Questões sobre a Primeira Guerra Mundial

Juliana Bezerra
Juliana Bezerra
Professora de História

As causas e consequências da Primeira Guerra Mundial (1914-1918) costumam ser cobradas no Enem e em vestibulares de todo país.

Portanto, preparamos uma revisão de exercícios com gabaritos comentados para você se preparar e alcançar uma vaga na universidade.

Bom estudo!

Questão 1

(Enem-2014) Três décadas — de 1884 a 1914 — separam o século XIX — que terminou com a corrida dos países europeus para a África e com o surgimento dos movimentos de unificação nacional na Europa — do século XX, que começou com a Primeira Guerra Mundial. É o período do Imperialismo, da quietude estagnante na Europa e dos acontecimentos empolgantes na Ásia e na África.

ARENDT, H. As origens do totalitarismo. São Paulo: Cia. das Letras, 2012.

O processo histórico citado contribuiu para a eclosão da Primeira Grande Guerra na medida em que

a) difundiu as teorias socialistas.
b) acirrou as disputas territoriais.
c) superou as crises econômicas.
d) multiplicou os conflitos religiosos.
e) conteve os sentimentos xenófobos.

Alternativa correta b) acirrou as disputas territoriais.

O texto menciona o "imperialismo", que é justamente a disputa entre as potências europeias para conquistar mais territórios na África e na Ásia.

a) ERRADA. As teorias socialistas foram difundidas neste período sim, mas não tem relação com o trecho citado na questão.
c) ERRADA. As crises econômicas não foram solucionadas neste momento, embora haja um crescimento industrial.De todas as formas, esta ideia não está presente no texto.
d) ERRADA. Os conflitos religiosos não tiveram crescimento neste período.
e) ERRADA. Nesta época, os sentimentos xenófobos aumentaram e não contidos. É a época dos grandes nacionalismos em todos os países europeus.

Questão 2

(UFF) Muitos historiadores consideram a Primeira Guerra Mundial como fator de peso na crise das sociedades liberais contemporâneas. Assinale a opção que contém argumentos todos corretos a favor de tal opinião.

a) A economia de guerra levou a um intervencionismo de Estado sem precedentes; a “união sagrada” foi invocada em favor de sérias restrições às liberdades civis e políticas e, em função da guerra recém-terminada, eclodiram em 1920 graves dificuldades econômicas que abalaram os países liberais, sobretudo através da inflação.
b) Em todos os países, a economia de guerra forçou a abolir os sindicatos operários, a confiscar as fortunas privadas e a fechar os Parlamentos, pondo assim em cheque os pilares básicos da sociedade liberal.
c) Durante a guerra foi preciso instaurar regimes autoritários e ditatoriais em países antes liberais como a França e a Inglaterra, num prenúncio do fascismo ainda por vir.
d) A guerra transformou Estados antes liberais em gestores de uma economia militarizada que utilizou de novo o trabalho servil para a confecção de armas e munições, em flagrante desrespeito às liberdades individuais.
e) Derrotadas na Primeira Guerra Mundial, as grandes potências liberais foram, por tal razão, impotentes para conter, a seguir, o desafio comunista e o fascismo.

Alternativa correta: a) A economia de guerra levou a um intervencionismo de Estado sem precedentes; a “união sagrada” foi invocada em favor de sérias restrições às liberdades civis e políticas e, em função da guerra recém-terminada, eclodiram em 1920 graves dificuldades econômicas que abalaram os países liberais, sobretudo através da inflação.

O fim do conflito favoreceu a descrença nos partidos políticos tradicionais, o que levou muitas pessoas a apoiarem ideias não-liberais como o fascismo e o comunismo.

b) ERRADA. Nada do que foi descrito em tal alternativa ocorreu.
c) ERRADA. Não houve instauração de regimes militaristas na França e na Inglaterra,
d) ERRADA. Também não ocorreu esta transformação, neste momento, de um estado liberal para o estado gestor.
e) ERRADA. Em História não podemos generalizar, pois o comunismo e o fascismo foram contidos em alguns países de corte liberal.

