Comunicação Visual

Laura Aidar
Escrito por Laura Aidar
Arte-educadora e artista visual

A comunicação visual é um tipo de linguagem que se utiliza de recursos gráficos com o objetivo de transmitir uma ideia ou conceito.

É uma estratégia de comunicação não-verbal muito utilizada atualmente, mas que teve origem ainda nos desenhos pré-históricos, numa época em que os seres humanos não tinham desenvolvido a escrita.

Tipos de comunicação visual

Os tipos ou meios de comunicação visual podem ser vários, como gráficos, mapas, desenhos, fotografias, diagramas, placas e sinais de trânsito, semáforos, expressões faciais e corporais.

comunicação visual, semáforo de ciclista
Exemplo de comunicação visual feita no trânsito, indicando que o sinal está vermelho para ciclistas e eles devem esperar

Há ainda a língua de sinais usada pelas pessoas surdas, chamada de libras no Brasil, que é uma forma de comunicação bastante complexa que usa como ferramenta símbolos visuais feitos através de gestos.

Elementos da comunicação visual

Alguns elementos são frequentemente usados na comunicação visual, como: pontos, formas, setas, linhas, formas geométricas, texturas e cores.

Esses são recursos que ajudam o interlocutor a transmitir a mensagem e, algumas vezes, há legendas indicando o que significa cada um desses ícones, em um mapa, por exemplo.

mapa de metrô, comunicação visual
O mapa do metrô da cidade de São Paulo é um exemplo de diagrama com linguagem visual que apresenta vários elementos

Por que a comunicação visual é importante?

Basicamente, a comunicação visual é importante porque tem um alcance de compreensão muito amplo, podendo ser decodificada por pessoas de diversos países, com idiomas e culturas diferentes, pois não há a utilização das palavras.

Assim, a linguagem visual acaba por ser mais democrática e acessível, chegando de maneira mais rápida a um maior número de pessoas.

Vale ressaltar que não é porque uma ideia está sendo transmitida por meio da linguagem visual que ela não pode ser informada também pela linguagem escrita ou sonora. Muitas vezes, os gráficos e desenhos vêm como uma forma de complementar a mensagem, garantindo que ela foi passada e compreendida corretamente.

Comunicação visual na publicidade e mercado de trabalho

O termo “comunicação visual” está muito relacionado à publicidade e marketing, pois essas são áreas do mercado de trabalho que se utilizam grandemente dessa linguagem.

Justamente por terem como propósito difundir mensagens, propagar ideias e gerar interesse nas pessoas, o profissional de comunicação visual (ou designer visual) lança mão de diversas maneiras de atingir seu público.

Exemplos são os logotipos, rótulos e identidades visuais de uma marca, aplicados em postagens em redes sociais, panfletos, banners, diagramação de sites e outros materiais da empresa.

Você também pode se interessar:

Atualizado em
Laura Aidar
Escrito por Laura Aidar
Arte-educadora, artista visual e fotógrafa. Licenciada em Educação Artística pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e formada em Fotografia pela Escola Panamericana de Arte e Design.