Palavras para começar uma redação

Daniela Diana

As palavras ou frases para começar uma redação estão relacionadas com o propósito estabelecido e que pode ser:

  • definir algo
  • se opor a uma ideia
  • abordar sobre uma pesquisa
  • questionar sobre algo
  • relacionar ideias
  • comentar um fato histórico

Por isso, é necessário saber definir os argumentos que serão utilizados, pois a introdução de um texto é uma das partes mais importantes. É nesse momento que o leitor ficará (ou não) interessado em ler o texto até o final.

Lembre-se que para fazer uma boa redação é fundamental a coesão e a coerência. A primeira está relacionada com a conexão entre as frases, os períodos e os parágrafos. Já a segunda, foca na relação lógica das ideias de um texto.

Então, confira abaixo uma lista de palavras e frases prontas que podem ajudar a começar uma redação com muito estilo.

1. Atualmente

Atualmente, o home office é uma realidade para muitas pessoas. O trabalho que era realizado num espaço físico definido, agora deve ser realizado de casa.

2. Hoje em dia

Hoje em dia é possível encontrar diversos cursos on-line como cursos técnicos, de graduação e pós-graduação.

3. Recentemente

Recentemente, muitas pesquisas na área da saúde estão sendo feitas por conta da pandemia do Coronavírus.

4. No passado

No passado, as crianças costumavam brincar com os amigos na rua ou em lugares abertos. Infelizmente, hoje em dia elas permanecem em casa jogando vídeo game.

5. Há muito tempo

Há muito tempo, a filosofia era baseada nos elementos da natureza - água, terra, fogo e ar - e seus fenômenos.

6. No século

No século XIV, a peste-negra que assolou a população europeia foi considerada uma das piores epidemias da história da humanidade.

7. Em primeiro lugar

Em primeiro lugar, devemos lembrar que o petróleo passou por diversas crises na história, sendo que todas elas ocorreram após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

8. Primeiramente

Primeiramente, considera-se a depressão uma das piores doenças deste século tendo com sintomas a letargia, a irritabilidade, a falta de apetite, insônia, dentre outros.

9. É provável

É provável que após esse momento de crise, a taxa de desemprego e a desigualdade social aumentem no mundo.

10. Possivelmente

Possivelmente estamos diante de uma nova era, onde as pessoas estão mais conscientes da importância do meio ambiente para a vida na terra.

11. Certamente

Certamente o governo dos Estados Unidos sofrerá a maior crise associada ao petróleo, visto que o preço do barril nunca atingiu um valor negativo na história.

12. Por certo

Por certo o mundo deverá mudar após esse momento de crise, visto que as pessoas estão deixando de fazer as coisas como faziam antes.

13. Sem dúvida

Sem dúvida, o racismo ainda é um grande problema no país que afeta a maioria da população carente.

14. Com o propósito de

Com o propósito de alavancar as vendas de produtos no Brasil, o marketing direto tem se mostrado muito eficaz, demonstrado assim, a importância das relações entre vendedor e cliente.

15. Com o intuito de

Com o intuito de melhorar a educação no país, muitos programas do Ministério da Educação são propostos com foco em resolver o problema de analfabetismo no Brasil.

16. Em razão

Em razão da descontinuidade do programa de políticas públicas e administrativas no Brasil, os cidadãos estão cada vez mais preocupados com as consequências que isso pode trazer.

17. Em virtude

Em virtude dos resultados das pesquisas realizadas sobre a alimentação das populações carentes, ficou claro que é necessário repensar o modelo de ações futuras.

18. Como resultado da pesquisa

Como resultado da pesquisa realizada na Universidade de Michigan, a preocupação se volta para a qualidade dos alimentos consumidos que contém agrotóxicos e podem causar diversas doenças nos seres humanos.

19. Pode se afirmar que

Pode-se afirmar que o Brasil é um país com dimensões continentais, o qual possui as maiores reservas de água doce do planeta.

20. Em vista da atual situação

Em vista da situação causada pelas enchentes no começo do ano de 2019 no Brasil, diversas casas foram destruídas e, consequentemente, muitas pessoas ainda estão desabrigadas.

