Descrição

Márcia Fernandes

Descrição é o mesmo que detalhar, mostrar ou tornar conhecidas as características de algo ou alguém, o que pode ser feito por via oral, textual ou visual.

A descrição pode estar presente numa conversa, num texto ou numa imagem. Com exemplos, fica mais fácil entender.

Exemplos de descrição oral, textual e visual

Exemplo de uma Descrição Oral:

— Podemos nos encontrar amanhã às 10h00 em frente aquele restaurante que abriu no centro da cidade, que fica ao lado da biblioteca. O que acha?
— Sim, pode ser. Mas, como saberei quem é você?
— Bem, como você sabe, sou de média estatura, magro e tenho cabelos escuros. Vou vestir calças jeans e uma camisa verde escura. Terei uma maleta preta nas mãos.

Exemplo de uma Descrição Textual:

Este é o João. Ele trabalha no departamento comercial há um ano. Sua mesa fica ao lado da minha. O João vem para o trabalho de ônibus e chega à empresa antes das 9h00. Costuma almoçar no restaurante da esquina e sai às 18h00. No final do dia, vai para casa de carona com o primo.

Entenda melhor este gênero textual em Texto Descritivo.

Exemplo de uma Descrição Visual:

DescriçãoEsta foto descreve um momento feliz

Os 2 tipos de descrição

Não há apenas uma forma de descrever algo. A descrição está sujeita ao conhecimento e às próprias impressões de quem descreve. Há dois tipos: Descrição Objetiva e Descrição Subjetiva.

1. Descrição Objetiva

A descrição objetiva transmite de forma imparcial as características de algo, se limita aos fatos da forma mais objetiva possível.

Exemplo de descrição objetiva:

"A cidade é pequena e pacata. Lá todas as pessoas se conhecem. O que há na cidade se resume em praticamente algumas lojas, uma escola, uma igreja e uma praça."

Importa referir que mesmo que se trate de uma descrição objetiva, o que é descrito depende da escolha do descritor.

Assim, o descritor acima optou por falar do tamanho e do que havia na cidade. Mas podia ter escolhido falar do número e do costumes dos seus habitantes.

2. Descrição Subjetiva

A descrição subjetiva transmite a opinião do descritor. Por esse motivo, é corrente o uso de adjetivos.

Exemplo de descrição subjetiva:

"A bonita cidade é pequena e pacata. Lá todas as pessoas se conhecem. O que há na cidade se resume em praticamente algumas poucas lojas, uma escola muito boa, uma igreja lindíssima e uma praça muito florida."

Continue sua pesquisa:

Descrição Objetiva e Descrição Subjetiva

Descrição: tudo que precisa saber

Márcia Fernandes
Márcia Fernandes
Professora, pesquisadora, produtora e gestora de conteúdos on-line. Licenciada em Letras pela Universidade Católica de Santos.