Tipos de Textos

Daniela Diana

Os tipos de textos são classificados de acordo com sua estrutura, objetivo e finalidade.

De acordo com a tipologia textual, eles são classificados em 5 tipos: texto narrativo, texto descritivo, texto dissertativo, texto expositivo e texto injuntivo.

1. Texto Narrativo

A marca fundamental do texto narrativo é a existência de um enredo, no qual são desenvolvidas as ações das personagens, marcadas pelo tempo e pelo espaço.

Assim, a narração engloba o que chamamos de 5 elementos da narrativa:

  1. Enredo: designa a história da narrativa. Dependendo de como a trama é contada, ele é classificado em dois tipos: enredo linear (sequência cronológica) e enredo não linear (não possui uma sequência cronológica).
  2. Narrador: também chamado de foco narrativo, representa a "voz do texto", ou seja, determina quem está contando a história. Os tipos de narrador são: narrador observador (não faz parte da história, sendo somente um observador), narrador personagem (faz parte da história) e narrador onisciente (conhece todos os detalhes da narração).
  3. Personagens: são aqueles que fazem parte da história e podem ser: personagens principais (protagonista e antagonista) ou personagens secundárias (adjuvante ou coadjuvante).
  4. Tempo: marca o momento em que a trama está sendo desenvolvida. Ele é dividido em dois tipos: tempo cronológico e tempo psicológico.
  5. Espaço: representa o local (ou locais) onde se desenvolve a história e que pode ser: físico, psicológico ou social.

Estrutura dos textos narrativos

Os textos narrativos possui uma estrutura básica: apresentação, desenvolvimento, clímax e desfecho.

  • Apresentação: trata-se da introdução do texto, onde são apresentadas algumas de suas principais características como o tempo, o espaço e as personagem que fazem parte da trama.
  • Desenvolvimento: designa a maior parte do texto, onde são desenvolvidas as ações das personagens numa sequência de acontecimentos.
  • Clímax: representa a parte mais emocionante, surpreendente e tensa da narrativa.
  • Desfecho: é a parte final da trama, determinada pelo arremate de toda a história. Nela, é revelada o destino das personagens.

Alguns exemplos de textos narrativos

  • Conto
  • Fábula
  • Romance
  • Novela
  • Crônica

Exemplo de texto narrativo

Para entender melhor esse tipo de texto, segue abaixo um exemplo de uma fábula do escritor grego Esopo:

A Rã e o Boi

Uma rã estava no prado olhando um boi e sentiu tal inveja do tamanho dele que começou a inflar para ficar maior.

Então, outra rã chegou e perguntou se o boi era o maior dos dois.

A primeira respondeu que não – e se esforçou para inflar mais.

Depois, repetiu a pergunta:

– Quem é maior agora?

A outra rã respondeu:

– O boi.

A rã ficou furiosa e tentou ficar maior inflando mais e mais, até que arrebentou.

Moral da história: Quem tenta parecer maior do que é se arrebenta.

Saiba tudo sobre esse tipo de texto:

2. Texto Descritivo

O texto descritivo é um tipo de texto que apresenta a descrição de algo, seja de uma pessoa, um objeto, um local, etc. Assim, ele expõe apreciações, impressões e observações de algo indicando os aspectos, as características, os detalhes singulares e os pormenores.

Alguns recursos linguísticos relevantes na estruturação dos textos descritivos são: a utilização de adjetivos, verbos de ligações, metáforas e comparações.

Estrutura dos textos descritivos

De forma geral, os textos descritivos seguem a estrutura básica:

  • Introdução: apresentação sobre o que (ou quem) será descrito.
  • desenvolvimento: realização da descrição (objetiva ou subjetiva) de algo.
  • conclusão: término da descrição.

Tipos de textos descritivos

A descrição é classificada de 2 formas:

  1. Descrição objetiva: descrição realista ou denotativa sobre algo sem que haja algum juízo de valor.
  2. Descrição subjetiva: descrição que envolve as impressões pessoais do autor e, por isso, apresenta o sentido conotativo da linguagem.

