Atividades sobre tempo cronológico e periodização (História)

Ligia Lemos de Castro
Ligia Lemos de Castro
Professora de História

Seleção de atividades de História para imprimir, destinadas a alunos do 2º e do 6º ano do Ensino Fundamental, conforme as diretrizes da BNCC. Todas as atividades têm respostas.

Atividade 1

Unidade Temática: A comunidade e seus registros.

Objeto de conhecimento: O tempo como medida.

Habilidade: (EF02HI06) Identificar e organizar, temporalmente, fatos da vida cotidiana, usando noções relacionadas ao tempo (antes, durante, ao mesmo tempo e depois).

Proposta: Exercício de organização de fatos na linha do tempo (2º ano do Ensino Fundamental).

Atividade linha do tempo
Clique na imagem para imprimir
Atividade linha do tempo_resposta
Clique na imagem para imprimir

Atividade 2

Unidade Temática: A comunidade e seus registros.

Objeto de conhecimento: O tempo como medida.

Habilidade: (EF02HI07) Identificar e utilizar diferentes marcadores do tempo presentes na comunidade, como relógio e calendário.

Proposta: Exercício de identificação de informações em um calendário de parede (2º ano do Ensino Fundamental).

F-atv_Aprender a usar calendário
Clique na imagem para imprimir
F-atv_Aprender a usar calendário_resposta
Clique na imagem para imprimir

Atividade 3

Unidade Temática: História: tempo, espaço e formas de registros.

Objeto de conhecimento: A questão do tempo, sincronias e diacronias: reflexões sobre o sentido das cronologias.

Habilidade: (EF06HI01) Identificar diferentes formas de compreensão da noção de tempo e de periodização dos processos históricos (continuidades e rupturas).

Proposta: Exercício sobre as características do tempo da natureza, cronológico e histórico (6º ano do Ensino Fundamental).

F-atv_Diferentes tipos de tempo
Clique na imagem para imprimir
F-atv_Diferentes tipos de tempo_resposta
Clique na imagem para imprimir

Atividade 4

Unidade Temática: História: tempo, espaço e formas de registros.

Objeto de conhecimento: A questão do tempo, sincronias e diacronias: reflexões sobre o sentido das cronologias.

Habilidade: (EF06HI01) Identificar diferentes formas de compreensão da noção de tempo e de periodização dos processos históricos (continuidades e rupturas).

Proposta: Exercício de organização de datas em ordem cronológica (6º ano do Ensino Fundamental).

F-atv_Datas em ordem cronológica
Clique na imagem para imprimir
F-atv_Datas em ordem cronológica_resposta
Clique na imagem para imprimir

Atividade 5

Unidade Temática: História: tempo, espaço e formas de registros.

Objeto de conhecimento: A questão do tempo, sincronias e diacronias: reflexões sobre o sentido das cronologias.

Habilidade: (EF06HI01) Identificar diferentes formas de compreensão da noção de tempo e de periodização dos processos históricos (continuidades e rupturas).

Proposta: Exercício para identificação de séculos (6º ano do Ensino Fundamental).

F-atv_século que o ano pertence
Clique na imagem para imprimir
F-atv_século que o ano pertence_resposta
Clique na imagem para imprimir

Para mais atividades de História para todos os anos:

Ligia Lemos de Castro
Ligia Lemos de Castro
Professora de História formada pela Universidade Federal de São Paulo. Especialista em Docência na Educação à Distância pela Universidade Federal de São Carlos. Leciona História para turmas do Ensino Fundamental II desde 2017.