Como fazer o desenvolvimento de uma Redação

Daniela Diana

O desenvolvimento é um dos três elementos principais da redação, seja ela narrativa, descritiva, dissertativa argumentativa ou explicativa.

Em qualquer uma das formas é preciso:

  • Expressar-se com eficácia
  • De maneira gramaticalmente correta
  • Usar de originalidade e criatividade
  • Seguir o contexto do tema

A escrita exige fluidez como forma de informar e permitir ao leitor que entenda e reflita sobre o tema proposto.

Para maior eficácia, há dicas que podem ser usadas em qualquer uma das modalidades de redação.

Planejamento

O planejamento é elemento fundamental para o sucesso de uma boa redação. Integra a pré-escrita e começa com a busca por informações sobre o tema a ser desenvolvido.

Após o conhecimento substancial o suficiente para discorrer o texto, é preciso elaborar os esquemas de encadeamento do tema.

Assim, quem escreve divide o que será e como será abordado no decorrer do tema conforme a ordem de importância e o significado.

Exemplo:

Tema: feminismo

Esquema de planejamento: verificar quais são as bases históricas do feminismo, autores que tratam do assunto e a evolução do tema ao longo da história. Buscar dados da atualidade sobre o tema e situações que o envolvem.

Anotar em tópicos o que considera importante;
Fazer um conjunto ou esqueleto do que considera importante ser abordado.

Veja também:

Escrevendo a redação

A redação precisa gerar ideias e, para isso, é preciso ter argumentos. No texto dissertativo-argumentativo é preciso selecionar as ideias e revelar ao leitor o assunto por meio de subsídios que foram reunidos na pesquisa e no planejamento.

As ideias precisam ser desenvolvidas com base em um plano textual:

  • Estabelecer a cronologia
  • Estabelecer a hierarquia
  • Articular os parágrafos - ser coeso

Importante: parágrafos articulados corretamente e bem elaborados permitem a identificação do chamado tópico frasal, que é a sentença onde está exposta e sintetizada a ideia mais relevante.

O leitor precisa ser apresentado a uma sequencia lógica para desta maneira compreender e ser levado a refletir sobre o tema.

Quer entender como escrever melhor a redação? Leia também:

Daniela Diana
Daniela Diana
Licenciada em Letras pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) em 2008 e Bacharelada em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2014. Amante das letras, artes e culturas, desde 2012 trabalha com produção e gestão de conteúdos on-line.