Exercícios de História para o 9º ano (com gabarito explicado)

Lucas Pereira
Lucas Pereira
Professor de História

Faça os exercícios e pratique os principais temas vistos durante o 9º ano do Ensino Fundamental, conforme a BNCC. Confira as respostas no gabarito explicado.

Questão 1

A charge abaixo foi publicada em 1925, na revista Careta. No chapéu dos dois coronéis ao lado da cadeira, lê-se "S. Paulo e Minas". Essa imagem faz alusão a uma famosa prática política da República Velha, conhecida como:

Charge sobre a Política do Café com Leite

a) Política dos Governadores

b) Voto de Cabresto

c) Curral Eleitoral

d) Política do Café com Leite

Gabarito explicado

A charge apresenta dois coronéis no topo de uma montanha, controlando uma cadeira com o escrito "Presidência da República". No chapéu desses dois coronéis, ondes está escrito "S. Paulo" e "Minas". Abaixo da montanha, uma série de outros coronéis tentam ascender ao topo e controlar a cadeira, sem sucesso.

Desta forma, essa charge faz uma alusão direta à política do "Café com Leite", quando as oligarquias mineiras e paulistas fazem um acordo de alternância na presidência da República, indicando ora um candidato apontado pelos paulistas, ora um candidato escolhido pelos mineiros.

As demais alternativas citam práticas políticas da República Velha, mas não tão claramente ligadas à imagem em questão.

Questão 2

A imagem abaixo ilustra o que seria o Arraial de Canudos, nos anos finais do século XIX. Sobre o assunto, assinale a alternativa correta:

Canudos em 1895

a) O surgimento de Canudos, arraial liderado por Antônio Conselheiro, está diretamente ligado à desigualdade, miséria e ao coronelismo no sertão nordestino.

b) Antônio Conselheiro era um líder religioso ligado à Igreja Católica. Fundou o Arraial de Canudos para garantir trabalho, renda e dignidade a seus seguidores.

c) Canudos contava com apoio dos coronéis da região, tendo em vista que o crescimento da cidade representava uma oportunidade de comércio e renda com suas propriedades.

d) A imprensa brasileira retratou Canudos como um símbolo do atraso e do radicalismo monárquico no Brasil, e o arraial foi facilmente exterminado pelas forças do exército.

Gabarito explicado

a) Correta. Os seguidores de Antônio Conselheiro eram basicamente sertanejos em situação de miséria, que buscavam uma vida minimamente digna em meio à pobreza do Sertão Nordestino. A pobreza era fruto da dificuldade de acesso à terra e das péssimas condições de trabalho impostas pelos coronéis da região.

b) Incorreta. Embora sua influência também estivesse ligada ao aspecto religioso, Antônio Conselheiro não tinha ligações oficiais com a Igreja Católica.

c) Incorreta. Os coronéis não eram simpáticos a Canudos. Pelo contrário, estimularam o ataque ao Arraial por ser uma comunidade fora do alcance de sua influência na região.

d) Incorreta. Ainda que a imagem de Canudos como um reduto atrasado e monarquista tenha sido difundida, o Arraial resistiu bravamente aos ataques do exército. Foram necessárias quatro expedições militares para finalmente vencer os sertanejos de Canudos.

Questão 3

Dentre as causas da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), é correto citar:

a) O avanço do comunismo após a Revolução Russa, as disputas territoriais imperialistas e a Grande Depressão nos Estados Unidos.

b) O movimento de independência na Ásia e na África, o avanço do comunismo na Europa e as disputas entre Rússia e Alemanha pela Alsácia-Lorena.

c) A rivalidade econômica entre a Inglaterra e a Alemanha, o avanço do nazifascismo na Europa e a disputa por colônias na Ásia.

d) As tensões causadas pela corrida imperialista, a disputa territorial entre França e Alemanha e o forte sentimento nacionalista na Europa.

Gabarito explicado

a) Incorreta. A Revolução Russa aconteceu em 1917, depois do início da Primeira Guerra Mundial. Por sua vez, a Grande Depressão ocorreu em 1929, ou seja, após o final da Primeira Grande Guerra.

b) Incorreta. O movimento de independência afro-asiática ganhou força somente depois da Segunda Guerra Mundial. Por sua vez, o avanço do comunismo não teve um papel preponderante nas causas da Primeira Guerra, enquanto que a Alsácia-Lorena eram disputadas entre França e Alemanha.

c) Incorreta. O nazifascismo surge após o final da Primeira Guerra, e não antes desse conflito.

d) Correta. A alternativa cita três principais elementos que contribuíram para o início da Primeira Guerra Mundial: o imperialismo, a disputa franco-alemã pela Alsácia-Lorena e o nacionalismo extremado.

