Período Paleolítico ou Idade da Pedra Lascada


O Período Paleolítico ou Idade da Pedra Lascada é o primeiro período da Pré-História e, junto ao Neolítico compõem a chamada “ Idade da Pedra”, uma vez que a pedra era a principal matéria prima utilizada na confecção de ferramentas. Observe que o termo Paleolítico significa “velha idade da pedra” enquanto o Neolítico significa "nova idade da pedra".

Período Paleolítico ou Idade da Pedra LascadaCavernas utilizadas na Período Paleolítico, situadas na região de Matera, Itália

O Período Paleolítico, considerado um dos mais longos da história, (desde o surgimento da humanidade, por volta de 4,4 milhões de anos até de 8000 a.C.) abrange cerca de 99% do tempo de existência da sociedade humana, sendo dividido em dois momentos:

  • Paleolítico Inferior (2000000 a 40000 a.C.)
  • Paleolítico Superior (40000 a 10000 a.C.)

Pré-História

A pré-história é o primeiro período da história da humanidade e está dividida em três momentos:

Principais Características: Resumo

Nesse período foram desenvolvidas as primeiras ferramentas (facas, machados, arpões, lanças, arcos, flechas, anzóis), embora não houvesse grande sofisticação na técnica de produção. Eles utilizavam as ferramentas no dia-a-dia por exemplo, para coletar frutas, raízes, construir pequenos abrigos ou matar algum animal.

A pedra foi a principal matéria prima utilizada e, diferente do período neolítico (idade da pedra polida), o paleolítico representa a idade da pedra lascada, nome que indica a incipiência e simplicidade das técnicas utilizadas. Os instrumentos do paleolítico eram constituídos por pedras, madeiras, ossos e chifres.

O nomadismo foi uma das principais características do homem do paleolítico que caminhava grande parte de sua vida em busca de abrigo e comida. Os homens, que viviam geralmente em bandos, eram caçadores e coletores, uma vez que a agricultura e o pastoreio somente surgiram no período posterior (neolítico), quando os indivíduos passam a cultivar a terra e a domesticar animais.

Assim, já que o homem desse período não produzia alimentos, ou seja, não plantavam nem criavam animais, a base da alimentação era os animais que eles caçavam, os peixes que pescavam e a coleta de grãos, raízes e frutos; por esse motivo, os homens do paleolítico são classificados como “caçadores-coletores”.

Eles não construíam casas, viviam em cavernas para se protegerem das intempéries (geadas, chuva, tempestades, etc.) bem como dos animais. Sem dúvida, a maior descoberta realizada nesse período foi o fogo, afinal com ele os homens podiam cozinhar seus alimentos, se aquecerem e ainda afugentar os animais perigosos.

Com certeza, o controle do fogo foi uma das maiores conquistas desse período. Primeiramente o fogo foi encontrado de maneira natural, ou seja, por raios da tempestade. Mais tarde eles descobriram outro método, por meio do atrito entre pedras ou pedaços de madeira, o qual produzia faíscas.

Inseridos num clima hostil com acentuadas mudanças climáticas, o homem do paleolítico começou a desenvolver técnicas de proteção para o corpo, ou seja, as vestimentas, produzidas em grande parte com peles de animais.

A Arte no Período Paleolítico

A Arte no Paleolítico abrange as pinturas feitas nas rochas dentro nas cavernas, denominadas de arte rupestre e arte pariental. Nota-se um caráter realista e naturalista nas pinturas, expressa pelas figuras de homens e animais, bem como na composição de figuras abstratas.

Saiba mais em: