Calendário Maia

Juliana Bezerra
Juliana Bezerra
Professora de História

O calendário maia, Haab, possui 365 dias divididos em 18 meses que contém 20 dias cada um.

Igualmente, o Haab está combinado com um calendário sagrado, o Tzolkin, com 260 dias.

Origem

O calendário maia se difere do calendário ocidental pela sua concepção de tempo.

Para os ocidentais, o tempo é algo que começou em algum momento e segue continuamente, sem parar. Apenas um grande evento vai fazer com que o tempo termine.

Entretanto, para a civilização maia o tempo é circular: um evento que ocorreu no passado vai se repetir. Assim como os ciclos da natureza se repetem, como o sol se levanta todos os dias, os acontecimentos da nossa vida individual também se repetem.

Desta maneira, os maias ajustavam os ciclos da vida pessoal como o nascimento, a puberdade, a maturidade e a morte, aos ciclos mais amplos da natureza.

calendário maia

Da mesma maneira como o calendário ocidental, o calendário solar maia, chamado de Haab, conta com 365 dias. No entanto, esses são divididos em 18 meses com 20 dias cada um, o que dá um total de 360 dias.

Os cinco dias que sobram completam o calendário, não pertencem a nenhum mês e são considerados desfavoráveis para a realização de certas tarefas.

Além disso, há o Tzolkin, o calendário cerimonial. Conta com 260 dias divididos em três grupos de meses com 20 dias, em que cada dia é contado de 1 a 13. Ele era utilizado para gerenciar atividades agrícolas, pois englobam as estações mais quentes do ano, quando é possível plantar.

Esse modelo é baseado na gestação humana que dura aproximadamente 260 dias. Portanto, este calendário era a chave para saber que dia era favorável para marcar o início da guerra, oferecer sacrifícios, realizar casamentos, etc. Cada dia tinha um significado especial de acordo com a astrologia.

Juntos, os calendários Haab e Tzolkin formam o Calendário Circular. Este durava 52 anos, o que seria para nós, como o século. Uma vez terminado este ciclo de 52 anos se iniciava outro ciclo e assim sucessivamente.

Calendário Maia
Os calendários Tzolki (esq) e Haab

Havia um terceiro calendário chamado "Calendário de Conta Longa". Como o próprio nome diz ele era mais amplo que os anteriores. Este calendário contava o tempo desde a origem dos maias até o suposto fim do mundo e não era usado no dia a dia.

A civilização maia é famosa pelos feitos no campo das artes, da matemática e da medicina. O seu calendário é uma prova disso, pois esse povo antigo demonstrou conhecimentos incríveis de ciências exatas.

Entre a civilização maia, asteca e inca - antigas civilizações pré-colombianas - o calendário maia é considerado o melhor, o mais elaborado, bem como é provavelmente o mais antigo. Sua utilização remonta ao ano 550 a.C. Os astecas também o copiaram para sua contagem de tempo.

Ele foi desenvolvido através da observação dos astros e dos cálculos matemáticos. Em seguida, o calendário era registrado nas gravações que eram feitas nas paredes dos seus templos para exibir os acontecimentos importantes.

Leia sobre a História e Origem do Calendário.

2012: O Fim do Mundo?

O fim do mundo é um tema que fascina várias pessoas. Assim, ao longo da história, várias foram as datas anunciadas que indicavam o fim dos tempos.

Em 2012, mais precisamente no dia 21 de dezembro, alguns acreditavam que era suposto acontecer uma catástrofe, conforme interpretação feita do calendário maia.

A notícia gerou um alarme para uma série de pessoas. Numa província chinesa, as pessoas correram para comprar velas. Na Rússia, o primeiro ministro foi obrigado a pedir calma à população ao se verificar a subida considerável de compra de produtos enlatados.

O encontro dessa data de previsão decorreu, todavia, de uma má interpretação do calendário maia.

Especialistas fizeram a leitura até finalmente descobrir que a data indicava apenas o início de uma nova era no calendário, afastando o equívoco.

A data não sugeria o fim dos tempos, mas o fim de um período. Este, na verdade, era um ciclo de repetição, tal como a mudança de séculos na era moderna.

Isso porque, o calendário maia inicia no ano 3114 a.C. e muda de ciclo - os chamados Baktuns - a cada 394 anos. O solstício de verão de 2012 no dia 21 de dezembro marca o final do Baktun.

Curiosidades

  • O calendário solar maia, Haab, é 4 segundos mais preciso que o calendário utilizado atualmente.
  • Os maias desenvolveram 17 maneiras distintas de contar o tempo.

Leia mais:

Juliana Bezerra
Juliana Bezerra
Bacharelada e Licenciada em História, pela PUC-RJ. Especialista em Relações Internacionais, pelo Unilasalle-RJ. Mestre em História da América Latina e União Europeia pela Universidade de Alcalá, Espanha.