Questão 4

Leia o texto abaixo e assinale a alternativa correta sobre a Revolução Russa (1917).

"A Revolução Russa de 1917 foi um momento decisivo na história (...). Ela constituiu o primeiro desafio claro ao sistema capitalista, que atingira seu ponto culminante na Europa em fins do século XIX. Sua ocorrência, no auge da Primeira Guerra Mundial, e em parte em consequência dela, foi mais do que uma coincidência."

(CARR, Edward Hallett. "A Revolução Russa de Lenin a Stalin (1917-1929). Rio de Janeiro: Zahar Editores S.A., p. 11)

a) Liderada por Lênin, a Revolução Russa derrubou o czarismo na Rússia e implantou a primeira grande experiência socialista do século XX.

b) A Revolução Russa é decorrente da Primeira Guerra Mundial, já que o país sofreu com as imposições do chamado Tratado de Versalhes, o que levou ao clima revolucionário.

c) Stálin, principal liderança da Revolução Russa em 1917, defendia o lema “Pão, Paz e Terra”, isto é, combate à fome, exigência da saída imediata da Primeira Guerra Mundial e Reforma Agrária.

d) A Revolução Russa inaugurou a chamada Guerra Fria, opondo Estados Unidos e União Soviética, liderada por Trótski, a partir de 1917.

Gabarito explicado

a) Correta. A Revolução Russa encerrou o longo regime imperial na Rússia, levando os bolcheviques ao poder. A partir de sua vitória, o novo governo negociou a saída imediata da Primeira Guerra Mundial e começou a adotar medidas para implantação gradual de um regime socialista no país.

b) Incorreta. O Tratado de Versalhes foi um acordo de paz imposto à Alemanha, e não à Rússia.

c) Incorreta. Lênin foi o principal líder da Revolução Russa, e não Stálin.

d) Incorreta. A Guerra Fria teve início ao final da Segunda Guerra Mundial, e não a partir de 1917. Ademais, o principal líder da Revolução Russa foi Lênin, e não Trótski.

Questão 5

A imagem abaixo faz referência à Crise de 1929. Nela é possível ver uma grande fila de norte-americanos aguardando para receber um auxílio governamental. Sobre o assunto, assinale a alternativa correta:

Várias pessoas reunidas durante a crise na Grande Depressão

a) A Crise de 1929 foi causada pelo sucesso da Revolução Russa e pela ascensão de Hitler ao poder na Alemanha, que fecharam seus mercados aos produtos dos Estados Unidos.

b) O episódio é considerado uma crise de superprodução, ou seja, a economia norte-americana estava produzindo em níveis muito acima da demanda do seu mercado nacional e internacional.

c) Entre os motivos da crise estão a destruição e a perda de soldados dos Estados Unidos durante a Primeira Guerra Mundial, o que afetou gravemente a economia norte-americana.

d) A saída da Crise de 1929 ocorreu através do New Deal, proposto pelo então presidente Herbert Hoover. Para isso, adotou-se uma política econômica liberal radical no governo norte-americano.

Gabarito explicado

a) Incorreta. A Crise de 1929 é anterior à ascensão de Hitler ao poder, ocorrida apenas em 1933. Além disso, é incorreto sugerir que a Revolução Russa foi um dos principais motivos que levaram à Crise em questão.

b) Correta. Com a gradativa recuperação dos países europeus após a Primeira Guerra Mundial, a demanda pelos produtos norte-americanos reduziu. Isso proporcionou um quadro de superprodução na economia norte-americana, que não encontrava mercados suficientes para o acelerado ritmo produtivo de sua economia.

c) Incorreta. Os Estados Unidos saem como principais vencedores da Primeira Guerra Mundial, usufruindo da destruição da economia europeia para empréstimos e para exportação de produtos industrializados.

d) Incorreta. O New Deal foi proposto pelo presidente Franklin D. Roosevelt, e propunha uma maior intervenção do governo na economia para geração de renda e emprego.

Questão 6

Leia o texto abaixo e assinale a alternativa correta sobre as características do governo nazista.

"No Terceiro Reich as liberdades civis cessaram de existir. Não havia recurso nas cortes nazificadas contra as ações dos próprios nazistas. A menor demonstração de discordância era provavelmente recebida com espancamento, seguido de prisão e encarceramento ou envio a um campo de concentração. O primeiro desses campos foi erigido em Dachau, ao norte de Munique, já em 22 de março de 1933, em uma fábrica de pólvoras abandonada. Seus primeiros internos foram comunistas e social-democratas. Com o passar do tempo, (...) passaram a receber cada vez mais grupos sociais considerados pelos nazistas "indesejáveis"..."

