Comunicação Visual
A comunicação visual é um tipo de linguagem que se utiliza de recursos gráficos com o objetivo de transmitir uma ideia ou conceito.
É uma estratégia de comunicação não-verbal muito utilizada atualmente, mas que teve origem ainda nos desenhos pré-históricos, numa época em que os seres humanos não tinham desenvolvido a escrita.
Tipos de comunicação visual
Os tipos ou meios de comunicação visual podem ser vários, como gráficos, mapas, desenhos, fotografias, diagramas, placas e sinais de trânsito, semáforos, expressões faciais e corporais.
Há ainda a língua de sinais usada pelas pessoas surdas, chamada de libras no Brasil, que é uma forma de comunicação bastante complexa que usa como ferramenta símbolos visuais feitos através de gestos.
Elementos da comunicação visual
Alguns elementos são frequentemente usados na comunicação visual, como: pontos, formas, setas, linhas, formas geométricas, texturas e cores.
Esses são recursos que ajudam o interlocutor a transmitir a mensagem e, algumas vezes, há legendas indicando o que significa cada um desses ícones, em um mapa, por exemplo.
Por que a comunicação visual é importante?
Basicamente, a comunicação visual é importante porque tem um alcance de compreensão muito amplo, podendo ser decodificada por pessoas de diversos países, com idiomas e culturas diferentes, pois não há a utilização das palavras.
Assim, a linguagem visual acaba por ser mais democrática e acessível, chegando de maneira mais rápida a um maior número de pessoas.
Vale ressaltar que não é porque uma ideia está sendo transmitida por meio da linguagem visual que ela não pode ser informada também pela linguagem escrita ou sonora. Muitas vezes, os gráficos e desenhos vêm como uma forma de complementar a mensagem, garantindo que ela foi passada e compreendida corretamente.
Comunicação visual na publicidade e mercado de trabalho
O termo “comunicação visual” está muito relacionado à publicidade e marketing, pois essas são áreas do mercado de trabalho que se utilizam grandemente dessa linguagem.
Justamente por terem como propósito difundir mensagens, propagar ideias e gerar interesse nas pessoas, o profissional de comunicação visual (ou designer visual) lança mão de diversas maneiras de atingir seu público.
Exemplos são os logotipos, rótulos e identidades visuais de uma marca, aplicados em postagens em redes sociais, panfletos, banners, diagramação de sites e outros materiais da empresa.
Você também pode se interessar:
AIDAR, Laura. Comunicação Visual. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/comunicacao-visual/. Acesso em: