Três Reis Magos

Juliana Bezerra
Juliana Bezerra
Professora de História

Os Três Reis Magos foram os três personagens que visitaram Jesus quando ele nasceu. Chamavam-se Belchior, Gaspar e Baltazar. O nome Belchior também pode ser encontrado nas variantes Melchior ou Belquior. Cada um deles ofereceu ao Menino Jesus ouro, incenso e mirra, respectivamente.

História dos Reis Magos

Embora sejam chamados de reis, na verdade, eram sábios que viajaram das suas terras com o intuito de visitar o Menino Jesus e adorá-lo.

Belchior veio da Europa, Gaspar da Ásia e Baltazar da África.

Diz-se que eram três, mas não há registros históricos que afirmem quantos eles eram. Quanto aos nomes dos três reis magos, também não há referências históricas, sabendo-se apenas que muitos anos depois do acontecimento os mesmos foram atribuídos.

O caminho para Belém, local onde Jesus nasceu, teria sido indicado por uma estrela. A estrela se tornou símbolo do Natal e é conhecida como a “estrela de Belém”.

O fenômeno do aparecimento da estrela não é desvendado pelos astrônomos, os quais continuam a estudar a sua origem.

Silhueta dos três Reis Magos, montados em camelos, sendo guiados pela Estrela de Belém
Os Três Reis Magos sendo guiados pela estrela de Belém

Antes de Belém, porém, os 3 reis magos chegaram à Jerusalém e, encontrando com o rei Herodes, perguntaram por Jesus.

Herodes sentia-se ameaçado com a notícia do nascimento de um rei e por esse motivo pediu que os magos seguissem o seu caminho e voltassem para avisá-lo a localização de Jesus quando o encontrassem. O intuito era matá-lo.

Os magos foram, mas não voltaram para avisar Herodes, pois através de sonhos tinham sido alertados para não fazerem isso.

De acordo com a tradição, 6 de janeiro é o dia da visita dos reis magos a Jesus. Assim, essa data passou a ser celebrada como o Dia de Reis e é uma festa popular em muitos estados brasileiros, na qual se encerra a quadra natalina.

Na catedral de Colônia, cidade da Alemanha, encontram-se guardados os restos mortais dos reis magos, provavelmente uma das relíquias mais sagradas do mundo cristão.

Presentes dos Reis Magos

Os presentes oferecidos pelos magos têm cada qual um simbolismo. Eles refletem não só a identidade de Jesus, como o reconhecem como rei.

  • Ouro: a realeza. Era usado como oferta aos deuses.
  • Incenso: a divindade. Era usado em atos de purificação.
  • Mirra: os aspectos humanos de Jesus. Era usado como um medicamento.

É pelo fato de Jesus receber ofertas que a troca de presentes se tornou tradição no Natal.

Os três Reis magos na Bíblia

Esse acontecimento cristão é citado na Bíblia e pode ser lido no capítulo 2 do Evangelho de São Mateus:

"Depois de ouvirem o rei, eles seguiram o seu caminho, e a estrela que tinham visto no oriente foi adiante deles, até que finalmente parou sobre o lugar onde estava o menino.

Quando tornaram a ver a estrela, encheram-se de júbilo.

Ao entrarem na casa, viram o menino com Maria, sua mãe, e, prostrando-se, o adoraram. Então abriram os seus tesouros e lhe deram presentes: ouro, incenso e mirra.”

(Mateus 2, 9-11)

Leia também:

Juliana Bezerra
Juliana Bezerra
Bacharelada e Licenciada em História, pela PUC-RJ. Especialista em Relações Internacionais, pelo Unilasalle-RJ. Mestre em História da América Latina e União Europeia pela Universidade de Alcalá, Espanha.