Arte digital: o que é e quais os seus tipos (com exemplos)
Arte digital é toda manifestação artística criada a partir de meios eletrônicos, como softwares variados.
Essas obras podem ser feitas usando recursos simples, como celulares, ou tecnologias mais complexas, que permitem a criação de grandes e impactantes obras, as exposições imersivas, por exemplo.
Além da música, a arte digital se manifesta em praticamente todas as linguagens criativas, desde a fotografia e o vídeo até a escultura e alguns experimentos em literatura.
Escultura digital
Também chamada de modelagem 3D, é produzida por meio de softwares que criam imagens com aparência de possuírem altura, largura e profundidade.
Há ainda a possibilidade de materializar a escultura, anteriormente virtual, usando máquinas de impressão em 3D.
Video mapping
Essa é uma técnica de projeção de video em grandes superfícies previamente escolhidas. Consiste no mapeamento do lugar e na projeção de imagens pensadas especificamente para os locais.
Normalmente é feita em importantes monumentos. Há ainda o uso de video mapping na realização de exposições imersivas de grandes artistas.
Pintura, desenho e ilustração digital
São muitas as possibilidades de criação de artes visuais por meios eletrônicos. Usando softwares específicos, muitas vezes essas obras são feitas usando também mesas digitalizadoras.
Animação digital
Os desenhos animados produzidos atualmente são todos elaborados usando tecnologia computadorizada.
Os desenhos e os movimentos são criados por meio de programas avançados e são normalmente usados no cinema e na publicidade.
Arte pixel
É um tipo de imagem elaborada usando pixels, ou seja, pequenos pontos eletrônicos que compõem as imagens. Esses pontos são quadriculados, gerando um efeito bem característico, chamado de "pixelado".
Surgimento da arte digital
Tida como uma das vertentes da arte contemporânea, a arte digital evolui a medida que a tecnologia avança. Ganhou esse nome na década de 80 e teve como um de seus precursores o músico Pierre Henry, que fez muitos experimentos sonoros produzidos com o auxílio de equipamentos eletrônicos.
Outro nome importante no surgimento desse tipo de arte foi o britânico Harold Cohen, criador do sistema eletrônico AARON, programado para elaborar imagens de maneira autônoma. O artista inventou tal sistema ainda na década de 70, mas foi nos anos 80 que conseguiu imagens mais elaboradas.
A partir de então, outros artistas foram se aventurando em seus processos criativos e usufruindo cada vez mais das novas tecnologias.
Você também pode se interessar:
AIDAR, Laura. Arte digital: o que é e quais os seus tipos (com exemplos). Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/arte-digital/. Acesso em: