História e Origem do Calendário


A História e Origem do Calendário tem início com a necessidade de organizar o tempo, de registrar a evolução, bem como de comemorar em datas fixas.

Os especialistas acreditam que ele teve origem com os sumérios - povo da Mesopotâmia - em 2700 a.C.. Era composto por 12 meses lunares com 29 ou 30 dias, num total de 354 no ano.

Desta forma, não coincidia com o calendário solar, composto por 365 dias.

Calendário Solar

O ciclo solar trazia mais dificuldades de observação, visto que as lunações são mais curtas, por isso o calendário com base solar foi mais difícil de ser estudado.

Ele foi criado pelos egípcios e tinha 365 dias dividido em 12 meses com 30 dias e mais 5 dias acrescidos no final do ano. Não havia ano bissexto e os meses eram divididos em três estações: Inundação, Inverno e Verão.

Calendário Chinês

O calendário chinês é lunissolar, ou seja, ele considera tanto o ciclo solar como o ciclo lunar. É formado por ciclos de 12 anos, que têm início em Fevereiro - mês, portanto, que marca a entrada do novo ano chinês.

Ao contrário do calendário ocidental que atribui um signo a cada mês, os animais do horóscopo chinês não estão relacionados aos meses do ano, mas sim aos anos.

Os animais são respetivamente os seguintes e se repetem a cada cinco anos: rato, boi, tigre, coelho, dragão, serpente, cavalo, carneiro, macaco, galo, cão e porco.

Calendário Cristão ou Gregoriano

Esse é o calendário usado atualmente no Brasil e em grande parte do mundo.

Foi criado em Roma no século VI por um monge chamado Dionísio. A contagem dos anos deveria ser iniciada por um acontecimento de grande valor, de modo que, como cristão, Dionísio considerou que o ano 1 deveria ser o ano do nascimento de Jesus Cristo.

Esse calendário se tornou oficial no ano 1582 pelo papa Gregório XIII; por esse motivo também é conhecido como calendário gregoriano.

Calendário Maia

Remonta a 550 a.C e é composto por dois calendários - o Haab, que é o calendário civil - e o Tzolkin, que é o calendário sagrado.

Enquanto o Haab conta com 365 dias divididos entre 18 meses com 20 dias cada um, num total de 360 (5 dias não pertencem a mês algum), o Tzolkin conta com 260 dias divididos em três grupos de meses com 20 dias, em que cada dia é contado de 1 a 13.

Calendário Islâmico

Esse é lunar e recebe também o nome de hegírico pelo fato de a fuga de Maomé para Medina ser denominada Hégira (Hégira é o primeiro ano da era muçulmana). É composto por 12 meses de 29 ou 30 dias, num total de 354 no ano.

Agora que você já sabe a origem do calendário, aprenda a contar o tempo e dividir os séculos.