Alguns exemplos de textos descritivos

  • Diário
  • Relatos
  • Biografia
  • Notícia
  • Cardápio

Exemplo de texto descritivo

A Carta de Pero Vaz de Caminha é um relato de viagem, sendo, portanto, um exemplo de descrição:

"Também andavam, entre eles, quatro ou cinco mulheres moças, nuas como eles, que não pareciam mal. Entre elas andava uma com uma coxa, do joelho até o quadril, e a nádega, toda tinta daquela tintura preta; e o resto, tudo da sua própria cor. Outra trazia ambos os joelhos, com as curvas assim tintas, e também os colos dos pés; e suas vergonhas tão nuas e com tanta inocência descobertas, que nisso não havia nenhuma vergonha. Também andava aí outra mulher moça com um menino ou menina ao colo, atado com um pano (não sei de quê) aos peitos, de modo que apenas as perninhas lhe apareciam. Mas as pernas da mãe e o resto não traziam pano algum."

Entenda tudo sobre as características desse tipo textual:

3. Texto Dissertativo

O texto dissertativo busca defender uma ideia e, logo, é baseado na argumentação e no desenvolvimento de um tema. Geralmente, os textos dissertativos-argumentativos, além de serem opinativos, buscam persuadir o leitor.

Estrutura dos textos dissertativos

A estrutura dos textos dissertativos é dividida em três partes fundamentais:

  1. Introdução: também chamada de tese, essa é uma pequena parte do texto que apresenta a ideia, o tema ou assunto principal que será dissertado.
  2. Desenvolvimento: também chamada de antítese (ou anti tese), é a maior parte do texto em que é apresentado os argumentos contra e a favor sobre o tema.
  3. Conclusão: também chamada de nova tese, essa parte sugere uma nova ideia, que pode ser uma solução sobre o tema exposto.

Tipos de textos dissertativos

Os textos dissertativos são classificados de duas maneiras:

  1. Dissertativo-expositivo: foco na exposição de alguma ideia, fato, tema ou assunto. Nesse caso, não há a intenção de persuadir o leitor.
  2. Dissertativo-argumentativo: a persuasão é o principal ponto dessa categoria de textos dissertativos. Assim, o uso de argumentações e contra argumentações são fundamentais.

Alguns exemplos de textos dissertativos

  • Resenha
  • Artigo
  • Ensaio
  • Monografia
  • Editorial

Exemplo de texto dissertativo

O exemplo abaixo é um editorial da seção Tecnologia do jornal Correio braziliense.

App criado por publicitário "paga" para usuário assistir a propagandas

No app Curió, os usuários assistem a conteúdos publicitários de forma voluntária e ganham pontos para trocar por brindes

Há dois anos, o aplicativo Curió veicula publicidade de uma forma diferente e inovadora. O empresário e criador do app, Jean Silva, 33 anos, observou que os meios tradicionais de divulgação publicitária não surtem o efeito desejado, porque o consumidor passou a ignorar as propagandas difundidas em quantidades exageradas nas redes sociais.

"A nossa aposta é pagar pelo tempo do espectador. O usuário assistirá à propaganda de maneira voluntária e ganhará moedas (curiós) para trocar por prêmios na plataforma", explica Silva.

O nome Curió teve inspiração tanto no pássaro brasileiro quanto na curiosidade inerente a todo ser humano. "O que nos motiva é poder fazer parte da vida de cada "curioso" que já abriu um sorriso e se emocionou no fim daquele filme e se sentiu valorizado por interagir com os nossos anunciantes."

Pesquisas e vale-compras

Além de assistir às propagandas para ganhar os curiós, o consumidor também pontua quando responde a pesquisas e adquire um vale-compra pelo app. De acordo com Jean Silva, nas plataformas digitais, os valores para veicular uma propaganda ficaram muito mais baixos, e o tempo de exposição, maior. Logo, quando o usuário ignora, mais propagandas são colocadas e, assim, se constrói um ciclo sem tanta lucratividade.

Em uma pesquisa realizada pelos desenvolvedores do Curió, o resultado de efetividade das peças publicitárias é 10 vezes maior no app, em relação ao Instagram e YouTube.

(Ana Clara Avendaño, Correio Braziliense 26/05/2020)

Entenda mais sobre esse tipo de texto:

4. Texto Expositivo

O texto expositivo pretende apresentar um tema a partir de recursos como a conceituação, a definição, a descrição, a comparação, a informação e enumeração. Dessa forma, o objetivo central do emissor é explanar, discutir e explicar sobre um determinado assunto.

Tipos de textos expositivos

Os textos expositivos são classificados em dois tipos:

  1. Texto informativo-expositivo: tem como objetivo a transmissão de informações, sem que haja juízo de valor.
  2. Texto expositivo-argumentativo: foca na exposição de tema com defesa de opinião.

Alguns exemplos de textos expositivos

  • Seminários
  • Entrevistas
  • Palestras
  • Enciclopédia
  • Verbete de dicionário

Exemplo de texto expositivo

Para entender melhor sobre esse tipo de texto, confira abaixo o verbete do dicionário online de português (Dicio) sobre a palavra disruptivo.

Significado de Disruptivo

adjetivo
Que provoca ou pode causar disrupção; que acaba por interromper o seguimento normal de um processo; interruptivo, suspensivo.
Que tem capacidade para romper ou alterar; que rompe.

[Eletricidade] Que causa a restauração súbita de uma corrente elétrica, provocando faíscas e gastando a energia que estava acumulada.

[Hidráulica] Que provoca uma alteração ao redor daquilo que obstrui o escoamento de fluidos.

expressão

Tecnologia Disruptiva. Designação atribuída a uma inovação tecnológica (produto ou serviço) capaz de derrubar uma tecnologia já preestabelecida no mercado.

Etimologia (origem da palavra disruptivo). Do francês distuptif.

Saiba mais sobre esse tema:

5. Texto Injuntivo

O texto Injuntivo ou instrucional está pautado na explicação e no método para a realização de algo.

Assim, um dos recursos linguísticos marcantes desse tipo de texto é a utilização dos verbos no imperativo, de modo a indicar uma "ordem".

Exemplos de textos injuntivos

  • Regulamento
  • Propaganda
  • Receita culinária
  • Bula de remédio
  • Manual de instruções

Exemplo de texto injuntivo

Segue abaixo parte do manual de instruções do Jogo da Vida, um dos Brinquedos Estrela:

Dia do Juízo

Todos são obrigados a parar no Dia do Juízo para ganhar $48.000 por cada filho, pagar todas as notas promissórias – caso tiver – e decidir se vai tentar ser:

1) Milionário: quem achar que tem dinheiro suficiente para ganhar o jogo.

2) Magnata: é a escolha para quem acha que não tenho dinheiro suficiente e resolve arriscar tudo! O competidor declara sua decisão a todos, escolhe um número e gira a roleta. Se cair o número escolhido, ele será o vencedor. Do contrário, o banqueiro recolhe seu dinheiro e ele vai à falência.

Caso ninguém se torne magnata, a rodada termina quando o último jogador for à falência ou ficar milionário. Então, todos devem contar seu dinheiro. O jogador que tiver mais dinheiro ganha o Jogo da Vida.

Entenda tudo sobre o texto injuntivo.

Os tipos textuais e os gêneros textuais

Os tipos de textos reúnem 5 tipos (narrativo, descritivo, dissertativo, expositivo e injuntivo) sendo caracterizados por conterem um objetivo e uma estrutura geralmente fixa.

Já os gêneros textuais são estruturas que surgem dos tipos de textos. Eles são classificados de acordo com suas características relacionadas com a linguagem utilizada bem como seu conteúdo.

Assim, além dos citados acima, existem muitos tipos de gêneros textuais, por exemplo:

  • Gêneros textuais narrativos: lendas e contos de fada.
  • Gêneros textuais descritivos: currículo e anúncio de classificados.
  • Gêneros textuais dissertativos: dissertação de mestrado e tese de doutorado.
  • Gêneros textuais expositivos: conferências e colóquios.
  • Gêneros textuais injuntivos: carta aberta e texto prescritivo.

Leia também:

Daniela Diana
Daniela Diana
Licenciada em Letras pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) em 2008 e Bacharelada em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2014. Amante das letras, artes e culturas, desde 2012 trabalha com produção e gestão de conteúdos on-line.