Cristianismo

Juliana Bezerra

O Cristianismo baseia-se na fé em Jesus Cristo e surge no século I, na Palestina.

Existem várias vertentes do cristianismo como o catolicismo, o protestantismo e mais recentemente, o pentecostalismo.

Origem

Para os cristãos, Jesus Cristo, era filho de Deus, que se tornou homem e veio ao mundo a fim de pregar o amor a Deus e ao próximo. Contudo, foi perseguido e morto pelos romanos, que não aceitavam os seus ideais.

Jesus apareceu como um novo líder se intitulava como o salvador do mundo e, era assim, uma ameaça para o Império Romano que o considerou um blasfemo.

Após a sua morte, os 12 apóstolos - seguidores que haviam recebido a missão de difundir as ideias de Jesus, avançaram pelo mundo com o compromisso de cumprir a sua tarefa.

Sendo reconhecidas, as ideias propagadas ganharam seguidores. Nasce o Cristianismo, cujo nome vem da palavra Cristo, que quer dizer pessoa consagrada.

Em Roma foi martirizado Pedro, o discípulo a quem Jesus legou a tarefa de cuidar da sua Igreja. Ali também foram realizados vários concílios. Desta maneira, a cidade foi se destacando ao longo dos anos até se tornar sede da Igreja Católica.

A crença em Jesus ganhava mais adeptos. Sua doutrina se espalhava pelo Império romano. Como os cristãos se recusavam a adorar os deuses romanos, começaram a ser perseguidos.

Assim, os cristãos se reuniam escondidos em catacumbas para rezar, até que por volta de 313, o Édito de Milão proibiu a perseguição aos cristãos. A partir de então, o Cristianismo cresce até ser transformada religião oficial de Roma, em 392.

Leia mais:

Crenças Cristãs

Embora seja possível encontrar algumas diferenças de interpretações na crença cristã, a maior parte das religiões que seguem Jesus Cristo acredita:

  • A Bíblia é o livro sagrado e está dividida em duas partes: Antigo e Novo Testamento. O Antigo Testamento relata acontecimentos antes do nascimento de Jesus, enquanto o Novo trata dos fatos a partir do seu nascimento.
  • Há três pessoas (Pai, Filho e Espírito Santo) que formam um só Deus. É a Santíssima Trindade.
  • Após a morte as pessoas têm a vida eterna, e vão para lugares específicos mediante o seu comportamento terrenal.
  • A volta de Cristo marcará o final dos tempos e uma nova era no mundo.

Festas Cristãs

As principais celebrações cristãs são:

  • o Natal, no dia 25 de dezembro, quando se celebra o nascimento de Jesus;
  • a Páscoa, quando se comemora a Ressurreição de Jesus, que teria acontecido 3 dias após a morte de Jesus na Sexta-feira Santa;
  • Pentecostes, cuja palavra significa 50 dias após a Páscoa, é recordada a vinda do Espírito Santo sobre os fiéis.

Naturalmente, cada ramo do cristianismo celebra estas datas de maneira específica.

Símbolos Cristãos

Apesar das diferenças, o cristianismo tem símbolos comuns a quase todas as igrejas. Os principais são:

Cruz cristianismo

A cruz é o maior símbolo cristão, pois segundos os fiéis, foi onde Jesus morreu pela humanidade

Peixe cristianismo

O peixe, cujas iniciais em grego significavam Jesus Cristo, Deus, Filho, Salvador

Cristianismo pão e vinhoPão e vinho ou trigo e uvas, que simbolizam a última ceia de Jesus Cristo

Islamismo e Judaísmo

Durante a Pré-História e a Antiguidade, as pessoas praticavam religiões animistas e politeístas.

No entanto, a Bíblia relata que Deus teria revelado a Abraão a existência de um só Deus, começando assim monoteísmo. Este seria praticado do Oriente Médio e se espalharia pela Europa.

O Cristianismo, tal como o Islamismo e o Judaísmo, é uma religião abraâmica, uma vez que têm origem em Abraão. Seu surgimento, em ordem cronológica, é primeiro o Judaísmo, a seguir o Cristianismo e, por fim, o Islamismo.

Igrejas Cristãs

Ao longo de séculos, a doutrina cristã foi penetrando em várias sociedades e culturas que tinham sua própria visão sobre certos assuntos teológicos e disciplinares.

Para resolvê-las, convoca-se um concílio com os bispos da igreja que devem chegar a uma conclusão sobre o tema controverso.

Numa disputa conhecida como o Cisma do Oriente, em 1054, são formadas a Igreja Católica Apostólica Romana e a Igreja Católica Apostólica Ortodoxa.

Anos mais tarde, a igreja católica é novamente dividida com a Reforma Protestante, iniciada por Martinho Lutero.

Assim há várias ramificações que compõem a religião cristã.

Saiba mais:

No Brasil e no Mundo

O Cristianismo chegou ao Brasil levada pelos religiosos franciscanos e, posteriormente, padres jesuítas na época da colonização. Com a chegada dos padres, os índios começaram a ser catequizados.

Hoje, o Cristianismo é a religião com maior número de fiéis no mundo.

Saiba mais:

Juliana Bezerra
Juliana Bezerra
Bacharelada e Licenciada em História, pela PUC-RJ. Especialista em Relações Internacionais, pelo Unilasalle-RJ. Mestre em História da América Latina e União Europeia pela Universidade de Alcalá, Espanha.