Questão 3

(Enem-2009) A primeira metade do século XX foi marcada por conflitos e processos que a inscreveram como um dos mais violentos períodos da história humana.

Entre os principais fatores que estiveram na origem dos conflitos ocorridos durante a primeira metade do século XX estão:

a) a crise do colonialismo, a ascensão do nacionalismo e do totalitarismo.
b) o enfraquecimento do império britânico, a Grande Depressão e a corrida nuclear.
c) o declínio britânico, o fracasso da Liga das Nações e a Revolução Cubana.
d) a corrida armamentista, o terceiro-mundismo e o expansionismo soviético.
e) a Revolução Bolchevique, o imperialismo e a unificação da Alemanha.

Alternativa correta: a) a crise do colonialismo, a ascensão do nacionalismo e do totalitarismo.

A crise do colonialismo provocou disputas acirradas entre os países europeus que foram somadas com uma forte propaganda nacionalista que desprezava os vizinhos. Isto proporcionou a ascensão dos regimes totalitaristas em países como a Alemanha e a Itália.

Para responder o exercício, convém prestar atenção na data pedida: "primeira metade do século XX". Assim, eliminamos as quatro últimas alternativas por fazerem referência a fatos ocorridos na segunda metade do século, como a crise do colonialismo, corrida nuclear, Revolução Cubana, o terceiro-mundismo e a unificação alemã.

Questão 4

(PUC-Campinas) Em relação às causas da Primeira Guerra Mundial é correto afirmar que:

a) A incapacidade dos Estados liberais em solucionar a crise econômica do século XIX colocou em xeque toda a estrutura do sistema capitalista. A instabilidade política e social das nações europeias impulsionou as disputas colonialistas e o conflito entre as potências.
b) A desigualdade de desenvolvimento das nações capitalistas europeias acentuou a rivalidade imperialista. A disputa colonial marcada por um nacionalismo agressivo e pela corrida armamentista expandiu os pontos de atrito entre as potências.
c) O sucesso da política de apaziguamento e do sistema de aliança equilibrou o sistema de forças entre as nações europeias, acirrando as lutas de conquista das colônias da África e da Ásia.
d) O expansionismo na Áustria, a invasão da Polônia pelas tropas alemãs assustaram a Inglaterra e a França, que reagiram contra a agressão declarando guerra ao inimigo.
e) O desequilíbrio entre a produção e consumo incentivou a conquista de novos mercados produtores de matérias-primas e consumidores de bens de produção reativando as rivalidades entre os países europeus e os da América do Norte.

Alternativa correta: b) A desigualdade de desenvolvimento das nações capitalistas europeias acentuou a rivalidade imperialista. A disputa colonial marcada por um nacionalismo agressivo e pela corrida armamentista expandiu os pontos de atrito entre as potências.

No começo do século XX, após a unificação do Império Alemão, este sai em busca de colônias na África e na Ásia. Para isso, tem que usar de um discurso nacionalistas que exalte as qualidades dos alemães e deprecie outros povos europeus como Inglaterra e França.

a) ERRADA. A crise dos Estados liberais não pôs em perigo TODA estrutura do sistema capitalista e sim, alguns dos seus aspectos.
c) ERRADA. A "política de apaziguamento" ocorreu nos anos 30 e não tem nada a ver com a Primeira Guerra.
d) ERRADA. A Polônia só seria invadida em 1939, pela Alemanha.
e) ERRADA. Não houve tal desequilíbrio entre a Europa e a América do Norte.

