O que é Arte?

Laura Aidar

Arte é uma palavra que se origina do vocábulo latino ars e significa técnica ou habilidade. Podemos dizer que é uma manifestação humana comunicativa muito antiga.

Definição de arte

A arte possui um caráter estético e está intimamente relacionada com as sensações e emoções dos indivíduos. Como exemplo, podemos citar a pintura, a dança, a música, o cinema, a literatura, a arquitetura, etc.

Vale salientar que a arte tem uma importante função social na medida que expõe características históricas e culturais de determinada sociedade, tornando-se um reflexo da essência humana.

Ela existe em todas as culturas e sua definição foi e continua sendo discutida incansavelmente.

o que é arte paulo bruscky
O artista brasileiro Paulo Bruscky em performance de 1963, em Recife, caminhou com uma placa que indagava ao público " O que é arte? Pra que serve?"

As definições de arte ao longo da história

Para o filósofo grego Aristóteles a arte era uma imitação da realidade. Esse conceito, mais tarde, foi duramente refutado por diversas correntes artísticas que compreendiam que a arte não era somente baseada na imitação da realidade, e sim, na criação.

Durante a Idade Média havia duas vertentes sobre ela:

  • as artes manuais (ou mecânicas)
  • as artes liberais(ou intelectuais)

A primeira era considerada inferior à segunda, pois a arte somente era criada a partir do intelecto.

Se pensarmos nessa questão hoje em dia, notamos que ela está mais desenvolvida; no entanto, o trabalho manual ainda é subjugado pelo trabalho intelectual.

Como exemplo, temos o artesão e o artista, os quais compartilham um trabalho mental, ao mesmo tempo que participam da criação artística. Entretanto, o primeiro é, em grande parte, considerado um indivíduo que produz uma “arte menor” em relação ao outro.

Essa analogia da "arte erudita" e da "arte popular" permanece até os dias de hoje, sendo pauta de discussão de muitos estudiosos.

Saiba mais sobre a Cultura Erudita e a Cultura Popular.

História da Arte - Cronologia

A história da arte é um ramo da ciência que estuda os processos artísticos dentro do contexto em que foram realizados. Assim, com o intuito de facilitar os estudos, a arte está dividida em períodos, a saber:

  • Arte Pré-Histórica: período anterior a 3000 a.C., por exemplo, a arte rupestre.
  • Arte Antiga: de 3000 a.C. até 1000 a.C., por exemplo a arte egípcia.
  • Arte Clássica: de 1000 a.C. a 300 d.C., por exemplo a arte grega e romana.
  • Arte Medieval: de 300 a 1350, por exemplo, a arte gótica.
  • Arte Moderna: 1350 a 1850, por exemplo, a arte neoclássica.
  • Arte Contemporânea: de 1850 aos dias atuais, por exemplo, a arte conceitual.

Arte Rupestre

arte rupestre
Exemplo de arte rupestre - representação de bisão na Caverna de Altamira (Espanha)

A arte rupestre representa uma das mais antigas manifestações artísticas que surgiu a milhões de anos no contexto da pré-história. São desenhos ou pinturas, os quais foram produzidos, sobretudo, em cavernas, por diversos povos antigos.

Além das pinturas nas cavernas, é sabido que a escultura, a dança e a música também se iniciaram nesse período.

Sendo assim, podemos refletir sobre a necessidade humana de se expressar, expor suas ideias, uma vez que por meio do fazer artístico o homem libera suas emoções.

Na época paleolítica, por volta de 30.000 a.C., os desenhos criados tinham muita relação com a natureza. Os traços empregados para representar animais temidos eram cheios de movimentos e força. Já os animais mais dóceis como renas e cavalos eram feitos de forma mais delicada, revelando leveza e fragilidade.

Arte Sacra

pietá michelangelo
Escultura Pietá (1499), de Michelangelo

A Arte Sacra representa o conjunto de obras que possuem como temática principal a religião.

Foi muito explorada antes do período do Renascimento (na Idade Antiga, Clássica e Medieval), sendo umas das principais formas de expressão durante séculos. Como exemplo temos as ilustrações, esculturas de santos e a arquitetura encontrada em diversas igrejas ou templos.

Arte Barroca

arte barroca
Peter Paul Rubens, pintura à óleo (1630)

Com o período do Renascimento, significativas mudanças ocorreram na Europa no século XV, como:

Nesse contexto, o artista barroco encontra na arte o local necessário para expor a confusão causada pela mudança de paradigmas.

Foi assim que a arte barroca, se distanciou, em partes, da Arte Sacra, criando uma arte mais erótica, profana, cotidiana e, portanto, não tanto idealizada.

Arte Moderna

arte moderna
Abaporu (1928), de Tarsila do Amaral é um ícone da arte moderna no Brasil

A arte moderna surge no contexto da Revolução Industrial a partir do século XVIII.

Na arte moderna, o conceito sobre arte amplia-se um pouco e chega até a ser considerada uma "anti-arte", ou seja, ela não se preocupada com o teor estético e sim com a mensagem a ser transmitida.

No Brasil, o marco de introdução da arte moderna foi a Semana de Arte Moderna de 1922.

Nesse sentido podemos pensar que a arte tem uma função importante, além da catarse (purgação de sensações). Ou seja, uma obra artística pode conter um teor ideológico e político envolvido, o que leva o público a refletir sobre o conceito e não simplesmente visualizar as obras.

Arte Abstrata

arte abstrata
Transverse Line (1923), Wassily Kandinsky, é um exemplo de pintura abstrata

Uma das características das artes visuais do período moderno foi o surgimento da corrente artística denominada Abstracionismo.

De tal modo, a arte abstrata propõe uma obra visual não representacional, ou seja, ela prioriza as formas abstratas em detrimento de figuras que fazem parte da realidade.

Essa corrente surgiu no contexto do Modernismo, mediante a liberdade de expressão e refutação ao academicismo, e está relacionada com os movimentos vanguardistas.

Arte Contemporânea

arte contemporânea
Soldier throwing flowers, obra do artista contemporâneo Banksy

A arte contemporânea ou arte pós-moderna surgiu no século XX, embora muitos estudiosos preferem indicar sua origem no final do século XIX.

A arte contemporânea abrange um conceito de arte mais aberto, sendo pautado, portanto, na originalidade, experimentações artísticas e técnicas inovadoras.

Assim, ela admite diversas modalidades e linguagens artísticas bem como a mistura entre elas. Hoje, fala-se em arte performática, arte multimídia, arte étnica, dentre outros.

Da mesma maneira que a arte moderna, a arte contemporânea foca na ideia a ser transmitida em detrimento do valor estético da obra.

Sua principal função é fazer as pessoas pensarem, não somente com trabalhos que abriguem conceitos estéticos de harmonia e beleza, mas a partir de obras que muitas vezes extrapolam os limites da consciência humana.

A ideia é que as pessoas tenham contato com as obras de arte através do "choque estético" e que assim ocorram processos catárticos e que favoreçam a atividade reflexiva.

Artes Visuais

Importante conhecer o conceito de Artes Visuais, uma vez que tem gerado muita confusão.

Algumas pessoas acreditam que as artes visuais incluem somente as pinturas.

No entanto, o conceito de artes visuais é muito mais amplo e está relacionado com o próprio nome “visual”. Ou seja, representa aquela arte que conseguimos ver: pintura, escultura, arquitetura, teatro, dança, fotografia, dentre outras.

Tipos de Artes

Sabemos, que o conceito de arte foi se expandindo com o passar dos anos, o qual acompanhou o desenvolvimento dos homens e da sociedade.

De tal modo, hoje temos uma infinidade de modalidades artísticas expressas por diversas linguagens (visual, auditiva, tátil, dentre outros) que surgiram, por exemplo, com o advento da informática.

Assim, anteriormente, a arte era dividida somente em 7 vertentes:

  • Música
  • Dança
  • Pintura
  • Cinema
  • Escultura/Arquitetura
  • Teatro
  • Literatura

No entanto, com o desenvolvimento da sociedade, outros tipos de artes foram incluídos à lista:

  • Fotografia
  • História em Quadrinhos
  • Vídeo-Arte
  • Arte Digital ou Multimídia

Quiz da História da Arte

Laura Aidar
Laura Aidar
Licenciada em Educação Artística pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) em 2007. Formada em Fotografia pela Escola Panamericana de Arte e Design de São Paulo (2010).