GEARY, Dick. Hitler e o Nazismo. São Paulo: Paz e Terra, 2010. p. 59

a) Os campos de concentração foram utilizados para aprisionar a população judia na Alemanha nazista, enquanto que os opositores políticos recebiam outros tipos de punição.

b) Uma das características do governo nazista é a sólida separação de poderes, com executivo, legislativo e judiciário operando independentemente.

c) A cessão das liberdades civis foi um episódio característico do início do governo nazista, sendo reestabelecida a partir de 1935.

d) O desrespeito às liberdades individuais e a inexistência de um judiciário independente foram características marcantes do regime nazista.

Gabarito explicado

a) Incorreta. Os campos de concentração foram utilizados não apenas para aprisionar a população judia, mas também para deter opositores políticos, dissidentes, minorias étnicas, homossexuais, entre outros considerados "indesejáveis" pelo regime nazista.

b) Incorreta. No governo nazista, houve uma concentração de poder nas mãos de Hitler e do Partido Nazista, resultando em uma dominação totalitária em que o poder executivo, legislativo e judiciário estavam subordinados ao líder e às políticas do partido.

c) Incorreta. A cessão das liberdades civis não foi um episódio passageiro no início do governo nazista, mas sim uma característica contínua e central do regime.

d) Correta. O regime nazista caracterizou-se pelo desrespeito sistemático às liberdades individuais, pela repressão brutal contra opositores políticos e pela submissão do sistema judicial para servir aos interesses do Fuhrer e dos nazistas.

Questão 7

Leia o trecho abaixo, que diz respeito ao Integralismo no Brasil.

"Utilizado extensivamente pelos integralistas, o uniforme tornou-se um símbolo do movimento, que passou a ter seus membros denominados de "camisas-verdes" numa clara alusão à cor da camisa integralista. Composto de camisa verde com um sigma fixado no braço esquerdo (...), o uniforme fazia com que todos os integralistas se apresentassem publicamente de forma idêntica, sem quaisquer marcas da pessoalidade. (...)

O uniforme é a camisa de força: ele prende, disciplina, regra, torna tudo igual. Há um medo da diversidade, a diferença espanta, ela não é bem vista. Não há como ser de outro modo: num cálculo onde tudo se soma, onde tudo deve se fazer um, não há espaço para singularidade do indivíduo".

(AMADO, Thiago da Costa. A Nação Despertou? O Integralismo e sua Cenografia (1932-1937). Campinas - SP: IFCH, setor de publicações, 2014. p. 82-83)

Sobre a AIB (Ação Integralista Brasileira) e o uso do uniforme entre seus membros, é correto afirmar que:

a) A opção de um uniforme idêntico para todos revela a simpatia dos integralistas pelo comunismo e pela liberdade de expressão.

b) O integralismo inspirava-se nas ideias fascistas em crescimento na Europa, e seu uniforme se transformou em um dos principais símbolos do movimento.

c) O uso do uniforme era opcional para os integralistas, e isso refletia a postura de respeito à diversidade e à pluralidade de opiniões dentro da AIB.

d) Os integralistas adotaram uniformes para se destacarem da sociedade e expressarem suas crenças políticas, especialmente o apoio à luta dos EUA contra o comunismo na Guerra Fria.

Gabarito explicado

a) Incorreta. O Integralismo era um movimento explicitamente anticomunista. Além disso, o uso do uniforme não tinha o intuito de valorizar e defender a "liberdade de expressão".

b) Correta. A AIB nutria simpatia política pelos movimentos nazifascistas na Europa, defendendo a adoção de um modelo autoritário no Brasil.

c) Incorreta. Conforme o texto apresenta, o uso do uniforme tinha o papel de igualar, disciplinar e regrar os membros do movimento Integralista, eliminando a diversidade e individualidade de seus adeptos.

d) Incorreta. O Integralismo foi um movimento anterior à Guerra Fria. Ademais, não nutriam particular simpatia pelos Estados Unidos, mas sim pelos movimentos nazifascistas.

Questão 8

Sobre a política trabalhista de Getúlio Vargas durante o Estado Novo (1937-1945), é correto afirmar que:

a) Associado à imagem de “pai dos pobres”, Getúlio Vargas criou a CLT, defendeu a liberdade sindical e o direito de manifestação dos trabalhadores durante o Estado Novo.

b) O governo de Vargas defendia a eliminação da legislação trabalhista. Argumentava que os direitos dos trabalhadores promoviam o desemprego e dificultavam o progresso da economia.

c) Durante o Estado Novo, Vargas implementou uma série de leis e direitos trabalhistas. No entanto, também restringiu a liberdade sindical e proibiu o direito de greve.

d) Vargas adotou um discurso próximo ao comunismo durante seu governo, optando pela nítida defesa do interesse dos trabalhadores em detrimento do setor empresarial brasileiro.

