Arte Maia

A arte maia é aquela produzida pela antiga civilização dos maias, um dos povos pré-colombianos que habitavam a América Central desde 1000 a.C. e que permaneceram até o século XVII. As cidades maias abrangiam cerca de cinco países: México, Guatemala, Belize, Honduras e El Salvador.

Principais Características

A arte maia apresenta um elevado grau de sofisticação, visto a época em que fora produzida. Ela envolve diversos materiais (pedra, terra, argamassa, gesso, madeira, terracota, cerâmica, papel, etc.) e técnicas. Possui uma forte relação com as crenças, a política, a história, a cultura e a religião politeísta, constituída por diversas divindades da civilização maia.

Arquitetura Maia

Arte MaiaPirâmide de Kukulcán, na antiga cidade de Chichén Itzá, México

Utilizada sobretudo para realização de cerimônias, a arquitetura maia apresenta um elevado grau de sofisticação, suntuosidade e monumentalidade, com a produção de templos, palácios, pirâmides, túmulos, observatórios, dentre outros. Esses espaços arquitetônicos abrigavam diversas pinturas e esculturas sendo formadas por arcos e abóbodas.

Urbanismo Maia

Arte MaiaCidade Arqueológica de Palenque, México

As cidades-estados da civilização maia possuíam uma grande e elaborada infraestrutura urbana, avenidas, calçadas, habitações, áreas de lazer, estádios, praças, dentre outros. Um dos principais centros da civilização maia é a "cidade templo" (ou cidade arqueológica) fundada aproximadamente em 450 a.C.

A Chichen Itzá foi a capital dos maias, sendo a cidade mais importante da civilização, a qual era formada pela pirâmide de Kukulkan (El Castillo), o Templo de Chac Mool, a Praça das Mil Colunas e o Campo de Jogos dos Prisioneiros. Além dela, merecem destaque as cidades de Tikal, Uxmal, Quiriguá, Copán, Mayapán e Palenque.

Pintura Maia

Arte MaiaVaso com Pintura Maia

Além das pinturas realizadas nos artesanatos produzidos principalmente em cerâmica, a pintura maia teve grande destaque com a produção de diversos murais, os quais adornavam as paredes dos palácios e dos templos. Com a técnica do afresco, os murais eram multicoloridos e apresentavam cenas históricas, cotidianas, culturais, cerimoniais e religiosas.

Escultura Maia

Arte MaiaEscultura Maia em Terracota

É notório o estilo naturalista expresso nas esculturas maias, posto que produziam diversas figuras humanas bem como aquelas relacionadas aos símbolos religiosos. A arte escultórica maia tinha a finalidade de embelezar os locais, de forma que adornava os templos e os palácios. Os materiais mais utilizados para a produção dessa arte eram as pedras, gesso e madeira.

Dança e Teatro Maia

Arte MaiaRepresentação da antiga Dança da Coruja

As danças e as representações teatrais estavam intimamente relacionadas com a religião dos maias e ocorriam nas cerimônias realizadas para os deuses. Nesses encontros, além das apresentações artísticas havia oferendas de alimentos e sacrifício de animais e pessoas. As crianças eram muitas vezes sacrificadas em nomes dos deuses, uma vez que eram consideradas mais puras.

Culinária Maia

Arte MaiaElementos da Culinária Maia

A culinária maia girava em torno do principal alimento que consumiam: o milho. Ademais, outros grãos faziam parte da dieta dos maias como o feijão, o trigo e arroz. Comiam raízes e animais que caçavam e pescavam, além de algumas frutas e legumes. Na comida, eles utilizavam especiarias.

Vestimenta Maia

Arte MaiaRepresentação de Vestimenta Maia

As roupas da civilização maia eram bem coloridas e apresentavam diversos bordados. O chapéu era um elemento importante que revelava a identidade social do indivíduo. Além dos chapéus, os lenços, gorros e tiaras faziam parte das vestimentas. Os nobres vestiam roupas bordadas que muitas vezes eram compostas de pedras preciosas e plumas. Ademais, eles utilizavam acessórios como joias.

Para complementar sua pesquisa, veja também os artigos:

Saiba também sobre as manifestações artísticas de outros povos pré-colombianos: