Texto

Márcia Fernandes
Revisão por Márcia Fernandes
Professora licenciada em Letras

Texto é uma forma de nos expressarmos, ou seja, de transmitir uma mensagem a alguém. Os textos podem ser verbais, quando utilizam palavras, e podem ser não-verbais, quando utilizam cores, texturas, gestos e sons em vez de palavras.

Texto verbal e Texto não-verbal

Texto verbal é o que transmite uma mensagem utilizando palavras.

Exemplos de textos verbais: crônicas, relatórios, palestras, receitas e manuais de instrução.

Texto não-verbal é o que transmite uma mensagem utilizando cores, texturas, gestos e sons em vez de palavras.

Exemplos de textos não-verbais: placas de trânsito, fotos, quadros, apitos do guarda, gesto do dedo indicador na frente dos lábios (silêncio).

Relação entre Texto e Contexto

O texto faz uma relação importante com o contexto. Uma lista de compras é um texto se ela fizer sentido para quem a recebe, ou seja, de acordo com o seu contexto.

O contexto é o grupo de elementos que permitem compreender uma mensagem. Situação, participantes, finalidade são características do contexto.

Se você encontrar uma lista de compras num ônibus, não pode considerá-la um texto, porque não faz sentido para você, ou seja, está fora do seu contexto.

O mesmo acontece com a palavra "silêncio" nas paredes dos hospitais, está atrelado ao contexto e, por isso, é considerada um texto.

Dessa maneira, fica claro que os textos podem ser curtos, com somente uma palavra, ou expresso por meio de um conjunto delas. Contudo, devemos ter atenção às características e os critérios essenciais de um texto.

Sendo assim, o texto não é um emaranhado de frases, e para que ele seja efetivado existem dois critérios fundamentais: a coesão e coerência.

Tipos de texto e Gêneros textuais

Existem 5 tipos de textos: narrativo, descritivo, argumentativo, expositivo e injuntivo. Essa tipologia é dada de acordo com a finalidade e a estrutura de um texto.

Enquanto existem apenas 5 tipos de texto, existem inúmeros gêneros textuais. Gêneros textuais são as diferentes formas de texto usadas para transmitir as mensagens que pretendemos aos seus receptores.

Tipos de texto Gêneros textuais de acordo com os tipos de texto
Narrativo romance, novela, crônica, contos de fada, fábula, lenda
Descritivo diário, relato, currículo, lista de compras, cardápio, anúncio de classificados
Argumentativo editorial jornalístico, carta de opinião, resenha, artigo, ensaio, monografia, dissertação de mestrado e tese de doutorado
Expositivo seminário, palestra, conferência, entrevista, enciclopédia, verbetes de dicionários
Injuntivo propaganda, receita culinária, bula de remédio, manual de instruções, regulamento

É importante ressaltar que um gênero textual pode pertencer a mais de um tipo de texto. Por exemplo, um manual de instruções apresenta uma lista que indica os objetos que acompanham o equipamento (texto descritivo) e também apresenta o modo de instalação ou de utilização do equipamento (texto injuntivo).

Diferença entre Textos literários e Textos não literários

A principal diferença entre os textos literários e não literários é a linguagem utilizada.

Os textos literários utilizam linguagem conotativa, que transmite uma mensagem com diferentes interpretações possíveis e que vão além do sentido que têm no dicionário.

Exemplos de textos literários: poemas, músicas e fábulas.

Os textos não literários utilizam linguagem denotativa, que transmite uma mensagem que não deixe espaço para outras interpretações.

Exemplos de textos não literários: notícias, livros didáticos e dicionários.

Aprofunde os seus estudos com:

Referências Bibliográficas

FERRARA, Lucrécia D'aléssio. Leitura Sem Palavras. 4. ed. São Paulo: Ática, 2006.

KOCH, Ingedore G. Villaça. Desvendando os segredos do texto. São Paulo: Cortez, 2018.

Márcia Fernandes
Revisão por Márcia Fernandes
Professora, produz conteúdos educativos (de língua portuguesa e também relacionados a datas comemorativas) desde 2015. Licenciada em Letras pela Universidade Católica de Santos (habilitação para Ensino Fundamental II e Ensino Médio) e formada no Curso de Magistério (habilitação para Educação Infantil e Ensino Fundamental I).
Daniela Diana
Edição por Daniela Diana
Licenciada em Letras pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) em 2008 e Bacharelada em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2014. Amante das letras, artes e culturas, desde 2012 trabalha com produção e gestão de conteúdos on-line.