Meios de Comunicação

Daniela Diana

Os Meios de Comunicação representam os veículos ou instrumentos utilizados para difundir a informação entre os homens. São exemplos: o rádio, a televisão, o telefone, o jornal, a revista, a internet, o cinema, dentre outros.

A partir do desenvolvimento da ciência e das novas tecnologias, os meios de comunicação têm avançado significativamente, proporcionando a difusão dos conhecimentos e da comunicação no mundo.

Meios de ComunicaçãoÍcones dos Principais Meios de Comunicação

Comunicação

Segundo a "Teoria da Comunicação", o emissor (ou locutor) é aquele que emite a mensagem. Já o receptor (ou interlocutor) é quem que a recebe e a decodifica.

O "canal de comunicação" designa o local, ou o meio pelo qual a mensagem será enviada para o receptor.

Assim, os meios de comunicação se aproximam do “canal”, na medida em que eles representam o veículo entre o emissor e o receptor. A linguagem pode ser escrita, sonora, audiovisual como, por exemplo, o jornal, revista (comunicação escrita), rádio e televisão (comunicação audiovisual), etc.

História dos meios de comunicação

A história e origem dos meios de comunicação surgem da necessidade humana de se expressar. Na pré-história, a arte rupestre (desenhos primitivos dentro das cavernas ou grutas) já aponta essa importância na vida dos homens.

Desde o surgimento da escrita e do alfabeto, o homem vem desenvolvendo maneiras de expandir o conhecimento e criar uma “cultura” humana.

Isso é justamente o que nos difere dos animais, ou seja, a criação de uma cultura, gerada pela comunicação humana. As espécies animais não possuem uma "linguagem" que os permitam criar culturas, crenças e tradições que serão passadas de geração em geração.

Foram séculos de desenvolvimento até chegarmos ao ponto de comunicação que chegamos, ou seja, na era das tecnologias da informação e da cultura de massa. Esses meios representam, em grande parte, fatores de desenvolvimento da sociedade humana, uma vez que disseminou (e continua disseminando) o conhecimento pelo mundo, em diversos tempos e espaços.

Depois da escrita, surgiram os suportes como o papiro, os pergaminhos e, mais tarde, os livros, difundidos a partir da criação da imprensa no século XIV.

O correio é considerado um dos mais antigos meios de comunicação, sendo que os egípcios já utilizavam para enviar documentos e cartas. Antigamente, as aves, como pombas e corvos, eram utilizadas para o envio das mensagens.

Com o desenvolvimento dos estudos sobre eletricidade, já no século XVIII, surge o telégrafo, instrumento ligado por fios e eletroímãs. Baseado na emissão de impulsos eletromagnéticos, ele enviava mensagens a longas distâncias.

Esse instrumento foi considerado uma das grandes revoluções dos meios de comunicações sendo um dos primeiros sistemas modernos de comunicação.

Os telégrafos foram essencialmente utilizados pelos governos, onde a mensagem (escrita ou visual) era transmitida por códigos. Nesse contexto, surge o Código Morse, inventado pelo pintor estadunidense Samuel Morse (1791-1872).

No século XX, o rádio e o telefone foram os principais meios de comunicação.

Por meio de ondas eletromagnéticas, o rádio foi criado e utilizado para propagar as informações, bem como servir de entretenimento, com as músicas e radionovelas. Ele foi um importante instrumento de comunicação utilizado durante os períodos de guerra.

Já o telefone, representou a evolução do telégrafo. Esse instrumento ligado por fios emite mensagens de voz a longas distâncias em tempo real, enquanto os telégrafos só enviavam desenhos ou mensagens de texto.

Diferente do telégrafo, o telefone se expandiu sendo muito utilizado atualmente: telefone público, analógico, digital, sem fio e celulares.

Nos séculos XX e XXI, a televisão e a internet foram (e continuam sendo) os principais meios de comunicação.

A televisão é um instrumento de reprodução de som e imagem simultâneos que funciona por meio de ondas eletromagnéticas. Já a internet, representa um sistema global de redes de computadores que utiliza das mais variadas tecnologias de rede: eletrônica, sem fio e óptica.

Pesquisas apontam que a televisão ainda é o meio de comunicação mais utilizado pelo homem e, em segundo lugar está a internet, que cada vez mais se expande pelo mundo no campo das comunicações instantâneas.

Tipos de meios de comunicação

De acordo com o campo e atuação, existem dois tipos de meios de comunicação:

  • Individual: os meios de comunicações individuais estão pautados na comunicação interna, interpessoal (entre as pessoas), por exemplo, a carta (correio), telefone, fax.
  • Massa: os meios de comunicação de massa são mais amplos e externos. Têm o intuito de comunicar um grande número de pessoas, por exemplo, jornais, revistas, internet, televisão, rádio.

Para saber mais: Cultura de Massa.

Classificações dos meios de comunicação

Segundo o tipo de linguagem utilizada (escrita, sonora, audiovisuais, multimídia, hipermídia), os meios de comunicação social são classificados em:

  • Escritos: linguagem escrita dos jornais, livros e revistas.
  • Sonoros: linguagens através de sons, por exemplo, o rádio e o telefone.
  • Audiovisuais: fusão de som e imagem, por exemplo, a televisão e o cinema.
  • Multimídias: reunião de diversos meios de comunicação diferentes (texto, áudio, vídeo, etc.).
  • Hipermídias: fusão de meios de comunicação por meio dos sistemas eletrônicos de comunicação, por exemplo, CD - ROM, TV digital e internet.
Daniela Diana
Daniela Diana
Licenciada em Letras pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) em 2008 e Bacharelada em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2014. Amante das letras, artes e culturas, desde 2012 trabalha com produção e gestão de conteúdos on-line.