Plano de aula de História: Fontes Históricas (6º ano)

Thiago Souza
Thiago Souza
Professor de Sociologia, Filosofia e História

Confira um plano de aula inédito de História para o 6º ano, sobre História: formas de registros

Nele você encontra práticas de linguagem, objeto de conhecimento e habilidades de acordo com a BNCC - Base Nacional Comum Curricular.

Plano de aula - Formas de registros.

Plano de aula de História (6º ano) - Formas de Registros.
Tema História: formas de registros
Objetos de conhecimento Formas de registro da história e da produção do conhecimento histórico
Habilidades (EF06HI02) Identificar a gênese da produção do saber histórico e analisar o significado das fontes que originaram determinadas formas de registro em sociedades e épocas distintas.
Objetivos
  • Compreender a importância das fontes históricas para o historiador.
  • Compreender a importância das fontes históricas.
Conteúdo Fontes históricas.
Duração Duas aulas.
Recursos didáticos Quadro negro, giz, material didático fornecido pela instituição e fontes históricas trazidas pelos alunos.
Metodologia

Na primeira aula o docente deverá explicar aos alunos o conteúdo referente a fontes históricas: variedade, função e o modo como é a partir desses vestígios que os historiadores buscam entender o passado.

Feito isso, como tarefa para casa, os discentes, com o auxílio dos pais, deverão encontrar fontes históricas em suas casas de três décadas diferentes.



Na aula seguinte, cada aluno deverá apresentar para a turma as fontes selecionadas e, com o auxílio da professora e da classe, buscar entender como aquele objeto representa as características de uma determinada época.

O docente deverá instigar os alunos realizando perguntas como "por que vocês acham que temos muito mais fotos reveladas de anos atrás do que temos dos dias mais recentes?", auxiliando os discentes a entenderem como o avanço da tecnologia, com smartphones e computadores, levou a uma mudança de hábitos da população (ao não revelar mais fotos em tanta quantidade como antigamente).

Avaliação Participação e esforço dos alunos.
Referências

Veja também no Toda Matéria:

O que são fontes históricas?

O que é História?

Leia mais:

Referências Bibliográficas

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017.

Thiago Souza
Thiago Souza
Graduado em História e Especialista em Ensino de Sociologia pela Universidade Estadual de Londrina. Ministra aulas de História, Filosofia e Sociologia desde 2018 para turmas do Fundamental II e Ensino Médio.