21. Tendo em conta

Tendo em conta o crescimento de ONGs na área ambiental no Brasil bem como o fortalecimento das políticas ambientais e sociais, diversas empresas estão apostando em programas com foco na conscientização da população.

22. Levando em consideração

Levando em consideração o conceito de responsabilidade social e ambiental, cada vez mais se nota o crescimento de programas que trabalham em prol da conscientização da população.

23. Todos sabem que

Todos sabem que a Idade Média, também chamada por alguns historiadores de Idade das trevas, foi um momento da história em que a maioria da população não tinha acesso à leitura e à escrita.

24. É de conhecimento geral

É de conhecimento geral que a África é um dos continentes que mais sofrem com a falta de recursos básicos oferecidos para a população.

25. Quando pensamos sobre

Quando pensamos sobre a importância da leitura na educação infantil é essencial que a escola, junto aos seus funcionários, trabalhem em ações que incentivem a leitura na sala de aula.

26. Ao refletir acerca

Ao refletir acerca das políticas culturais brasileiras, fica claro que o Plano Nacional de Cultura (PNC) orienta de maneira assertiva a formulação dessas políticas para os municípios e os estados.

27. É indiscutível

É indiscutível a importância da preservação da água do planeta, uma vez que esse recurso natural é essencial para a existência de vida na Terra.

28. Convém lembrar que

Convém lembrar que a expressão “descobrimento do Brasil” é vista como eurocêntrica, pois desconsidera os povos que aqui viviam antes da chegada dos portugueses.

29. A história afirma

A história afirma que os povos que ocuparam a região da mesopotâmia eram formados por dois grupos principais: os sumérios e os acádios.

30. Segundo pesquisas recentes

Segundo pesquisas recentes, a violência contra a mulher no estado de São Paulo têm aumentado cerca de 45% durante a pandemia do Coronavírus.

31. Frequentemente

Frequentemente nos deparamos com o aumento de ações culturais nas cidades brasileiras que têm o intuito de aumentar a oferta de manifestações desse gênero para a população.

32. Com muita frequência

Com muita frequência os adolescentes têm sido foco de bullying virtual que acontece, na maior parte dos casos, nas redes sociais.

33. Muito se fala do tema

Muito se fala do tema do veganismo como forma de minimizar os impactos ambientais do planeta.

34. Muito se discute sobre

Muito se discute sobre a realidade do sistema carcerário no Brasil e quais são as condições em que vivem os detentos.

35. Há muitas dúvidas sobre

Há muitas dúvidas sobre a diferença entre o marketing e a publicidade, no entanto, a publicidade é uma das muitas ferramentas estratégicas do marketing.

36. Existem muitas discussões

Existem muitas discussões sobre os termos publicidade e propaganda, que erroneamente são utilizados como sinônimos.

37. Ao analisar os dados da pesquisa

Ao analisar os dados da pesquisa realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), a alfabetização no Brasil vem crescendo com o passar dos anos.

38. Sobre o tema

Sobre o tema do narcotráfico fica claro que a falta de fiscalização dificulta as ações do governo, aumentando assim a violência e a corrupção no país.

39. Acerca da obra

Acerca da obra surrealista de Salvador Dalí, o pintor utilizou muitos elementos relacionados com o tempo.

40. Em face do cenário atual

Em face do cenário atual, o aumento do aquecimento global e do efeito estufa no planeta tem gerado diversos problemas que irão afetar a população mundial em poucos anos.

41. De acordo com a ideia

De acordo com a ideia de Edgar Morin em sua obra Os sete saberes necessários à educação do futuro (2000), muito se ignora na educação contemporânea dificultando a atuação das políticas educacionais.

42. Embora o panorama atual

Embora o panorama atual da democratização da cultura passa por diversos desafios, dados mostram que o acesso aos bens culturais no Brasil está aumentando a cada ano.

43. Ao passo que a crise

Ao passo que a crise dos refugiados na Europa tem diminuído ao longo dos anos, a crise econômica e social da Venezuela resultou no aumento de pessoas que migram para os países vizinhos.

Esses textos vão te ajudar ainda mais:

Daniela Diana
Daniela Diana
Licenciada em Letras pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) em 2008 e Bacharelada em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2014. Amante das letras, artes e culturas, desde 2012 trabalha com produção e gestão de conteúdos on-line.