Descrição: entenda o que é (com exemplos)

Márcia Fernandes
Márcia Fernandes
Professora licenciada em Letras

Descrição é o tipo de texto que fornece características sobre algo ou alguém. Assim, a descrição propicia à pessoa que a lê ou a que ouve imaginar com facilidade o que está sendo descrito - objetos, lugares, acontecimentos ou pessoas, por exemplo.

A pessoa que descreve, capta as suas impressões e as transmite ao leitor ou ouvinte. A descrição pode contemplar aquilo que vemos - que são as características físicas - e o que apenas se sente ou se percebe - que são as características psicológicas.

Há dois tipos de descrição: objetiva e subjetiva. A descrição objetiva é imparcial, enquanto a descrição subjetiva transmite a opinião de quem descreve.

Uma descrição pode ser feita por via oral, textual ou visual e pode estar presente numa conversa, num texto ou numa imagem.

Exemplos de descrição

Exemplo de uma descrição oral:

— Podemos nos encontrar amanhã às 10h00 em frente aquele restaurante que abriu no centro da cidade, que fica ao lado da biblioteca. O que acha?
— Sim, pode ser. Mas, como saberei quem é você?
— Bem, como você sabe, sou de média estatura, magro e tenho cabelos escuros. Vou vestir calças jeans e uma camisa verde escura. Terei uma maleta preta nas mãos.

Exemplo de uma descrição textual:

Este é o João. Ele trabalha no departamento comercial há um ano. Sua mesa fica ao lado da minha. O João vem para o trabalho de ônibus e chega à empresa antes das 9h00. Costuma almoçar no restaurante da esquina e sai às 18h00. No final do dia, vai para casa de carona com o primo.

Exemplo de uma descrição visual:

silhueta de crianças divertindo-se na praia
Esta foto descreve um momento feliz

Descrição objetiva

A descrição objetiva não considera as sensações de quem descreve. Ela caracteriza-se por ser imparcial, ou seja, isenta de comentários e de opiniões.

Exemplo de descrição objetiva:

"A cidade é pequena e pacata. Lá todas as pessoas se conhecem. O que há na cidade se resume em praticamente algumas lojas, uma escola, uma igreja e uma praça."

Importa referir que mesmo que se trate de uma descrição objetiva, o que é descrito depende da escolha do descritor.

Assim, o descritor acima optou por falar do tamanho e do que havia na cidade. Mas podia ter escolhido falar do número e do costumes dos seus habitantes.

Descrição subjetiva

A descrição subjetiva contempla as sensações de quem descreve, sendo transformada por seus sentimentos e emoções. Ela caracteriza-se por conter comentários e opiniões, o que é feito mediante a utilização constante de adjetivos.

Exemplo de descrição subjetiva:

"A bonita cidade é pequena e pacata. Lá todas as pessoas se conhecem. O que há na cidade se resume em praticamente algumas poucas lojas, uma escola muito boa, uma igreja lindíssima e uma praça muito florida."

Continue aprendendo com:

Márcia Fernandes
Márcia Fernandes
Professora, produz conteúdos educativos (de língua portuguesa e também relacionados a datas comemorativas) desde 2015. Licenciada em Letras pela Universidade Católica de Santos (habilitação para Ensino Fundamental II e Ensino Médio) e formada no Curso de Magistério (habilitação para Educação Infantil e Ensino Fundamental I).