A Arte no Período Neolítico


A Arte no Período Neolítico (Idade da Pedra Polida) é a arte produzida no segundo período da pré-história que abrange desde 8000 a.C. até 5000 a.C..

A Arte no Período NeolíticoCromeleque de Almendres, Évora, Portugal

Note que a chamada “Idade da Pedra” compreende o período do paleolítico e o período neolítico uma vez que a pedra era a matéria prima mais utilizada para produção de ferramentas e objeto. No entanto, o período paleolítico é chamado de Idade da Pedra Lascada posto que os objetos não recebiam o tratamento dado pelos homens neolíticos.

Características

A arte neolítica aponta para uma maior especialização em relação ao período anterior, o paleolítico, não somente pelo novo tratamento dado à pedra, ou seja, o polimento e as técnicas de fio de corte, mas por meio da aparição de formas geométricas. Ademais, as figuras representadas no paleolítico eram de caráter naturalista-realista enquanto no neolítico nota-se um certo abstracionismo nos objetos artísticos.

Tudo isso está associado à chamada “Revolução Neolítica” ou “Revolução Agrária”, alcançada pela sedentarização do homem e, consequentemente, pelo desenvolvimento da agricultura que ocorreu no período.

De tal modo, a sociedade do neolítico apresentou mudanças consideráveis tanto na geologia do planeta, quanto no comportamento humano, posto que os homens passaram de caçadores-coletores à agricultores, cultivando assim, os próprios alimentos, e domesticando os animais, os quais serviam de alimentos.

Importante notar que esse processo ocorreu de forma lenta, uma vez que os homens nômades do paleolítico não deixaram totalmente de caçar e coletar alimentos, entretanto, foram criadas sociedades mais organizadas no neolítico.

Diante disso, houve um aumento da população e alguns historiadores consideram a criação das primeiras sociedades humanas. Diante de tantas mudanças, a arte apresentou novas técnicas e agora não eram somente feitas nas cavernas (arte rupestre e parietal).

Com a sedentarização do homem, foram criadas as primeiras construções de abrigo, tal qual as casas, feitas de pedra, tijolos e madeiras. Assim, o homem do neolítico é considerado pelos historiadores como um dos primeiros arquitetos da humanidade.

No tocante às construções arquitetônicas, vale ressaltar a construção monumental de grandes blocos de pedra, as chamadas de “Estruturas Megalíticas”, que estavam relacionadas aos cultos dos mortos e aos rituais de iniciação. As construções megalíticas mais importantes é a Stonehenge, na Inglaterra, e o Cromeleque dos Almendres, em Portugal.

Além do avanço nas construções arquitetônicas, nota-se uma maior apuração da técnica artísticas com a descoberta da cerâmica pela cozedura do barro e o desenvolvimento da tecelagem. Os temas no neolítico estavam ligados ao cotidiano e à racionalização do homem, o camponês, que já não precisava da observação e técnica de caça e coleta do paleolítico.

Ademais, encontramos figuras que representavam danças, já sugerindo a ideia de movimento, traços que no período anterior não eram detectados. Em resumo, das figuras naturalistas e realistas do paleolítico, a arte foi transformada em desenhos menos realistas e até abstratos durante o neolítico.

Leia mais: Stonehenge e Arte na Pré-História.

Quiz de História da Arte