O que é História?

Juliana Bezerra

É chamado de história o conhecimento que estuda as ocorrências do passado.

Os historiadores definem essa ciência de alguns modos distintos. Há uma linha de pensamento que acredita que a história estuda, na realidade, a ação dos seres humanos através do tempo, investigando seus comportamentos e suas consequências.

Há também quem defenda que esse conhecimento se dedica à pesquisa das mudanças nas diversas sociedades ao longo dos anos.

Assim, cabe ao profissional dessa área apurar a trajetória dos acontecimentos e eventos importantes, formulando algumas conclusões e ampliando o pensamento crítico na sociedade.

Vale destacar a necessidade de um método de pesquisa, onde o profissional escolhe o documento ou fontes históricas no qual vai basear sua pesquisa.

Exemplos de fontes históricas são vestimentas, artefatos artísticos, documentos, utensílios, construções, fósseis, obras de arte, fotografias e tudo que venha a servir como vestígios do passado.

A origem da História

O termo "história" é originado do vocábulo grego historie, que tem como conceito a ideia de "investigação", ou seja, do entendimento vindo por meio da pesquisa.

Heródoto, antigo historiador grego, é considerado o "pai da história". Foi ele quem desenvolveu os primeiros estudos com algum método mais sistematizado.

Posteriormente, Tucídides, outro pensador grego, realizou estudos mais elaborados em que combinava diversas fontes históricas.

É dele a obra História da Guerra do Peloponeso, na qual debruça-se sobre o conflito entre as cidades de Atenas e Esparta.

Períodos da História

Existe um consenso entre os historiadores ocidentais que determina alguns períodos da história da humanidade. São eles:

  • Pré-História: considerado todo o período de evolução dos seres humanos até a invenção da escrita, que ocorreu aproximadamente em 3.500 a.C.
  • Idade Antiga: ocorreu a partir do desenvolvimento da escrita até a queda do Império Romano do Ocidente (476 d.C). Estuda as grandes civilizações, como os gregos e romanos. Em relação aos povos do Oriente, compreende os egípcios, mesopotâmicos, hebreus, fenícios e persas.
  • Idade Média: vai da queda do Império Romano até a queda de Constantinopla (em 1453), abarcando o período do século V ao XV.
  • Idade Moderna: estende-se do século XV ao século XVIII, quando o sistema capitalista consolida-se.
  • Idade Contemporânea: inicia-se com a Revolução Francesa, no século XVIII, e prolonga-se até os dias atuais.

Momentos de destaque da História Geral

É chamado de História Geral, no Brasil, o estudo sobre o mundo de maneira ampla, abarcando os outros países, que não o nosso.

Assim, temos alguns períodos importantes que merecem destaque:

Momentos de destaque da História do Brasil

Já a História do Brasil nos conta sobre os fatos relacionados ao nosso país a partir da entrada dos portugueses no território. Há também quem considere o período pré-colombiano como integrante da história nacional.

Importância da História para a sociedade

O estudo dos eventos passados têm sua importância na medida em que são uma maneira de conhecermos como nossos antepassados viviam, como sentiam e agiam no mundo.

Dessa forma, podemos mapear os acontecimentos e refletir sobre como podemos, no presente, nortear nossas ações.

Além disso, a compreensão histórica dos fatos nos ajuda a refletir sobre a convivência em sociedade. Auxilia ainda no entendimento das diferenças entre culturas e países, avaliando os caminhos que levam determinados grupos sociais a agir de uma maneira ou de outra, assim como desenvolver o pensamento crítico.

Juliana Bezerra
Juliana Bezerra
Bacharelada e Licenciada em História, pela PUC-RJ. Especialista em Relações Internacionais, pelo Unilasalle-RJ. Mestre em História da América Latina e União Europeia pela Universidade de Alcalá, Espanha.