Planos de aula Português 1º e 2º ano (com atividades de folclore)

Márcia Fernandes
Márcia Fernandes
Professora licenciada em Letras

Com a aproximação do mês dedicado ao folclore, o professor deve explorar os temas relacionados de formas variadas.

Confira planos de aula de língua portuguesa para o 1.º e o 2.º ano do Ensino Fundamental com temas relacionados ao folclore (parlendas, trava-línguas e quadrinhas). Os planos foram elaborados de acordo com a BNCC - Base Nacional Comum Curricular.

Plano de aula 1 - Parlendas

Tema Parlendas
Práticas de linguagem Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)
Análise linguística/semiótica (Alfabetização)
Objetos de conhecimento

Formação do leitor

Forma de composição do texto

Habilidades

(EF12LP02) Buscar, selecionar e ler, com a mediação do professor (leitura compartilhada), textos que circulam em meios impressos ou digitais, de acordo com as necessidades e interesses.

(EF12LP07) Identificar e (re)produzir, em cantiga, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas e canções, rimas, aliterações, assonâncias, o ritmo de fala relacionado ao ritmo e à melodia das músicas e seus efeitos de sentido.

Objetivos
  • Incentivo pelo gosto da leitura;
  • Encorajamento à apresentação oral;
  • Aumento do repertório cultural.
Conteúdo Parlendas
Duração Entre 3 a 5 aulas de 50 minutos, aproximadamente.
Recursos didáticos
  • Lousa ou quadro;
  • Caneta para lousa ou giz;

  • Tapetes, almofadas para criar um ambiente agradável para o dia da apresentação das parlendas.

Metodologia

Primeiro momento:

Durante alguns dias, surpreenda as crianças recitando uma parlenda ou outra no meio das aulas, no intervalo e em momentos de descontração quando encontrar com elas pela escola. Faça uma seleção de algumas parlendas mais e outras menos conhecidas.

As crianças acharão graça no fato de o professor, sem anunciar, começar a recitar pela escola sem um momento definido. Além disso, gostarão de identificar as parlendas que já conhecem.

Segundo momento:

Depois dessa introdução descontraída sobre as parlendas, diga, finalmente, que durante alguns dias esteve a recitar parlendas para eles. Explique que as parlendas fazem parte da literatura popular oral e do folclore brasileiro, por isso, muitas pessoas conhecem parlendas sem saberem muito bem o que elas são.

Escreva algumas parlendas na lousa ou no quadro, leia com as crianças e, juntos, identifiquem as suas rimas e outros recursos usados na composição desse gênero textual, como a repetição de fonemas consonantais (aliteração) e fonemas vocálicos (assonância).

Terceiro momento:

Dê a seguinte tarefa às crianças: cada um deve fazer uma recolha de três parlendas, de preferência, com pessoas que eles conhecem (familiares, vizinhos, amigos), escrever e levar para a escola o seu trabalho de pesquisa.

Quarto momento:

O professor recebe o trabalho de cada criança e seleciona parlendas variadas, tentando compor uma apresentação sem parlendas repetidas. Feita a seleção, o professor anuncia um dia de apresentação das parlendas e prepara as crianças para essa apresentação, lendo com eles e incentivando-os a fazer uma leitura em voz alta, com entusiasmo e com entoação adequada, refletindo o sentido do que está sendo lido.

Quinto momento:

Prepare um ambiente agradável para o dia da apresentação, se possível, fora da sala de aula. Use o que puder para que as crianças se sintam confortáveis, como tapetes, almofadas ou a sombra de uma árvore, por exemplo. Disponha as crianças em roda e incentive cada pequeno recitador a levantar e, se sentindo importante, ler com entusiasmo para o resto dos colegas.

Avaliação Participação e esforço dos alunos.
Referências Veja também no Toda Matéria:
Parlendas do Folclore Brasileiro

Plano de aula 2 - Trava-línguas

Tema Trava-línguas
Práticas de linguagem Escrita (compartilhada e autônoma)
Objetos de conhecimento

Construção do sistema alfabético/Convenções da escrita

Habilidades

(EF02LP01) Utilizar, ao produzir o texto, grafia correta de palavras conhecidas ou com estruturas silábicas já dominadas, letras maiúsculas em início de frases e em substantivos próprios, segmentação entre as palavras, ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação.