Gabarito explicado

a) Incorreta. A ditadura do Estado Novo proibiu o direito de greve e restringiu a liberdade sindical, ao contrário do afirmado.

b) Incorreta. Vargas não defendia a eliminação das leis trabalhistas. Pelo contrário, seu governo implementou uma série de medidas de proteção ao trabalhador, como a CLT (1943).

c) Correta. A alternativa descreve corretamente a contradição existente na política trabalhista durante o Estado Novo.

d) Incorreta. Vargas não adotou um discurso simpático ao comunismo durante o Estado Novo. Pelo contrário, chegou ao poder através de um golpe justificado pela necessidade de combater o risco comunista no país. Além disso, também é incorreto sugerir que Vargas se opôs nitidamente ao setor empresarial brasileiro.

Questão 9

Sobre a fundação da Organização das Nações Unidas (ONU) em 1945, avalie as seguintes afirmativas:

I - Fundada no pós-Segunda Guerra Mundial, a ONU tem como um dos principais objetivos a busca de soluções diplomáticas para impasses geopolíticos.

II - Além da manutenção da paz mundial, a ONU também busca garantir a preservação e o respeito aos direitos humanos.

III - Os membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU são aqueles que saíram vitoriosos da Segunda Guerra Mundial: Estados Unidos, China, Alemanha, Japão e Rússia.

São corretas as afirmativas:

a) I, II e III.

b) I e II, somente.

c) II e III, somente.

d) I e III, somente.

Gabarito explicado

I. Correta. O documento de fundação da ONU explicita o objetivo de manutenção da paz mundial. A Organização se propunha a ser um mecanismo supranacional de negociação e busca de soluções diplomáticas para disputas geopolíticas.

II. Correta. A preservação e o respeito aos Direitos Humanos é um dos mais importantes objetivos da Organização das Nações Unidas.

III. Incorreta. A Alemanha e o Japão não pertencem permanentemente ao Conselho de Segurança da ONU, além de não terem saído vitoriosos da Segunda Guerra Mundial.

Questão 10

Leia o texto abaixo, que diz respeito à censura e repressão durante a Ditadura Militar (1964-1985):

“Rita Lee foi uma das cantoras com maior número de músicas censuradas durante a ditadura militar no Brasil. Segundo Norma Lima, doutora em literatura e professora da UERJ (...), são dezenas de músicas vetadas, inclusive um disco inteiro (...).
De acordo com a pesquisadora, Rita Lee trazia críticas à moral e aos bons costumes da época, se mostrando uma mulher à frente do tempo.
“Ser uma mulher livre fez com que Rita Lee fosse a mulher mais censurada da ditadura. Ela era um espírito livre e esse comportamento era um contraste com o que se esperava da mulher nos anos 60 a 80”, explica Norma".”

Extraído de: https://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2023/05/09/cabecas-vao-rolar-me-deixa-de-quatro-no-ato-e-mais-conheca-as-letras-proibidonas-de-rita-lee-censuradas-pelos-militares.ghtml (Último Acesso: 11/04/2024)

Sobre o tema, é correto afirmar que:

a) A censura contra Rita Lee foi resultado de seu comportamento transgressor, considerado afrontoso para a moral que a Ditadura Militar esperava da mulher brasileira.

b) Como evitava falar abertamente sobre política em suas letras, a artista Rita Lee teve poucos problemas com a censura durante a Ditadura Militar.

c) A Ditadura Militar reservava sua censura para assuntos políticos, ignorando assuntos ligados ao comportamento e aos costumes.

d) A história de Rita Lee comprova que os governos militares pouco se importaram com questões ligadas ao papel da mulher na sociedade.

Gabarito explicado

a) Correta. A forte censura imposta pela Ditadura Militar contra o trabalho de Rita Lee decorre de sua postura transgressora e livre, considerada “inadequada” para os padrões femininos desejados pelos militares.
b) Incorreta. Conforme o texto afirma, Rita Lee foi uma das artistas mais censuradas durante os anos da Ditadura. A repressão contra seu trabalho era motivada pela defesa do que se considerava a “moral e bons costumes” da época.

c) Incorreta. Pelo contrário, o exemplo de Rita Lee revela a forte censura ocorrida por assuntos ligados ao comportamento e aos papéis de gênero na sociedade brasileira.

d) Incorreta. Além de aspectos estritamente políticos, a Ditadura também censurou trabalhos que questionavam os padrões comportamentais considerados adequados para época.

Para mais exercícios de história:

Lucas Pereira
Lucas Pereira
Bacharel e Licenciado em História pela Universidade Estadual de Campinas (2013), com mestrado em Ensino de História pela mesma instituição (2020). Atua como professor de História na educação básica e em cursos pré-vestibulares desde 2013. Desde 2016, também desenvolve conteúdos educativos na área de História.