Meios de Comunicação
Os Meios de Comunicação representam os veículos ou instrumentos utilizados para difundir a informação entre os homens. São exemplos: o rádio, a televisão, o telefone, o jornal, a revista, a internet, o cinema, dentre outros.
A partir do desenvolvimento da ciência e das novas tecnologias, os meios de comunicação têm avançado significativamente, proporcionando a difusão dos conhecimentos e da comunicação no mundo.
Comunicação
Segundo a "Teoria da Comunicação", o emissor (ou locutor) é aquele que emite a mensagem. Já o receptor (ou interlocutor) é quem que a recebe e a decodifica.
O "canal de comunicação" designa o local, ou o meio pelo qual a mensagem será enviada para o receptor.
Assim, os meios de comunicação se aproximam do “canal”, na medida em que eles representam o veículo entre o emissor e o receptor. A linguagem pode ser escrita, sonora, audiovisual como, por exemplo, o jornal, revista (comunicação escrita), rádio e televisão (comunicação audiovisual), etc.
História dos meios de comunicação
A história e origem dos meios de comunicação surgem da necessidade humana de se expressar. Na pré-história, a arte rupestre (desenhos primitivos dentro das cavernas ou grutas) já aponta essa importância na vida dos homens.
Desde o surgimento da escrita e do alfabeto, o homem vem desenvolvendo maneiras de expandir o conhecimento e criar uma “cultura” humana.
Isso é justamente o que nos difere dos animais, ou seja, a criação de uma cultura, gerada pela comunicação humana. As espécies animais não possuem uma "linguagem" que os permitam criar culturas, crenças e tradições que serão passadas de geração em geração.
Foram séculos de desenvolvimento até chegarmos ao ponto de comunicação que chegamos, ou seja, na era das tecnologias da informação e da cultura de massa. Esses meios representam, em grande parte, fatores de desenvolvimento da sociedade humana, uma vez que disseminou (e continua disseminando) o conhecimento pelo mundo, em diversos tempos e espaços.
Depois da escrita, surgiram os suportes como o papiro, os pergaminhos e, mais tarde, os livros, difundidos a partir da criação da imprensa no século XIV.
O correio é considerado um dos mais antigos meios de comunicação, sendo que os egípcios já utilizavam para enviar documentos e cartas. Antigamente, as aves, como pombas e corvos, eram utilizadas para o envio das mensagens.
Com o desenvolvimento dos estudos sobre eletricidade, já no século XVIII, surge o telégrafo, instrumento ligado por fios e eletroímãs. Baseado na emissão de impulsos eletromagnéticos, ele enviava mensagens a longas distâncias.
Esse instrumento foi considerado uma das grandes revoluções dos meios de comunicações sendo um dos primeiros sistemas modernos de comunicação.
Os telégrafos foram essencialmente utilizados pelos governos, onde a mensagem (escrita ou visual) era transmitida por códigos. Nesse contexto, surge o Código Morse, inventado pelo pintor estadunidense Samuel Morse (1791-1872).
No século XX, o rádio e o telefone foram os principais meios de comunicação.
Por meio de ondas eletromagnéticas, o rádio foi criado e utilizado para propagar as informações, bem como servir de entretenimento, com as músicas e radionovelas. Ele foi um importante instrumento de comunicação utilizado durante os períodos de guerra.
Já o telefone, representou a evolução do telégrafo. Esse instrumento ligado por fios emite mensagens de voz a longas distâncias em tempo real, enquanto os telégrafos só enviavam desenhos ou mensagens de texto.
Diferente do telégrafo, o telefone se expandiu sendo muito utilizado atualmente: telefone público, analógico, digital, sem fio e celulares.
Nos séculos XX e XXI, a televisão e a internet foram (e continuam sendo) os principais meios de comunicação.
A televisão é um instrumento de reprodução de som e imagem simultâneos que funciona por meio de ondas eletromagnéticas. Já a internet, representa um sistema global de redes de computadores que utiliza das mais variadas tecnologias de rede: eletrônica, sem fio e óptica.
Pesquisas apontam que a televisão ainda é o meio de comunicação mais utilizado pelo homem e, em segundo lugar está a internet, que cada vez mais se expande pelo mundo no campo das comunicações instantâneas.
Tipos de meios de comunicação
De acordo com o campo e atuação, existem dois tipos de meios de comunicação:
- Individual: os meios de comunicações individuais estão pautados na comunicação interna, interpessoal (entre as pessoas), por exemplo, a carta (correio), telefone, fax.
- Massa: os meios de comunicação de massa são mais amplos e externos. Têm o intuito de comunicar um grande número de pessoas, por exemplo, jornais, revistas, internet, televisão, rádio.
Classificações dos meios de comunicação
Segundo o tipo de linguagem utilizada (escrita, sonora, audiovisuais, multimídia, hipermídia), os meios de comunicação social são classificados em:
- Escritos: linguagem escrita dos jornais, livros e revistas.
- Sonoros: linguagens através de sons, por exemplo, o rádio e o telefone.
- Audiovisuais: fusão de som e imagem, por exemplo, a televisão e o cinema.
- Multimídias: reunião de diversos meios de comunicação diferentes (texto, áudio, vídeo, etc.).
- Hipermídias: fusão de meios de comunicação por meio dos sistemas eletrônicos de comunicação, por exemplo, CD - ROM, TV digital e internet.
Para saber mais:
- Comunicação Visual
- Elementos da comunicação
- Linguagem verbal e não-verbal
- Meios de Transporte
- Redes Sociais
- Questões sobre Globalização
DIANA, Daniela. Meios de Comunicação. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/meios-de-comunicacao/. Acesso em: