Cores Secundárias

Daniela Diana

As cores secundárias (laranja, roxo e verde) recebem essa denominação uma vez que surgem da união de duas cores primárias, misturadas em iguais proporções.

Essa é a forma tradicional, ensinada tempos atrás. Atualmente, considera-se que a melhor tríade para reproduzir a mistura de cores é a que se baseia na luz.

Assim, surge o sistema de cores-luz, o qual divide as cores em aditivas e subtrativas.

As cores subtrativas são as cores secundárias desse sistema: amarelo, magenta e ciano (CMYK, do inglês cyan, magenta, yellow. A letra K representa o preto).

Cores secundárias do sistema de cores-luz: amarelo, magenta e ciano

As cores subtrativas surgem a partir das seguintes misturas:

  • Vermelho + verde = Amarelo
  • Vermelho + azul = Magenta
  • Verde + azul = Ciano

Classificação Tradicional das Cores

Cores Secundárias

Cores Secundárias, de acordo com a classificação tradicional: laranja, roxo e verde

  • laranja (amarelo e vermelho)
  • roxo ou violeta (vermelho e azul)
  • verde (azul e amarelo)

De acordo com a composição, as cores são classificadas em:

  • Cores Primárias: são as chamadas "cores puras" que não surgem de outras: vermelho, amarelo e azul.
  • Cores Secundárias: surge da união de duas cores secundárias: verde (azul e amarelo), laranja (amarelo e vermelho) e roxo ou violeta (vermelho e azul).
  • Cores Terciárias: oriunda da união de uma cor primária e outra secundária: vermelho-arroxeado (vermelho e roxo) e vermelho-alaranjado (vermelho e laranja); amarelo-esverdeado (amarelo e verde) e amarelo-alaranjado (amarelo e laranja); azul-arroxeado (azul e roxo) e azul-esverdeado (azul e verde)

Círculo Cromático

Cores SecundáriasCírculo de Cores

O círculo cromático ou círculo de cores é formado por doze cores (primárias, secundárias e terciárias), divididas em dois blocos, as cores frias e as cores quentes. São elas: vermelho, azul, amarelo, verde, laranja, roxo (violeta), vermelho-arroxeado, vermelho-alaranjado, amarelo-esverdeado, amarelo-alaranjado, azul-arroxeado, azul-esverdeado.

Cores Complementares

As cores complementares são aquelas que misturadas constituem tonalidades de cinza e apresentam maior contraste entre si. Para tanto, a cor complementar está situada na extremidade oposta da cor primária correspondente.

Dessa maneira, segundo o círculo de cores, podemos identificar as cores complementares: azul (primária) e laranja (secundária); vermelho (primária) e verde (secundária); amarelo (primária) e roxo (secundária).

Observe que as cores primárias apresentam uma cor secundária como complementar, e vice-versa. Já as cores terciárias possuem outra cor terciária como complementar.

Temperatura das Cores

Outra importante classificação quanto às tonalidades e as sensações que causam determinadas cores, é a chamada "Temperatura das cores".

Assim, ficou estabelecido que as cores que transmitem sensação de calor, ou seja, aquelas que estão relacionadas ao fogo, são chamadas de cores quentes. São elas vermelho, laranja e amarelo.

Por outro lado, as cores que estão relacionadas às sensações de frio, são denominadas de cores frias: azul, verde e violeta.

Já, as cores neutras são aquelas que não transmitem sensações de calor ou de frio, pois possuem pouca reflexão da luz, por exemplo, os tons acinzentados, marrons e pastéis.

Teoria das Cores

Desde a antiguidade, as cores são elementos de curiosidade nos homens. Segundo o filósofo grego Aristóteles (384 a.C.-322 a.C.), a cor representava uma propriedade dos objetos, donde o espectro de cores era formado por seis delas: vermelho, verde, azul, amarelo, preto e branco.

Por conseguinte, durante a Idade Média e o Renascimento surgiram outras teorias sobre a existência e os conceitos sobre as cores.

Merece destaque a teoria das cores do artista Italiano Leonardo da Vinci (1452-1519), oposta à teoria de Aristóteles. Segundo o pintor renascentista, a cor não é uma propriedade do objeto de maneira que ela está intimamente relacionada com a luz.

Segundo a "Teoria das Cores" de Leonardo da Vinci, a partir do sistema RYB (do inglês red, yellow e blue), as cores secundárias surgem da seguinte combinação:

  • Verde, formado por azul e amarelo
  • Laranja, formado por amarelo e vermelho
  • Roxo (violeta ou púrpura), formado por azul e vermelho

Saiba mais sobre as cores em Características das Cores e Cores Análogas.

Daniela Diana
Daniela Diana
Licenciada em Letras pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) em 2008 e Bacharelada em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2014. Amante das letras, artes e culturas, desde 2012 trabalha com produção e gestão de conteúdos on-line.