.

Os slogans são elementos fundamentais dos textos publicitários, posto que definem em poucas palavras (ou frases de efeito) a marca de maneira criativa e que aproxime o leitor da proposta publicitária.

Correspondem aos textos de fácil memorização, por exemplo, quando dizemos “Amo muito tudo isso” logo nosso pensamento nos leva a pensar na empresa de fast food “Mc Donalds”, que divulgou amplamente sua marca através desse slogan.

Leia Ambiguidade.

Daniela Diana
Daniela Diana
Licenciada em Letras pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) em 2008 e Bacharelada em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2014. Amante das letras, artes e culturas, desde 2012 trabalha com produção e gestão de conteúdos on-line.