História da Arte: definição, aspectos e períodos

Laura Aidar

A história da arte é vista como uma área do conhecimento que aborda as diversas manifestações artísticas do ser humano ao longo de sua trajetória no planeta.

Podemos dizer que tais manifestações se dão por meio da dança, música, teatro, artes visuais e outras expressões que têm a intenção de transmitir emoções, ideias e visões de mundo.

A arte está relacionada às primeiras formas de expressão humana e, dependendo do local e momento histórico, se manifestou de diferentes maneiras.

Importante ressaltar também que esse campo do saber está em constante construção, não sendo algo estático, mas sim arquitetado a todo momento pelas diversas demonstrações artísticas que surgem na sociedade.

Antropólogos e historiadores utilizam a arte como uma poderosa ferramenta para o entendimento dos povos, culturas e organizações sociais.

Para tornar seu estudo e compreensão mais acessíveis, a arte foi então organizada por períodos, movimentos e vertentes.

Veja como a história da arte - sobretudo ocidental - foi classificada.

Arte na Pré-história

vênus de willendorf
A Vênus de Willendorf é uma estatueta da época paleolítica, datada de aproximadamente 28 mil anos a.C.

Ainda no período pré-histórico, ou seja, antes da invenção da escrita, o ser humano já produzia a arte pré-histórica.

Tudo o que sabemos sobre essas civilizações foi descoberto por pesquisadores através da análise de objetos e pinturas desses povos.

Esse período da humanidade foi bastante longo e, portanto, dividido em 3 fases: Paleolítico Inferior (500 mil a.C.); Paleolítico Superior (30 mil a.C.) e Neolítico (10 mil a.C.).

Foi na época do Paleolítico Superior que se descobriu as primeiras expressões artísticas, como a arte rupestre das cavernas de Lascaux (França) e Altamira (Espanha).

Para saber mais a respeito, leia:

Arte na Antiguidade

escultura formação de roma
A escultura etrusca Loba Capitolina foi feita em torno dos séculos XI e XII e o tema é a criação de Roma

A partir da invenção da escrita, temos a Antiguidade, que vai até as primeiras expressões da arte cristã. Nessa época, as civilizações eram bastante marcadas pela simbologia.

Veja as manifestações artísticas do período:

Arte Medieval

arte medieval
Pintura medieval de 1308. Têmpera sobre madeira

A arte medieval foi produzida durante a Idade Média, entre os séculos V e XV. Nesse período, a Igreja Católica ditava as regras na Europa e toda a produção artística estava ligada à religiosidade.

Divide-se a arte dessa época em:

Arte Renascentista

a nascimento de venus
O nascimento de Vênus (1483), de Sandro Botticelli é uma pintura renascentista

O Renascimento é compreendido como o período após da Idade Média. Despontou na Itália, no século XV e foi uma época de grande efervescência cultural, artística e intelectual.

As obras produzidas nesse momento traduziam novos anseios e sentimentos.

O renascimento trazia a valorização e exaltação do ser humano (antropocentrismo), ao contrário do pensamento medieval, que enxergava Deus acima de tudo (teocentrismo).

Para saber mais sobre o período, leia também:

Arte Pré-Colombiana

arte pre colombiana
Exemplares de arte pré-colombiana expostos no Museu de Arte-Pré colombiana, no Chile

A arte pré-colombiana é definida como a produção artística e cultural dos primeiros povos da América espanhola antes da chegada de Cristóvão Colombo no continente, em 1492.

Considera-se manifestações artísticas dos povos ameríndios as peças com funções religiosas ou decorativas, além de expressões arquitetônicas.

Através do estudo da arte pré-colombiana foi possível classificar e distinguir os povos que viveram na América Latina e compreender suas culturas específicas e também de modo geral.

Essas expressões artísticas foram:

Arte na chamada "Idade Contemporânea"

a liberdade guiando o povo
A liberdade guiando o povo (1830), de Delacroix, é uma obra do romantismo que ilustra a Revolução Francesa

Compreende-se "Idade Contemporânea" a fase que começa com a Revolução Francesa (1789) e se estende até os nossos dias.

Os principais acontecimentos nesse período foram: Revolução Francesa, Primeira Guerra, Segunda Guerra e Guerra Fria.

As vertentes artísticas que fizeram parte desse contexto em um primeiro momento, são:

Arte Moderna ou Modernismo

cubismo picasso
Autorretrato (1907) de Pablo Picasso

Consideramos arte moderna as manifestações artísticas que despontaram na Europa no final do século XIX e estenderam-se até o meio do século XX, com o final da Segunda Guerra.

Integram o modernismo: a pintura, escultura, arquitetura e literatura.

Vanguardas Europeias

No contexto do modernismo, diversas correntes artísticas surgiram.

Damos o nome de vanguardas europeias a essas vertentes. A palavra "vanguarda" deriva do francês avant-garde, que significa "guarda avançada", sugerindo o pioneirismo nas artes.

Esses movimentos são, portanto, manifestações inovadoras da arte e foram responsáveis por uma grande transformação na maneira de se expressar e de compreender obras artísticas. São eles:

Arte Contemporânea ou Arte pós-moderna

arte contemporânea
Monumento mínimo é uma obra de arte contemporânea da artista brasileira Néle Azevedo

As produções artísticas produzidas a partir da Segunda Guerra são designadas "contemporâneas" e hoje é essa denominação que perdura para as produções atuais, também chamadas de pós-modernas.

Isso porque, a palavra "contemporâneo" tem origem no vocábulo latino contemporanĕu, que é a união dos termos "com" e "tempo", significando então "que ou quem do tempo atual".

Na arte contemporânea, o conceito por trás das obras adquiriu um significado maior e o contexto social globalizado afeta diretamente a expressão dos artistas e a fruição do público.

Essas manifestações se desenvolvem em diversos campos, como a dança, moda, música, teatro, escultura, performances, instalações, videoart, web art, fotografia, pintura, literatura, happenings, objetos, arte têxtil, e outras expressões híbridas.

Para saber mais sobre alguns desses movimentos, leia:

História da Arte no Brasil

história da arte no Brasil
A boba, de Anita Malfatti à esquerda. Autorretrato, de Tarsila do Amaral à direita

No Brasil, a produção artística acontece desde antes da chegada dos portugueses. Foram encontradas pinturas rupestres de até 15 mil anos no estado do Piauí, na Serra da Capivara e em outros sítios arqueológicos.

As manifestações artísticas são diversas no Brasil e acompanham os momentos históricos e culturais do país. São elas:

Quiz da História da Arte

Laura Aidar
Laura Aidar
Arte-educadora, pesquisadora e fotógrafa. Licenciada em Educação Artística pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) em 2007 e formada em Fotografia pela Escola Panamericana de Arte e Design, localizada em São Paulo, em 2010.