Questão 5

(Unirio) Dentre os fatores que conduziram à Primeira Guerra Mundial (1914-1918), destacamos o(a):

a) nacionalismo eslavo aliado à desagregação do Império Turco.
b) acordo militar anglo-germânico visando à partilha da África.
c) desequilíbrio internacional provocado pela aliança da Rússia com o Império Austro-Húngaro.
d) descontentamento da França frente à ocupação no Marrocos.
e) oposição do Imperador Francisco Ferdinando à admissão da Sérvia no Império Austro-Húngaro.

Alternativa correta: a) nacionalismo eslavo aliado à desagregação do Império Turco.

O nacionalismo eslavo, cujas nações integravam o Império Austro-Húngaro, tornaram-se um problema para a estabilidade deste Império e para as nações vizinhas. Já o Império Turco enfrentava rebeliões que eram apoiadas por potências como o Reino Unido. Por isso, internamente, o Império Turco se encontrava bastante instável, com várias rebeliões internas.

b) ERRADA. Alemanha e Inglaterra não assinaram nenhum pacto para dividir a África. Ao contrário, eram nações rivais.
c) ERRADA. O Império Russo e Império Austro-Húngaro não assinaram nenhuma aliança, e ainda disputavam um território comum que era a Sérvia.
d) ERRADA. A França não estava descontente frente à ocupação do Marrocos, pois era ela mesmo que ocupava este território.
e) ERRADA. Há dois erros nesta frase: Francisco Ferdinando não era imperador e a Sérvia já fazia parte do Império Austro-Húngaro.

Questão 6

(UFPel-2008) "Artigos do Tratado de Versalhes:

Art. 45 - Alemanha cede à França a propriedade absoluta [...], com direito total de exploração, das minas de carvão situadas na bacia do rio Sarre.
Art. 119 - A Alemanha renuncia, em favor das potências aliadas, a todos os direitos sobre as colônias ultramarinas. Art. 171 - Estão proibidas na Alemanha a fabricação e a importação de carros blindados, tanques, ou qualquer outro instrumento que sirva a objetivos de guerra.
Art. 232 - A Alemanha se compromete a reparar todos os danos causados à população civil das potências aliadas e a seus bens".

MARQUES, Adhemar Martins et all. "História Contemporânea Textos e documentos". São Paulo: Contexto, 1999.

De acordo com o texto e com seus conhecimentos é correto afirmar que o Tratado de Versalhes:

a) Encerrou a 2ª Guerra Mundial, fazendo com que a Alemanha perdesse as colônias ultramarinas para os países dos Aliados.
b) Extinguiu a Liga das Nações, propondo a criação da Organização das Nações Unidas (ONU), em 1945, com o objetivo de preservar a paz mundial.
c) Estimulou a competição econômica e colonial entre os países europeus, culminando na 1ª Guerra Mundial.
d) Permitiu que as potências aliadas dividissem a Alemanha no fim da 2ª Guerra Mundial, em quatro zonas de ocupação: francesa, britânica, americana e soviética.
e) Impôs duras sanções à Alemanha, no fim da 1ª Guerra Mundial, fazendo ressurgir o nacionalismo e reorganizando as forças políticas do país.

Alternativa correta: e) Impôs duras sanções à Alemanha, no fim da 1ª Guerra Mundial, fazendo ressurgir o nacionalismo e reorganizando as forças políticas do país.

Para responder esta questão é preciso sobre os dois grandes conflitos mundiais do século XX. O Tratado de Versalhes diz respeito ao fim da Primeira Guerra e às imposições feitas à Alemanha. Por isso, só nos resta a alternativa "e" como correta.

Questão 7

(Mackenzie-1996) Dentre as causas da Primeira Grande Guerra, destaca-se a questão balcânica, que pode ser associada:

a) à formação de novas nacionalidades, como a Iugoslava, sob a tutela da Alemanha.
b) às disputas coloniais na Ásia e na África entre a França e a Inglaterra.
c) ao interesse russo em abrir os estreitos de Bósforo e Dardanelos, ao nacionalismo eslavo e ao temor austríaco quanto à formação da Grande Sérvia.
d) às desavenças entre o Império Austro-Húngaro e a Inglaterra ligadas à anexação da Bósnia-Herzegóvina.
e) ao assassinato do Príncipe Herdeiro, Francisco Ferdinando, e as questões pendentes relacionadas ao Tratado de Brest-Litowsky e o desmembramento da Áustria-Hungria.

Alternativa correta: c) ao interesse russo em abrir os estreitos de Bósforo e Dardanelos, ao nacionalismo eslavo e ao temor austríaco quanto à formação da Grande Sérvia.

O nacionalismo e o apoio das grandes potências aos menores países da Europa originaram um complexo jogo de alianças que podia ser rompido ao menor problema.

a) ERRADA. A nacionalidade iugoslava não existia, pois o país Iugoslávia somente seria criado após a Primeira Guerra.
b) ERRADA. As disputas coloniais envolviam França, Inglaterra e Alemanha.
d) ERRADA. A Inglaterra não interferiu na anexação da Bósnia-Herzegovina pelo Império Austro-Húngaro.
e) ERRADA. O tratado de Brest-Litowsky foi assinado em 1917 e o desmembramento da Áustria-Hungria ocorreu após a guerra.

Questão 8

(PUC-Campinas) A Primeira Guerra Mundial, que enfraqueceu a Europa em população e importância econômica:

a) acarretou a criação da Liga Pan-Germânica encarregada de efetivar o "Anschluss".
b) contribuiu para a concretização do Pacto Germânico-Soviético de não agressão, firmado entre Guilherme II e Nicolau II.
c) contribuiu para a formação, dentro da Sérvia de sociedades secretas, tais como a Mão Negra fundada em 1921.
d) contribuiu para a criação de um clima favorável para a aceitação dos princípios do socialismo utópico.
e) acarretou a difusão das ideias que apontavam as contradições do liberalismo.

Alternativa correta: e) acarretou a difusão das ideias que apontavam as contradições do liberalismo.

Esta é uma boa questão para testar seus conhecimentos sobre fatos históricos, pois as quatro primeiras alternativas contém fatos que jamais ocorreram ou aconteceram em anos distintos aos mencionados. Deste modo, a letra "e" faz alusão ao fascismo e ao socialismo que se alastrou pelo continente europeu após o conflito.

Questão 9

(PUC-RS) Dentre os desdobramentos político-econômicos imediatos na ordem internacional produzidos pela Primeira Guerra Mundial (1914-1918), é correto apontar:

a) o fim dos privilégios aduaneiros da França no comércio com a Alemanha.
b) o surgimento da Organização das Nações Unidas, por meio do Tratado de Sevres.
c) a criação da Iugoslávia, como decorrência das questões políticas dos Bálcãs.
d) a anexação da Palestina, da Síria e do Iraque ao Império Otomano.
e) a incorporação da Hungria e da Tchecoslováquia aos domínios austríacos.

Alternativa correta: c) a criação da Iugoslávia, como decorrência das questões políticas dos Bálcãs.

O Reino da Iugoslávia foi uma tentativa, ainda que artificial, de manter as nações balcânicas unidas. A letra "c" é a única resposta na qual figuram fatos corretos.

a) ERRADA. Não havia nenhum privilégio alfandegários entre esses países e assim eles não poderiam ter acabado.
b) ERRADA. A Organização das Nações Unidas só vai surgir nos anos 40.
d) ERRADA. O Império Otomano acabou após a Primeira Guerra e esses territórios não foram incorporados.
e) ERRADA. O Império Austro-Húngaro se dissolveu após o conflito e estas regiões se tornaram países independentes.

Questão 10

(Mackenzie) Ao término da Primeira Grande Guerra, as potências vencedoras responsabilizaram a Alemanha pela guerra e foi-lhe imposto um tratado punitivo, o Tratado de Versalhes, que teve como consequências:

a) degradação dos ideais liberais e democráticos, agitações políticas de esquerda - como o movimento espartaquista - crise econômica e desemprego.
b) enfraquecimento dos sentimentos nacionais, militarização do Estado Alemão, recuperação econômica e incorporação de Gdansk.
c) anexação das colônias de Togo e Camarões, a afirmação dos ideais liberais e democráticos e a valorização do marco alemão.
d) prosperidade econômica, rearmamento alemão, desmembramento da Alemanha e fortalecimento dos partidos liberais.
e) surgimento da República Democrática Alemã e da República Federal Alemã, fortalecimento do nazismo, militarismo e diminuição do desemprego.

Alternativa correta: a) degradação dos ideais liberais e democráticos, agitações políticas de esquerda - como o movimento espartaquista - crise econômica e desemprego.

A Alemanha passou por um período de crise econômica e social ao ver-se responsabilizada pelo conflito. A única alternativa que se aproxima desta resposta é a letra "e", mas o país só se veria divido após a Segunda Guerra Mundial.

b) ERRADA. Após a Primeira Guerra, a Alemanha viu suas forças militares serem limitadas e sucumbiu a uma profunda crise econômica.
c) ERRADA. A Alemanha perdeu todas as suas colônias na África e sua moeda foi desvalorizada.
d) ERRADA. Ocorreu exatamente o contrário do que foi escrito.
e) ERRADA. A República Democrática Alemã e da República Federal Alemã surgiram depois da Segunda Guerra.

Questão 11

Sobre a atuação do Brasil na Primeira Guerra Mundial é correto afirmar que:

a) Participou de batalhas navais decisivas que influenciaram diretamente o resultado da guerra, dando a vitória à Tríplice Entente.
b) Limitou-se ao fornecimento de suprimentos agrícolas aos países da Tríplice Aliança.
c) O governo brasileiro participou em missões de patrulhamento bem como enviou enfermeiras e médicos para ajudar a Tríplice Entente.
d) Entrou ao lado da Alemanha e em troca, este país financiou a industrialização brasileira.

Alternativa correta: c) O governo brasileiro participou em missões de patrulhamento bem como enviou enfermeiras e médicos para ajudar a Tríplice Entente.

O Brasil entrou na guerra em 16 de novembro de 1917, após os alemães afundarem navios brasileiros. Em maio de 1918, o Brasil envia aviadores que participariam de missões de reconhecimento, enfermeiras, médicos e navios que fariam o patrulhamento das águas do Atlântico.

a) ERRADA. O Brasil só entrou na guerra no último ano e não participou de batalhas decisivas
b) ERRADA. O País ajudou a Tríplice Entente e não a Tríplice Aliança.
d) ERRADA. O Brasil não entrou ao lado da Alemanha na guerra, pois este país havia afundado navios mercantes brasileiros.

Questão 12

A Primeira Guerra se caracterizou pelo uso de várias tecnologias mortíferas no campo de batalha. Dentre as quais podemos destacar:

a) armas químicas
b) o rifle de repetição
c) os navios de guerra
d) granada de mão

Alternativa correta: a) armas químicas

As armas químicas - especialmente os gases - foram empregados em solo europeu pela primeira vez neste conflito. As outras armas citadas nas demais alternativas já existiam antes desta guerra.

b) ERRADA. O rifle de repetição foi inventado na segunda metade do séc. XIX.
c) ERRADA. As embarcações são empregadas na guerra desde tempos imemoriais.
d) ERRADA. Talvez a alternativa que mais pode confundir, pois a granada foi desenvolvida em 1915, em pleno conflito. No entanto, na China Antiga já se usava este armamento nas contendas.

