Arte na Pré-História

Laura Aidar

A arte na pré-história constitui uma das maneiras mais eficazes para que os pesquisadores possam reconstituir a cultura existente nos primórdios da humanidade.

Essa foi justamente a época em que os homens ainda não haviam inventado a escrita. Portanto, os desenhos, esculturas e objetos encontrados nos dão pistas de como as pessoas viviam e se organizavam em um passado muito distante.

A pré-história está dividida em três grandes períodos, sendo que em cada um deles a arte apresenta caraterísticas peculiares.

Para facilitar o estudo, confira abaixo as divisões da Pré-História:

O termo “arte” faz referência a um conceito moderno. Sendo assim, para os homens pré-históricos esse conceito não era conhecido. Ou seja, eles não criavam a arte com o intuito de contemplação e adorno, e sim com a função utilitária.

Características da arte na pré-história: Resumo

No início, as expressões artísticas eram bastante simplificadas e com o tempo foram se aprimorando.

Segue abaixo as principais características da arte desenvolvida em cada período:

Período Paleolítico

Nessa fase, a arte era realizada nas cavernas ou próximas delas, as quais eram chamadas de arte parietal e arte rupestre.

desenho de cavalo na Caverna de Altamira, Espanha
Desenho de cavalo na Caverna de Altamira

A arte parietal recebe esse nome pois está relacionada com o suporte em que foi desenvolvida, ou seja, as paredes das cavernas. Já a arte rupestre era realizada fora das cavernas e das grutas.

Nesse período, as pinturas eram feitas nas rochas e sua principal característica era o naturalismo.

Além de figuras abstratas, foram desenvolvidas figuras de animais e homens. Geralmente, demostravam imagens de caça.

Ademais da arte representada nas paredes das cavernas, foram desenvolvidos os primeiros instrumentos e ferramentas com pouca sofisticação: facas, machados, arpões, lanças, arcos, flechas, anzóis.

As técnicas de produção eram simples e os materiais utilizados eram pedra, madeira, ossos, chifres e peles de animais.

Nessa época, também foram produzidas esculturas, geralmente figuras femininas.

Vênus de Willendorf, 11 cm. Encontrada na Áustria, a escultura data do período paleolítico
Vênus de Willendorf (11 cm). Encontrada na Áustria, essa escultura data do período paleolítico

Vale lembrar que o homem do paleolítico (caçador e coletor) era nômade, ou seja, vivia em busca de comida e abrigo, portanto, não se fixavam nos territórios.

Período Neolítico

A arte no período neolítico já pode ser vista fora das cavernas. Com um clima mais ameno, o homem do neolítico começa a viver próximo dos rios.

Esse período marcou o sedentarismo da raça humana, que deixa de ser nômade e passa a construir vilas. A agricultura e a criação de animais foram as principais características desse período.

Embora também fossem desenvolvidas com pedras, tal qual no Paleolítico, nota-se nesse período a evolução da arte, que apresentava um cuidado maior, como o polimento do material.

Também destacam-se os objetos feitos de cerâmica e a confecção de tecidos de lã e linho, em substituição aos trajes confeccionados com peles de animais.

cerâmica no neolítico
Exemplar de peça de cerâmica do período neolítico

Importante destacar ainda a construção de monumentos megalíticos, que são grandes pedras dispostas em composições únicas. Acredita-se que o objetivo dessas construções era para a realização de rituais e celebrações.

Cromeleque de Almendres, Évora, Portugal
Cromeleque de Almendres, Évora, Portugal. Monumento megalítico importante na Península Ibérica

Idade dos Metais

Com a descoberta dos metais, a arte começa a adquirir outro aspecto. Nesse período, ela esteve marcada pelo desenvolvimento da metalurgia e da expansão das técnicas de fundição.

peças de metal encontradas nos Bálcãs, datada de 5.300 a.C.
Peças de metal encontradas nos Bálcãs, datam de 5.300 a.C.

A Idade dos Metais está dividida de acordo com o metal mais utilizado, a saber:

  • Idade do Bronze
  • Idade do Cobre
  • Idade do Ferro
figura em metal representando um mulher
Também encontradas nos Bálcãs, figura feminina sem cabeça e pedaços de madeira e metal

Nesse período, destacam-se os utensílios, instrumentos e ferramentas fabricados com o intuito utilitário. Por exemplo, os instrumentos de cozinha, objetos artísticos, armas, ferramentas para a agricultura, caça e pesca. Havia ainda esculturas em metal representando mulheres com roupas detalhadas e também guerreiros.

É desse período a invenção da roda e o arado de bois utilizado na agricultura. Nesse momento, também começam a surgir os primeiros experimentos na escrita.

Arte na Pré-História no Brasil

arte rupestre serra da capivara
Pintura Rupestre no Parque Nacional da Serra do Capivara, Piauí

No Brasil, existem alguns sítios arqueológicos e foram encontradas pinturas rupestres em vários locais nos estados de Minas Gerais, Piauí, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.

Quiz da História da Arte

Você também pode se interessar por: História da Arte: definição, aspectos e períodos.

Laura Aidar
Laura Aidar
Licenciada em Educação Artística pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) em 2007. Formada em Fotografia pela Escola Panamericana de Arte e Design de São Paulo (2010).