Atividades de História para o 4º ano (Ensino Fundamental)

Thiago Souza
Thiago Souza
Professor de Sociologia, Filosofia e História

Elaboramos 5 atividades de História direcionadas ao 4º ano do Ensino Fundamental - Anos Iniciais.

As atividades foram elaboradas com base nos direcionamentos da BNCC, seguindo as diretrizes de suas respectivas Unidades Temáticas, Objetos de Conhecimento e Habilidades.

Atividade 01: As transformações ao longo do tempo

Unidade Temática: Transformações e permanências nas trajetórias dos grupos humanos.

Objetos de conhecimento: A ação das pessoas, grupos sociais e comunidades no tempo e no espaço: nomadismo, agricultura, escrita, navegações, indústria, entre outras.

Habilidades: (EF04HI01) Reconhecer a história como resultado da ação do ser humano no tempo e no espaço, com base na identificação de mudanças e permanências ao longo do tempo.

Proposta: Desenvolver uma atividade onde os alunos precisem pesquisar, recortar e colar imagens que representem o modo como o ser humano fazia as coisas antigamente e as faz atualmente.

Atividade sobre as transformações ao longo do tempo
Clique na imagem para imprimir.

Atividade 02: As transformações em minha cidade

Unidade Temática: Transformações e permanências nas trajetórias dos grupos humanos.

Objetos de conhecimento: O passado e o presente: a noção de permanência e as lentas transformações sociais e culturais.

Habilidades: (EF04HI03) Identificar as transformações ocorridas na cidade ao longo do tempo e discutir suas interferências nos modos de vida de seus habitantes, tomando como ponto de partida o presente.

Proposta: Na atividade proposta, os alunos serão incentivados a pesquisar mais sobre as mudanças ocorridas na cidade onde vivem e traçar comparações com a paisagem atual que conhecem.

Atividade sobre o passado da cidade
Clique na imagem para imprimir.

Atividade 03: O ser humano e a modificação do espaço geográfico

Unidade Temática: Circulação de pessoas, produtos e culturas.

Objetos de conhecimento: A circulação de pessoas e as transformações no meio natural.

Habilidades: (EF04HI05) Relacionar os processos de ocupação do campo a intervenções na natureza, avaliando os resultados dessas intervenções.

Proposta: Nessa atividade, os alunos deverão identificar a paisagem antes e depois da ação do ser humana.

Atividade sobre o ser humano e a modificação do espaço geográfico
Clique na imagem para imprimir.

Respostas esperadas

1- Sim, é comum encontrarmos elementos da natureza em meio a cidade, por exemplo.

2- Construções de casas, ruas e calçadas, que facilitam nossa vida.

3- Poluição, desmatamento e desequilíbrio no ecossistema.

Atividade 04: Você repórter - os meios de comunicação

Unidade Temática: Circulação de pessoas, produtos e culturas.

Objetos de conhecimento: O mundo da tecnologia: a integração de pessoas e as exclusões sociais e culturais.

Habilidades: (EF04HI08) Identificar as transformações ocorridas nos meios de comunicação (cultura oral, imprensa, rádio, televisão, cinema, internet e demais tecnologias digitais de informação e comunicação) e discutir seus significados para os diferentes grupos ou estratos sociais.

Proposta: Solicitar que os alunos realizem uma entrevista com alguém mais velho (como uma avó, tia ou amigo da família) para que ele possa traçar paralelos quanto a evolução dos meios de comunicação nas últimas décadas.

Atividade sobre os meios de comunicação
Clique na imagem para imprimir.

Atividade 05: Conhecendo a Cultura Afro-Brasileira

Unidade Temática: As questões históricas relativas às migrações.

Objetos de conhecimento: Os processos migratórios para a formação do Brasil: os grupos indígenas, a presença portuguesa e a diáspora forçada dos africanos; Os processos migratórios do final do século XIX e início do século XX no Brasil; As dinâmicas internas de migração no Brasil a partir dos anos 1960.

Habilidades: (EF04HI10) Analisar diferentes fluxos populacionais e suas contribuições para a formação da sociedade brasileira.

Proposta: Desenvolver com os alunos uma atividade de leitura e interpretação textual relacionada à Cultura Afro-Brasileira.

Atividade sobre a Cultura Afro-Brasileira

Respostas esperadas

1- Ela surgiu no período colonial.

2- Samba e o Maracatu.

3- Podemos citar práticas como pular 7 ondas na virada de ano e o uso da cor branca nessa mesma data; capoeira; práticas religiosas; diversas palavas, entre outros.

Encontre mais conteúdos para o 4º ano:

Encontre mais atividades de história para o Ensino Fundamental:

Thiago Souza
Thiago Souza
Graduado em História e Especialista em Ensino de Sociologia pela Universidade Estadual de Londrina. Ministra aulas de História, Filosofia e Sociologia desde 2018 para turmas do Fundamental II e Ensino Médio.