O que são Artes Visuais?

Laura Aidar

As artes visuais representam um conjunto de manifestações artísticas como: pintura, escultura, desenho, arquitetura, artesanato, teatro, fotografia, cinema, dança, design, arte urbana, dentre outros.

O conceito de arte visual está intimamente relacionado ao conceito de visualizar - “ver” - e por isso, engloba as artes em que a fruição ocorre por meio da visão.

Dada sua importância e abrangência, atualmente existe o curso superior em “Artes Visuais”. Nele, o estudante sai com o título de artista visual, que o capacita a criar, avaliar e participar do mercado cultural e artístico.

grafite de Eduardo Kobra
A arte urbana é um tipo de arte visual. Na imagem, grafite de Eduardo Kobra

As Artes Visuais na Contemporaneidade

Importante destacar que o conceito de arte foi se ampliando com o passar do tempo.

No entanto, já é certo que a arte é uma manifestação humana essencial que esteve sempre presente nas culturas desde a antiguidade, tal qual a arte rupestre.

De tal modo, além do conceito, as temáticas, técnicas e materiais empregados na arte, foram se ampliando e atualmente, torna-se tarefa difícil identificar como ela surge.

Com o desenvolvimento da tecnologia e dos computadores, a arte visual também pode ser produzida através de ferramentas tecnológicas. Podemos citar as artes gráficas, criadas por meio de programas de computador (softwares) denominada de web art.

cidade espelhada
A obra Cidade Espelhada, de Giselle Beiguelman é um exemplo de web art que, por sua vez, faz parte das artes visuais

As artes modernas e contemporâneas foram responsáveis por abranger ainda mais o conceito de arte. Pois com elas a ideia torna-se mais importante do que o caráter estético e visual do objeto artístico.

Atualmente, podemos encontrar diversos tipos de artes:

Se você está pensando em seguir carreira em alguma áreas de artes, leia Cursos para quem gosta de artes.

Artes Visuais na Educação

artes visuais na educação
O uso das artes visuais na educação é de grande importância para a aprendizagem

Nas últimas décadas, as artes visuais passaram a ser importantes ferramentas de aprendizagem desde a infância.

Isso porque ela desperta a sensibilidade estética e estimula a criatividade. Além disso, propõe a reflexão a partir de outro tipo de linguagem, “a linguagem visual”, que agrega valor à linguagem escrita.

Décadas atrás, a disciplina sobre arte era chamada de "educação artística" e envolvia conceitos sobre a história da arte e basicamente, a criação de desenhos e pinturas.

No entanto, o conceito de arte nas escolas se expandiu e atualmente, podemos encontrar colégios em que disciplinas de arte visuais são mais abrangentes. Elas incluem, por exemplo, a dança, o teatro, a fotografia e o cinema.

Laura Aidar
Laura Aidar
Licenciada em Educação Artística pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) em 2007. Formada em Fotografia pela Escola Panamericana de Arte e Design de São Paulo (2010).