Arte Etrusca

Daniela Diana

A arte etrusca designa aquela realizada pela antiga civilização dos etruscos, que se desenvolveu a partir do século VII a.C. A arte etrusca foi inspirada nos modelos da arte oriental, egípcia, fenícia, assíria e grega e possui um estilo único e inovador.

Os Etruscos são um dos povos da antiguidade que habitaram a península itálica (região denominada de Etrúria, atual Toscana). Eles representaram uma civilização muito avançada para a época, os quais influenciaram diversos povos, inclusive os romanos.

Assim, o florescimento da civilização etrusca foi essencial para o desenvolvimento de Roma antes da chegada dos romanos. Eles foram os primeiros a construírem uma muralha para proteger a cidade de Roma.

Saiba mais sobre os Etruscos.

Características

Na arte, os etruscos se destacaram no artesanato, pintura, escultura e arquitetura. Os principais materiais utilizados eram o barro, terracota, argila, pedras, madeira, mármore, ouro e marfim. Além disso, eles dominavam as técnicas de fundição de metais e, portanto, desenvolveram diversos objetos de ferro e bronze.

Artesanato

Arte EtruscaVaso Etrusco

Uma das importantes características da arte etrusca deve-se ao desenvolvimento do artesanato, uma vez que os etruscos foram grandes artesãos. Vasos, potes, jarros, caixas e joias em ouro, prata e marfim fazem parte do artesanato etrusco, as quais eram utilizadas e também comercializadas.

Pintura

Arte EtruscaPintura Etrusca em Sarcófago de Terracota

Os afrescos, realizados em cores vivas (vermelho, amarelo, azul, ocre, branco, preto) e de caráter plano (bidimensional, sem perspectiva), foram as principais pinturas da civilização etrusca. Surgiam nos templos e túmulos e possuíam um caráter bastante realista com figuras de homens, mulheres, animais, objetos e vegetação.

A pintura etrusca apresentava simetria e movimento e fazia parte do imaginário de eternidade ou da vida após a morte. Por esse motivo, muitas figuras aparecem em estado reflexão bem como em contextos festivos (danças, banquetes, ritos funerários), de luta e temas mitológicos.

Escultura e Arte Funerária

Arte EtruscaLoba Capitolina

Uma das principais características das esculturas etruscas é o realismo. Geralmente eram feitas em pedra, bronze, terracota, barro e argila. A arte funerária e religiosa foram uma das importantes características da arte etrusca. Os túmulos eram formados por bustos e esculturas em tamanho real e geralmente possuíam relevo. Essas esculturas faziam referência ao falecido.

As câmaras funerárias reuniam aspectos da arquitetura, escultura e pintura etrusca. Merecem destaque o “Sarcófago dos Esposos” e o “Sarcófago de Cerveteri”, ambos produzidos em terracota, donde surge a imagem de uma mulher e um homem reclinados numa suposta cama.

Além disso, as esculturas etruscas zoomórficas de caráter naturalista representavam animais mitológicos, geralmente esculpidos em bronze. Merecem destaque a “Quimera de Arezzo” e a “Loba Capitolina”.

Arquitetura e Urbanismo

Arte EtruscaNecrópole Etrusca

Necrópoles, templos, palácios, edifícios públicos, aquedutos, pontes, muralhas, portais, túneis, pontes e estradas são as grandes construções arquitetônicas da civilização etrusca. Note que as cidades-estados da Etrúria seguiram um padrão quadriculado, nunca visto antes pelas civilizações antigas da Europa.

O arco e a abóboda, geralmente feito em pedra e madeira, são as duas características mais importantes que os etruscos introduziram na arquitetura urbanística. As casas eram simples e feitas geralmente de tijolo e barro.

Os templos, normalmente em formato quadrangular e de pequenas dimensões, eram construídos no local mais alto e por isso, fora das cidades. Dentro dos templos eram reunidas diversas pinturas e esculturas, local onde eram realizados diversos rituais para as divindades.

Veja também características da Arte Romana e da Arte Grega.

Daniela Diana
Daniela Diana
Licenciada em Letras pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) em 2008 e Bacharelada em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2014. Amante das letras, artes e culturas, desde 2012 trabalha com produção e gestão de conteúdos on-line.