Texto Didático

Daniela Diana

O texto didático é um gênero textual com objetivos pedagógicos. É disposto de maneira a que todos os leitores tenham a mesma conclusão. Por este motivo, é considerado um texto utilitário.

A construção de um texto didático é feita de maneira conceitual, primando pela necessidade do interlocutor de compreender o assunto exposto com base.

Conceito

Na forma de apresentação das informações, o texto didático considera os conhecimentos prévios ou não do interlocutor.

Ou seja, quando o interlocutor não tem conhecimentos prévios sobre o assunto, o tema é apresentado e destrinchado de acordo com o nível de entendimento.

O mesmo ocorre quando já há algum tipo de conhecimento prévio. Nesse caso, a mensagem é adaptada ao nível das informações adquiridas previamente pelo leitor.

É preciso ter em mente que um texto didático não é figurativo e, por este motivo, os termos são empregados de maneira exata.

Esse é o tipo de texto utilizado em livros didáticos, por exemplo, artigos científicos e programas de educação.

Características

  • Objetividade
  • Impessoalidade
  • Linguagem acessível ao nível de conhecimento do leitor
  • Abordagem que permite uma única e específica interpretação
  • Frequentemente usado em programas de ensino-aprendizagem
  • Adaptação dos sentidos para a mais clara compreensão da mensagem
  • Coesão

Exemplos de texto didático

Água

A água é um recurso natural abundante, porém finito. Isto quer dizer que pode acabar se não for bem cuidada e, por isso, devemos utilizá-la com responsabilidade. Nem toda a água do planeta pode ser usada para consumo humano. Somente 2% está disponível para este fim.

Segundo a ONU (Organização Mundial das Nações), o consumo da água aumentou muito no século 21. Sem alternativa para aumentar a oferta de água disponível ao consumo, a melhor maneira de oferecer o recurso a todos é poupar.

Hoje, o Brasil detém 15% da água doce do Planeta. Entre as principais fontes de água potável no País está o Aquífero Guarani, que ocupa dois terços de todo o território nacional, dividido entre os estados de Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Saúde no Brasil

A saúde é direito de todos e dever do Estado. É com base nesse princípio constitucional que foi elaborado o SUS (Sistema Único de Saúde), o programa federal brasileiro que concentra a prevenção, atenção e tratamento à saúde do brasileiro.

O programa é considerado um dos mais sofisticados do mundo em termos de garantia dos direitos do cidadão, contudo é penalizado pela administração deficitária, má distribuição de recursos e desvio das verbas que deveriam ser direcionadas ao programa.

Sociedade

Sociedade é a denominação dada ao conjunto de pessoas que compartilha o mesmo espaço geográfico ao mesmo tempo e, por este motivo, também partilham de regras de convivência.

A sociedade resulta da experiência de vida coletiva, de pessoas que têm em comum características semelhantes de convívio.

Quer saber mais sobre produção de texto? Leia também:

Daniela Diana
Daniela Diana
Licenciada em Letras pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) em 2008 e Bacharelada em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2014. Amante das letras, artes e culturas, desde 2012 trabalha com produção e gestão de conteúdos on-line.