Jesus Cristo

Juliana Bezerra

Jesus de Nazaré ou Jesus Cristo foi um profeta e líder religioso, figura central do Cristianismo, considerado mensageiro e filho de Deus.

Recebeu o título de "Cristo", em grego "ungido", por aqueles que O reconheciam como o enviado por Deus.Por isso seus seguidores são conhecidos como "cristãos". Para eles, Jesus é o filho único de Deus, o criador do universo.

A vida de Jesus foi retratada por Mateus, Marcos e Lucas e João e estes livros fazem parte do Novo Testamento, na Bíblia.

Biografia

Jesus Cristo

Jesus Cristo foi filho carnal de Maria e criado por seu marido, o carpinteiro José, ambos judeus. Nasceu provavelmente em 6 a.C. num estábulo em Belém, na província romana da Judeia.

Sua chegada foi anunciada a Maria, que era virgem, pelo anjo Gabriel. Ele foi gerado pelo Espírito Santo sendo que Maria foi a escolhida para concebê-Lo.

Após seu nascimento foi visitado por três reis ou magos que seguiram a Estrela de Belém, para entregar-Lhe presentes como incenso, ouro e mirra. Os nomes dessas pessoas - Baltasar, Gaspar e Melchior - não aparecem na Bíblia e chegaram até os dias de hoje pela Tradição Oral.

Depois de Belém, Ele foi com seus pais para o Egito, pois quando Herodes ficou sabendo do nascimento do “rei dos judeus” mandou matar todas as crianças de até 2 anos de idade. Quando o perigo passou, a família pôde voltar para Nazaré, na Galileia. Ali, Jesus viveu grande parte de sua infância e juventude.

Já adulto foi batizado por seu primo João Batista no rio Jordão, que se situa atualmente entre Israel e a Jordânia. Depois disso, levou uma vida de peregrinação a fim de ensinar sua doutrina.

Nesse período, realizou diversos milagres e foi ganhando seguidores. Um dos milagres que merece atenção foi a "multiplicação dos pães e peixes" quando a partir de uns poucos alimentos, Ele consegue acabar com a fome daqueles que O acompanhavam.

Dentre os numerosos discípulos, alguns tinham mais proximidade e foram chamados de Apóstolos:

“Ele chamou para si os seus discípulos, e deles escolheu doze, a quem ele chamou de apóstolos” (Lucas 6:13).

Os doze apóstolos também pregavam o evangelho e seriam fundamentais para a propagação da mensagem cristã após a morte de Jesus. São eles: Pedro, João, Tiago (filho de Zebedeu), Tiago (Filho de Alfeu), André, Mateus, Bartolomeu, Simão Zelote, Felipe, Tomé, Judas Tadeu e Judas Iscariotes.

Esse último foi quem entregou Jesus aos romanos, sendo considerado um traidor para os cristãos. Segundo o Evangelho de Mateus, Judas Iscariotes foi quem disse para as autoridades romanas o local em que Ele estava em troca de 30 moedas de prata.

Jesus Cristo“A Última Ceia”, de Leonardo Da Vinci (1490). O afresco representa a última refeição de Jesus e seus doze apóstolos antes de sua crucificação.

Crucificação e morte de Jesus

Após haver sido traído por Judas Iscariotes, Jesus foi preso no Monte das Oliveiras e torturado por soldados em Jerusalém. Carregou a cruz até o local onde seria crucificado e morto pouco depois. Acredita-se que teria 33 anos nesta ocasião.

Ressurreição de Jesus

Depois de morto, Ele foi enterrado com uma grande pedra colocada em seu túmulo. Mais tarde, uma de suas discípulas, Maria Madalena, foi visitar o túmulo e encontrou o local aberto. Posteriormente, Jesus apareceu para seus apóstolos.

A "Páscoa" - passagem, em hebreu - representa uma das datas mais importantes no Cristianismo e faz referência à morte e à ressurreição de Cristo. Em outras palavras, a passagem da morte para a vida.

É comemorada entre os dias 22 de março (data do equinócio) e 25 de abril. Vale lembrar que a semana que antecede o domingo de Páscoa é chamada de “Semana Santa”.

Você sabia?

A data precisa do nascimento de Jesus não é referida na Bíblia. Assim, o 25 de dezembro foi escolhido pelos romanos depois da cristianização do Império Romano. Nesse dia, eles encerravam as comerações pelo solstício de inverno.

Frases e mensagens de Jesus

“O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei. Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.” (João 15:12,13)

Porque os retos habitarão a terra, e os íntegros permanecerão nela. Mas os ímpios serão arrancados da terra, e os aleivosos serão dela exterminados.” (Provérbios 2:21,22)

Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá.” (João 11:25,26)

Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.” (Mateus 22:37)

Não há doze horas no dia? Se alguém andar de dia, não tropeça, porque vê a luz deste mundo; Mas, se andar de noite, tropeça, porque nele não há luz.” (João 11:9,10)

E, comendo eles, tomou Jesus pão e, abençoando-o, o partiu e deu-lho, e disse: Tomai, comei, isto é o meu corpo. E, tomando o cálice, e dando graças, deu-lho; e todos beberam dele. E disse-lhes: Isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento, que por muitos é derramado.” (Marcos 14:22-24)

Filmes

Cerca de 500 filmes já relataram a vida de Jesus Cristo. Confira abaixo cinco deles:

  • “O Filho de Deus” (2014): dirigido por Christopher Spencer.
  • “A Paixão de Cristo” (2004): dirigido por Mel Gibson.
  • “O Messias” (1976): dirigido por Roberto Rossellini.
  • “Jesus de Nazaré” (1977): dirigido por Franco Zefirelli.
  • “A maior história de todos os tempos” (1965): dirigido por George Stevens.

Quiz de personalidades que fizeram história

Quer saber mais? Leia também:

Juliana Bezerra
Juliana Bezerra
Bacharelada e Licenciada em História, pela PUC-RJ. Especialista em Relações Internacionais, pelo Unilasalle-RJ. Mestre em História da América Latina e União Europeia pela Universidade de Alcalá, Espanha.