Texto de Campanha Comunitária

Daniela Diana

Os Textos de Campanha Comunitária são aqueles utilizados com o intuito de esclarecer e atentar os interlocutores de uma comunidade sobre determinado assunto.

Por exemplo, Campanha de Combate as Drogas, Campanha sobre a Dengue, Campanha sobre o Tráfico de Pessoas, Campanha sobre a Prostituição Infantil, Campanha do Agasalho, dentre outros.

Resumo

Os textos de campanha comunitária surgem através da detecção de algum problema. Ou seja, uma demanda na comunidade (seja no campo social, político, cultural, saúde, educação, etc.), tal qual a campanha de vacinação realizada nas escolas, com o intuito de alertar a população de sua importância e assim, convidando-os a participarem e colaborarem com a causa.

Nesse caso, os textos de campanha comunitárias utilizam a função conativa da linguagem, onde o convencimento da população é uma característica importante.

Assim, os textos de campanha comunitária visam alertar a população sobre um assunto, focando na colaboração da população e na importância das ações de seus leitores (interlocutor).

São textos de caráter injuntivo, ou seja, sua função é instruir, orientar e explicar para os leitores sobre um tema importante para a comunidade.

Para tanto, são textos que podem apresentar a linguagem verbal e não verbal, promovendo um debate sobre o tema da atualidade e chamando a atenção para sua resolução.

Os suportes e veículos mais utilizados para a divulgação dos textos de campanha comunitária são os cartazes, outdoors, televisão, rádio, internet, dentre outros.

Embora sejam de caráter injuntivo, expositivo e informativo, podem apresentar argumentação e opinião dos autores, ou seja, eles podem também apresentar características dos textos dissertativos-argumentativos.

Os textos de campanhas comunitárias podem ser produzidos por diversas pessoas, ou seja, realizada após o trabalho em conjunto de uma equipe, por exemplo:

  • o pesquisador que levantou dados estatísticos sobre o assunto;
  • o entrevistador, que coletou informações nas entrevistas;
  • o divulgador, a pessoa que está encarregada de divulgar a campanha.

Características

As principais características dos textos de campanha comunitária são:

  • Texto injuntivo, informativo e/ou expositivo
  • Intenção persuasiva
  • Linguagem simples, objetiva, clara e acessível
  • Verbos no imperativo ou no presente do indicativo
  • Uso de metáforas e trocadilhos
  • Uso de imagens e outros recursos gráficos
  • Temas atuais e de interesse da população
  • Textos relativamente curtos

Estrutura

Geralmente, os textos de campanha comunitária, seguem a estrutura apresentada abaixo:

  • Apresentação: Introdução sobre o tema proposto. Geralmente são seguidos de um título em destaque, chamando a atenção do leitor para a importância do assunto tratado.
  • Desenvolvimento: Nesse momento, os produtores do texto focam em expor os objetivos da campanha, bem como os dados mais relevantes sobre o tema, orientando a população de seu benefício. Podem ser utilizados gráficos, infográficos, imagens, fotos, dentre outros recursos. Essa é a maior parte do texto em que deve conter todos os argumentos levantados.
  • Conclusão: geralmente esse tipo de texto termina convidando o leitor a participar de tal campanha. Podem ser acompanhados por contatos (números de telefone, e-mail, sites da web, dentre outros).

Como Fazer um Texto de Campanha Comunitária?

Para produzir um texto de campanha comunitária inicialmente delimite um tema relevante. Pesquise e levante dados sobre ele. Foque na importância e nos principais objetivos que apresentam seu projeto.

Imagine qual seria a melhor maneira de apresentá-lo ao público-alvo (público ao qual está destinado), seja os adolescentes, as crianças ou adultos. Para tanto, é muito importante observar a finalidade e o foco de sua campanha para a escolha da melhor linguagem.

As imagens são recursos muito utilizados que podem oferecer mais consistência ao estudo, os quais podem ser gráficos, infográficos, fotos, esquemas, dentre outros. Depois de analisado o material recolhido, desenvolva o texto segundo a estrutura proposta acima: apresentação, desenvolvimento e conclusão.

Exemplos

Segue abaixo dois exemplos de texto de campanha comunitária sobre o tema da dengue, dirigida à população brasileira em geral:

Texto de Campanha Comunitária

Texto de Campanha Comunitária

Exercício

Produza uma Campanha Comunitária com seus colegas sobre um tema atual que envolva a escola ou o bairro. Pode ser de uma demanda surgida, por exemplo, o Saneamento Básico no Bairro, o Uso de Drogas pelos Adolescentes, a Doação de Livros para a Biblioteca da Escola, A Inclusão dos Alunos Deficientes, dentre outros. Para facilitar o trabalho siga as dicas abaixo:

  • Qual o tema relevante escolhido para a campanha comunitária?
  • A qual público a campanha está destinada?
  • Qual objetivo e/ou finalidade da campanha?
  • Quais argumentos serão utilizados para atrair os leitores para participarem da campanha?
  • Quais imagens serão utilizadas na campanha?
  • Quais veículos ou suportes a campanha será apresentada?
Daniela Diana
Daniela Diana
Licenciada em Letras pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) em 2008 e Bacharelada em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2014. Amante das letras, artes e culturas, desde 2012 trabalha com produção e gestão de conteúdos on-line.