Objetivos

Regras no início e fim das frases (maiúsculas e minúsculas e pontuação).

Conteúdo Trava-línguas.
Duração Aproximadamente duas horas.
Recursos didáticos
  • Folhas de atividades;
  • Lápis e borracha;
  • Caixa de lápis de cor, giz de cera e/ou de canetinhas;
  • Lousa ou quadro;
  • Caneta para lousa ou giz.

Metodologia

O professor escreve alguns trava-línguas na lousa ou no quadro e lê para as crianças - primeiro devagar e depois com um ritmo mais acelerado - e pergunta quem conhece outros trava-línguas que queira compartilhar com os colegas da sala.

De seguida, o professor distribui folhas de atividades e pratica com as crianças regras do início e fim das frases (maiúsculas e minúsculas e pontuação).

Avaliação Participação e esforço dos alunos.
Referências Veja também no Toda Matéria:
Trava-línguas infantis
Folha de atividades de grafia com trava-línguas
Clique para imprimir

Folha de resposta de atividades de grafia com trava-línguas

Folha de atividades de pontuação com trava-línguas
Clique para imprimir

Folha de resposta de atividades de pontuação com trava-línguas

Plano de aula 3 - Quadrinhas

Tema Quadrinhas
Práticas de linguagem Análise linguística/semiótica (Alfabetização)
Objetos de conhecimento

Forma de composição do texto

Habilidades

(EF12LP07) Identificar e (re)produzir, em cantiga, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas e canções, rimas, aliterações, assonâncias, o ritmo de fala relacionado ao ritmo e à melodia das músicas e seus efeitos de sentido.

Objetivos

Encorajamento à apresentação oral.

Conteúdo Quadrinhas.
Duração Entre 3 aulas de 50 minutos, aproximadamente.
Recursos didáticos

Para a montagem de alguns adereços para o dia da apresentação das quadrinhas:

  • material reciclável;
  • lápis e borracha;
  • lápis de cor, giz de cera e/ou de canetinhas;
  • cola.
Metodologia

Primeiro momento:

Depois de terem falado sobre quadrinhas em aulas anteriores, o professor propõe um trabalho de recitação às crianças.

Em dupla ou pequenos grupos (três ou quatro crianças), as crianças devem escolher, com a ajuda do professor, uma quadrinha para recitar para o resto da sala.
Para tanto, devem escolher quem vai recitar e quem vai fazer os gestos representando o sentido da quadrinha. Em um grupo de quatro crianças, a quadrinha pode ser lida por duas crianças enquanto as outras duas fazem a representação, por exemplo.

Segundo momento:

Ajude as crianças a ensaiarem. Se possível, peça a colaboração dos pais para montar algum adereço que possa ser usado para dar mais brilho à apresentação.

Por exemplo: na apresentação da quadrinha "Corre ratinho Que o gato tem fome. Corre ratinho Que o gato te come.", podem ser usadas uma máscara de rato e uma de gato ou uma pintura simples no rosto.

Terceiro momento:

No dia da apresentação, crie um ambiente agradável para que, além de motivar as crianças a se preparam para algo importante, fazerem com entusiasmo e sem ansiedade.

Avaliação Participação e esforço dos alunos.
Referências

Veja também no Toda Matéria:
O que são quadrinhas populares e exemplos para ler e recitar

Leia também:

Referências Bibliográficas

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017.

Márcia Fernandes
Márcia Fernandes
Professora, produz conteúdos educativos (de língua portuguesa e também relacionados a datas comemorativas) desde 2015. Licenciada em Letras pela Universidade Católica de Santos (habilitação para Ensino Fundamental II e Ensino Médio) e formada no Curso de Magistério (habilitação para Educação Infantil e Ensino Fundamental I).