Redação dissertativa: como fazer?

Márcia Fernandes

Redação dissertativa, ou texto dissertativo, é o tipo de texto que apresenta argumentos e expõe ideias acerca de um tema proposto, que é o problema.

Esse tipo de redação também é chamada de dissertativa-argumentativa e é o exigido na redação do Enem e de vestibulares.

A exposição de ideias faz com que um texto seja dissertativo, enquanto a parte em que tentamos convencer o leitor acerca das ideias apresentadas nele torna o texto argumentativo.

Dicas para uma boa redação dissertativa

Fazer uma boa redação dissertativa requer alguns cuidados. Para ajudar você nessa tarefa, o Toda Matéria tem algumas dicas para você:

  • Escreva sem erros ortográficos e não use gírias;
  • Redija um texto coeso e coerente. Para tanto, a dissertação deve seguir a seguinte estrutura: introdução, desenvolvimento, conclusão;
  • Não fuja do tema;
  • Mostre conhecimento, citando autores e sua ideias, filmes, acontecimentos históricos, entre outros.
  • Leia, porque ler é fundamental para escrever bem. Quem lê, exercita a memória e se torna mais capaz de escrever as palavras corretamente, aprende formas de redigir um texto coeso e coerente, além do que sabe o que escrever, afinal a leitura aumenta o repertório sociocultural das pessoas.

Introdução de redação dissertativa

O que é? A introdução contextualiza o leitor para o assunto que será abordado na redação e indica qual o tema tratado, que é o mesmo que um problema para o qual precisamos apresentar uma solução.

Como fazer? Depois de ler a proposta da redação, anote todas as ideias que surgirem na sua cabeça de forma aleatória. Quanto mais ideias, melhor!

Muitas pessoas cometem o erro de querer elaborar as melhores frases e acabam se esquecendo das outras ideias, porque ficaram se preocupando apenas com a melhor forma de escrever a primeira delas.

Desenvolvimento de redação dissertativa

O que é? O desenvolvimento desdobra as ideias apresentadas na introdução, mostrando a visão de quem escreve, ou seja, a sua tese.

Como fazer? Nesse momento você deve organizar as ideias apresentadas na introdução.

Depois de ter escrito tudo o que lembrou, pode escolher as ideias que fazem mais sentido, afinal se estiver fazendo uma prova não terá tempo para escrever sobre cada uma que a inspiração trouxe para você.

Desenvolva as suas ideias, ao mesmo tempo em que constrói seu pensamento de forma coesa e coerente.

Conclusão de redação dissertativa

O que é? A conclusão apresenta a solução para o problema que você apresentou e para a tese que desenvolveu.

Como fazer? Não seja repetitivo, a conclusão deve retomar o tema, mas principalmente acrescentar à redação as suas sugestões críticas para explicar como algo pode ser resolvido, ou seja, a proposta de intervenção.

Temos certeza de que estes textos podem te ajudar mais ainda:

Redação dissertativa pronta: exemplo

Com o tema da redação do Enem 2018 “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”, confira a redação da participante Carolina Mendes Pereira, que tirou nota 1000:

Redação Enem 2018 nota 1000

Análise da introdução

Na primeira frase, a participante contextualizou o assunto, citando plataformas digitais. E mesmo antes de citar o tema, mostrou seu repertório sociocultural ao mencionar Gilberto Gil e sua canção “Pela Internet”.

Na sequência, o autor da redação indica as ideias que serão abordadas no seu texto: 1) avanço de algoritmos e mecanismo de controle de dados, 2) restrição e direcionamento de notícias e produtos culturais, 3) olhar crítico.

exemplo de introdução

Análise do desenvolvimento

Depois de apresentar as suas ideias na introdução, nos parágrafos seguintes a participante explica cada uma delas.

Primeiro, relativamente à restrição e direcionamento de notícias e produtos culturais (ideia número 2), a autora fala como o panorama apresentado restringe a cidadania, mais uma vez mostrando conhecimento ao citar Habermas, e já se posiciona de maneira crítica (ideia número 3).

No terceiro parágrafo, a autora desenvolve a ideia referente ao que pensa acerca do avanço de algoritmos e mecanismo de controle de dados (ideia número 1), cita o filósofo Stuart-Hall e mostra o seu olhar crítico (ideia número 3).

desenvolvimento de redação

Análise da conclusão

O parágrafo final apresenta medidas para mitigar o problema exposto ao longo da redação, cujas ideias são: responsabilizar as instituições escolares pela educação digital de seus alunos e a promoção de palestras com profissionais para orientar como lidar com a manipulação e controle de dados.

conclusão de redação

Não pare por aqui. Tem mais textos muito úteis para você:

Márcia Fernandes
Márcia Fernandes
Professora, pesquisadora, produtora e gestora de conteúdos on-line. Licenciada em Letras pela Universidade Católica de Santos.