Questão 13

O conflito de 1914-1918 deixou em campos opostos os seguintes países:

a) Alemanha, Império Austro-Húngaro e França contra Inglaterra, Rússia e Estados Unidos.
b) Alemanha, Império Russo e Itália contra Inglaterra, Império Austro-Húngaro e Estados Unidos.
c) Alemanha, Itália e Império Austro-Húngaro contra Inglaterra, Rússia e França.
d) Alemanha, Itália e Império Turco-Otomano contra Inglaterra, Rússia e Império Austro-Húngaro.

Alternativa correta: c) Alemanha, Itália e Império Austro-Húngaro contra Inglaterra, Rússia e França.

Na Primeira Guerra, o mundo se dividiu em dois blocos:

Tríplice Aliança - Alemanha, Itália e Império Austro-Húngaro (mais tarde o Império Turco-Otomano entraria aqui).

Tríplice Entente - Inglaterra, Rússia e França (em 1917, os Estados Unidos se uniriam a estes países).

Questão 14

Observe atentamente o quadro abaixo:

O ciclista Primeira Guerra
O Ciclista, Natália Goncharova,1913. Museu Russo, São Petersburgo.

A pintura representa uma das vanguardas artísticas europeias, o Futurismo, que surgiram no continente na primeira metade do século XX. A obra da pintora russa Natália Goncharova, feita antes da Primeira Guerra, resume um período de otimismo, pois:

a) exalta a vida rural em detrimento da vida urbana
b) retrata a velocidade e dinamismo num espaço urbano.
c) idealiza da figura humana e da paisagem.
d) contém espiritualidade e preocupação social.

Alternativa correta: b) velocidade, dinamismo e cores vivas.

O Futurismo e várias correntes vanguardistas, exaltavam a velocidade, as máquinas e as grandes cidades, no otimismo desenfreado antes do conflito começar em 1914.

a) ERRADA. A pintura não exalta vida campestre, pois está situada na cidade.
c) ERRADA. A figura humana não é mostrada de forma idealiza, ainda que não seja real. De qualquer maneira, a "idealização" da figura humana não é uma característica das vanguardas europeias.
d) ERRADA. O quadro não retrata nem religiosidade, nem preocupação social com o ciclista.

Questão 15

Uma dos países mais extensos do mundo, também era um dos mais pobres e anti-democráticos, e o governo dde Nicolau II foi incapaz de conter as revoltas civis. Qual a relação entre a Primeira Guerra Mundial e os acontecimentos políticos que ocorreram na Rússia entre fevereiro e outubro de 1917?

a) nenhuma relação, pois a Rússia ficou neutra durante o conflito.
b) durante o conflito, os russos conquistaram vários territórios, animando os revolucionários a tomar o poder através das revoluções de 1917.
c) o exército russo perdia no front e vários oficiais passaram a conspirar contra o governo, dando ocasião para as revolução de 1917.
d) a pressão dos países ocidentais fez a Rússia depor o governo monárquico e substitui-lo por uma república socialista.

Alternativa correta: c) o exército russo perdia no front e vários oficiais passaram a conspirar contra o governo, dando ocasião para as revolução de 1917.

O exército russo estava devassado em relação aos demais exércitos europeus e colecionou várias derrotas no campo de batalha. Isso fez com que vários soldados desertassem e generais planejassem derrubar o governo junto com os revolucionários.

a) ERRADA: A Rússia participou da guerra com a Tríplice Aliança.
b) ERRADA. Como os russos só perdiam, não conquistaram nenhum território. As revoluções de 1917 eram contra a guerra e pediam a retirada da Rússia da mesma.
d) ERRADA. Os países ocidentais não pressionaram os russos a fazer uma revolução contra o governo monárquico, pois eram contra um governo de características socialistas.

Primeira Guerra Mundial - Toda Matéria Ver no YouTube

Temos mais textos sobre o assunto para você:

Juliana Bezerra
Juliana Bezerra
Bacharelada e Licenciada em História, pela PUC-RJ. Especialista em Relações Internacionais, pelo Unilasalle-RJ. Mestre em História da América Latina e União Europeia pela Universidade de Alcalá, Espanha.