Cores Quentes


As cores quentes correspondem às cores que transmitem sensação de calor, uma vez que estão associadas ao sol, ao fogo e ao sangue.

Cores QuentesCores Quentes Básicas: Amarelo, Laranja e Vermelho

Círculo de Cores

O círculo de cores é composto pelas doze cores do espectro (vermelho, azul, amarelo, verde, laranja, roxo, vermelho-arroxeado, vermelho-alaranjado, amarelo-esverdeado, amarelo-alaranjado, azul-arroxeado, azul-esverdeado).

Cores QuentesCírculo Cromático

As três principais cores quentes, situadas no lado direito do círculo, são o amarelo, o laranja e o vermelho e as cores terciárias que surgem da mistura entre elas, a saber: vermelho-alaranjado, amarelo-esverdeado, amarelo-alaranjado.

Temperatura das cores

No conceito da “Temperatura das Cores” ficou estabelecido que as “cores quentes” são aquelas associadas ao fogo (amarelo, laranja e vermelho) e as “cores frias” estão associadas à água e ao frio (azul, verde e violeta).

Essa classificação foi criada pelo psicólogo alemão Wilhelm Wundt (1832-1920) com o intuito de designar as sensações que cada bloco de cor gera no ser humano.

Segundo ele, as cores quentes são dinâmicas e estimulantes, as quais estão associados à vitalidade, excitação, alegria e movimento.

Já as cores frias, são as cores estáticas e suaves e, portanto, estão associados aos efeitos calmantes e tranquilizantes.

Cores Frias e Cores Neutras

As cores frias recebem esse nome uma vez que são as cores que transmitem sensação de frio, associadas ao gelo, à água e à lua.

Já, as cores neutras, diferente das cores quentes e frias, não estão associadas às sensações de calor e de frio, uma vez que possuem pouca reflexão da luz, por exemplo, os tons acinzentados, marrons e pastéis.

Complemente sua pesquisa, com a leitura dos artigos:

Curiosidade: Você Sabia?

  • Segundo a cromoterapia (terapia pelas cores), as cores quentes são estimulantes e as cores frias são calmantes.